Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1141
Compartilhar:
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2023-01-27T16:50:21Z-
dc.date.available2023-01-27T16:50:21Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationARAÚJO, Maria Ludetana et al (org.). Saberes e práticas docentes na Amazônia. Belém: EditAedi/UFPA, 2022. E-book (336 p.). (Coleção PARFOR/UFPA. Educação e formação de professores na Amazônia, v. 10). Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1141. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.isbn9786599584992pt_BR
dc.identifier.urihttps://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1141-
dc.description.provenanceSubmitted by Aline Borges (aline@ufpa.br) on 2023-01-27T16:50:21Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Livro_SaberesPraticasDocentes.pdf: 5759432 bytes, checksum: b9b66f4e310d96abd0644a233306d289 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-27T16:50:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Livro_SaberesPraticasDocentes.pdf: 5759432 bytes, checksum: b9b66f4e310d96abd0644a233306d289 (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.description.tableofcontents1 O Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR) no nordeste paraense: vieses de uma política educacional / Dhessica da Silva Lima, Francisco Pereira de Oliveira, Debora Brito Lima, Neidivaldo Santana Cruz, Alessandra Brito Alves – 2 Memórias e histórias de vida de docentes da comunidade Galiléia, no estado do Pará / Jaqueline Peniche, Adão Souza Borges – 3 A transição da educação infantil para o ensino fundamental na perspectiva do lúdico: um olhar sobre a prática docente numa escola pública em Tracuateua/PA / Francinete do Socorro Nascimento, Dina Charlen Ramos de Souza, Naudeny Sheyla Moura de Figueiredo – 4 As múltiplas faces do processo de alfabetização e de letramento em escolas campesinas, Bragança-PA / Joana Celestina da Costa Leal, Francisco Pereira de Oliveira, Geisa Bruna de Moura Ferreira, Raul da Silveira Santos, Adriane Beatriz Lima de Souza – 5 Educação ambiental para além da sala de aula: experiência de uma escola no município de Irituia-PA / Dayane Pinho Ferreira, Gamaliel Tarsos de Sousa – 6 Estudo de prática(s) docente(s) com um aluno autista no município de Bragança-PA / Nara Núbia Sousa da Paixão, Geisa Bruna de Moura Ferreira, Raul da Silveira Santos, Genilson Fernandes Monteiro – 7 A contação de história nas séries iniciais: relatos de experiência na prática do professor de Nova Esperança do Piriá / Eunice de Souza Santos de Oliveira, Iraídes Ferreira de Moura – 8 As tecnologias como ferramentas pedagógicas em uma escola do campo / Robson Eduardo Santos de Araújo, Neidivaldo Santana Cruz, José de Moraes de Sousa – 9 O uso pedagógico da ludicidade na educação infantil em uma escola multisseriada do campo no município de Capitão Poço-PA / Maria Clenilda Filomeno da Costa, Nádia Sueli Araújo da Rocha – 10 Representação docente sobre os lugares de meninos e meninas na educação infantil em uma escola de Tracuateua, Pará, Brasil / Lilian Araújo da Rosa, Norma Cristina Vieira, Luciana Carvalho das Neves, Fernanda Regina Silva de Aviz, Alessandra Brito Alves – 11 Reflexões sobre as práticas pedagógicas de professores da EJA em Garrafão do Norte, estado do Pará / Luciane dos Santos Magalhães, Francisca do Socorro Santos de Queiróz, Sara do Socorro Vieira da Silva, Giselle da Silva Silva, Jair Francisco Cecim da Silva – 12 O papel da afetividade na relação professor aluno e sua contribuição para o desenvolvimento dos alunos do 1ºano do Ensino Fundamental da E.M.E.I.F Seninha / Elissandra Maria Gomes da Silveira, Simone Bitencourt Braga – 13 A valorização da cultura indígena no ambiente escolar através das pinturas corporais Tembé Tenetehara / Márcia Oliveira Souza Tembé, Ronaldo Ferreira da Silva – 14 Possibilidades de aprendizagem na perspectiva da educação científica na comunidade KM 18, Bragança-PA / Maria do Socorro Santos Pinheiro, Zilah Therezinha de Souza Araújo, Jones Souza Moraes, Euzébio de Oliveira, Iracely Rodrigues da Silva – 15 A utilização de jogos educativos como metodologia de ensino da matemática: uma experiência com alunos de ensino fundamental / Margarete Brito de Lima, Nádia Maria dos Remédios Tavares, Lena Cláudia dos Santos Amorim, Marcos Murelle Azevedo Cruz – 16 O ensino da educação física nas escolas da educação básica do/no campo, município de Tracuateua-PA /Jorge Carlos Andrade Santos, Francisco Pereira de Oliveira, Raul da Silveira Santos, Daniel Gomes de Sousa, Geisa Bruna de Moura Ferreira – 17 Experiências autobiográficas exitosas na utilização de tecnologias para alfabetização e letramento da língua materna / Graciele Jesus da Silva, Neidivaldo Santana Cruz, José de Moraes Sousa – 18 Pedagogia hospitalar: a atual do pedagogo em espaço não-formais amazônicos / Elizângela de Azevedo, Marcilenia de Jesus Silva Ribeiro, Deylson Silva Paixão – 19 O desenvolvimento da leitura em interfaces com a ludicidade em uma turma do 1º ano do ensino fundamental / Marizete do Socorro Ferreira Ramos, Nádia Sueli Araújo da Rocha – 20 As práticas docentes na educação inclusiva com ênfase no atendimento educacional especializado / Simone dos Santos Nascimento, Sara do Socorro Vieira da Silva, Giselle da Silva Silva, Jair Francisco Cecim da Silva – 21 O que esperar da educação de jovens e adultos (EJA) quando já se corre contra o tempo? / Maria Nonata Ribeiro Elias, Norma Cristina Vieira, José Dias Santana, Nivia Maria Vieira Costa, Maria Helena de Aviz Reis – 22 A importância do ensino da geografia no processo de aprendizagem na Escola Municipal Sátiro Bibiano da Silva, em Tracuateua-PA / Maria do Livramento Sousa da Silva; Ronaldo Ferreira da Silva – 23 A avaliação da aprendizagem no 5º ano do ensino fundamental na Escola Carlos Antunes Lameira no Município de Capitão Poço-PA / Mariane Sousa da Silva, Simone Bitencourt Bragapt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherEditora Universitária da Assessoria de Educação a Distância - EditAedipt_BR
dc.location.countryBrasilpt_BR
dc.relation.ispartofseriesColeção PARFOR/UFPA. Educação e Formação de Professores na Amazôniapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source.urihttp://editaedi.ufpa.br/pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAmazôniapt_BR
dc.subjectPARFORpt_BR
dc.titleSaberes e práticas docentes na Amazôniapt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.contributor.organizerARAÚJO, Maria Ludetana-
dc.contributor.organizerOLIVEIRA, Francisco Pereira de-
dc.contributor.organizerVIEIRA, Norma Cristina-
dc.contributor.organizerSILVA, Josenilda Maria Maués da-
dc.contributor.organizerLatteshttp://lattes.cnpq.br/0282298023451578pt_BR
dc.contributor.organizerLatteshttp://lattes.cnpq.br/6672819410146078pt_BR
dc.contributor.organizerLatteshttp://lattes.cnpq.br/0195364822232443pt_BR
dc.contributor.organizerLatteshttp://lattes.cnpq.br/9246008698629513pt_BR
dc.description.affiliationOrganizerARAÚJO, M. L. Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação (ICED)pt_BR
dc.description.affiliationOrganizerOLIVEIRA, F. P.; VIEIRA, N. C. Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Bragança (CBRAG), Faculdade de Educação (FACED)pt_BR
dc.description.affiliationOrganizerSILVA, J. M. M. Universidade Federal do Pará, Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica (NEB)pt_BR
Aparece nas coleções:Livros - PARFOR/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Livro_SaberesPraticasDocentes.pdf5,62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons