Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo no Livro Aberto
  • Livros
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Ensino - Aprendizagem"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    LivroAcesso aberto (Open Access)
    O Aluno mediador
    (Editora Universitária da Assessoria de Educação a Distância - EditAedi, 2014) CUNHA, Ana Lygia Almeida
    Este trabalho possui como objetivo investigar a mediação semiótico-pedagógica por meio da identificação de ações mediadoras desempenhadas por alunos-professores em um fórum de discussão de um curso semipresencial de especialização. Neste trabalho, pretendo também apresentar o resultado de reflexões sobre as condições em que se dá o ensino-aprendizagem em cursos online, mais especificamente das funções e da importância do fórum de discussão nesse contexto. Para isso, tornou-se de extrema importância a investigação da produção de autores voltados para o tema.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    LivroAcesso aberto (Open Access)
    Anais [da] III Jornada do Curso de Letras do Campus Universitário do Tocantins/Cametá: língua, literatura e outras linguagens: sujeitos, objetos e ensino na Amazônia
    (Campus Universitário do Tocantins - Cametá/UFPA, 2011) RODRIGUES, Doriedson do Socorro; LOPES, Jorge Domingues
    Esta Jornada pretende atuar ainda como um amálgama entre o que se produz em termos de conhecimento e o que a sociedade vem produzindo em termos de saberes experienciais no ensino-aprendizagem de língua, bem como para processos de leitura em que estão envolvidos os sujeitos escolares ou não, atentando-se para questões de letramento no Brasil, mas também, e sobretudo, nos municípios onde há campi da UFPA.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    LivroAcesso aberto (Open Access)
    Anais do VI SERGEL: Seminário Regional de Geossociolinguística: Pesquisa variacionista, educação e informática: ampliando as fronteiras da formação em letras na Amazônia
    (Universidade Federal do Pará, 2017) RAZKY, Abdelhak; OLIVEIRA, Marilucia Barros de; LIMA, Alcides Fernandes de
    Esta obra apresenta textos do VI Seminário Regional de Geossociolinguística. projeto que está vinculado ao Instituto de Letras e Comunicação (ILC) da Universidade Federal do Pará (UFPA). A temática tem como foco promover um fórum ampliado de discussão e divulgação de pesquisas sobre a diversidade linguística e o ensino de língua, pondo em evidência a necessidade de domínio, pelos professores e profissionais da área de letras, de ferramentas computacionais que possibilitem uma melhor atuação desses profissionais, seja na pesquisa, seja em sala de aula.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    LivroAcesso aberto (Open Access)
    Diálogos sobre inclusão escolar e ensino aprendizagem da libras e língua portuguesa como segunda língua para surdos
    (Universidade Federal do Pará, 2016) LOBATO, Huber Kline Guedes; SILVA, Lucival Fábio Rodrigues da; FIGUEIREDO, Daiane Pinheiro
    Este livro é uma produção do Projeto de intervenção metodológica intitulado “O processo ensino - aprendizagem da Libras e a formação de professores: saberes e perspectivas”. O livro está composto de 12 artigos oriundos de estudos e pesquisas de professores e acadêmicos da Universidade Federal do Pará (UFPA).
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    LivroAcesso aberto (Open Access)
    Educação sem fronteiras na Amazônia: trajetória e perspectivas da educação a distância da ufpa
    (Universidade Federal do Pará, 2010) LEITE, Selma Dias; MALCHER, Maria Ataide; SEIXAS, Netília Silva dos Anjos; PAULA, Leandro Raphael Nascimento de
    Este livro integra o material multimídia que conta a trajetória da educação a distância na Universidade Federal do Pará e está dividido em quatro partes principais. Em um primeiro momento, o livro apresenta o contexto de implantação da educação a distância da instituição no início da década de 1990, os aspectos que motivaram a implantação da EaD de modo pioneiro no país, as primeiras experiências da instituição. Na segunda parte, são apresentadas as ações que permitiram a institucionalização da proposta na UFPA. Na terceira parte do livro, o leitor confere de modo detalhado o processo de implantação dos cursos ofertados pela instituição na modalidade a distância, em nível de graduação e especialização. Ao final do livro, há um capítulo aberto, em que os autores iniciaram o registro das possibilidades e perspectivas da educação a distância na UFPA nos próximos anos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    LivroAcesso aberto (Open Access)
    Instrumentação para o ensino de química: pressupostos e orientações teóricas e experimentais
    (Universidade Federal do Pará, 2011) SOUZA, Jorge Raimundo da Trindade
    A intencionalidade deste livro é oferecer aos alunos, textos de referências para a sua formação que contenham subsídios formativos relacionados ao campo dos saberes pedagógicos e científicos. Em seus capítulos são discutidas as dimensões conceitual, procedimental e atitudinal de conteúdos de Química, principalmente os princípios pedagógicos dos vários tipos de atividades que são utilizados como instrumentos para o ensino de Química, essenciais na ação educativa e basilares na prática de ensino do professor.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em contato
Brasão UFPA