Please use this identifier to cite or link to this item: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/632
Compartilhar:
Type: Capítulo de Livro
Issue Date: 2019
Authors: BERRÍO-ZAPATA, Cristian
RODRIGUES, Andreia Cristina da Paixão
GOMES, Layane Rayssa Gaia
metadata.dc.description.affiliation: BERRÍO-ZAPATA, C. Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Faculdade de Arquivologia e Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação
GOMES, L. R. G. Universidade Federal do Pará, Biblioteca Central
Title: Plataformas, plataformização e ecossistemas de software nas bases de dados acadêmicas: aspectos conceituais
Contained in: Organização do conhecimento responsável: prometo sociedades democráticas e inclusivas
Citation: BERRÍO-ZAPATA, Cristian; RODRIGUES, Andreia Cristina da Paixão; GOMES, LayaneRayssa Gaia. In: BARROS, Thiago Henrique Bragato; TOGNOLI, Natalia Bolfarini (org.). Organização do conhecimento responsável: prometo sociedades democráticas e inclusivas. Belém: Universidade Federal do Pará, 2019. p. 361-371. E-book. (Estudos Avançados em Organização do Conhecimento, v. 5). ISBN: 978-85-61214-35-7. Disponível em: http://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/632. Acesso em:.
Resumo: Este trabalho discute e aplica o conceito de plataformização às bases de dados acadêmicas, que são as estruturas de conhecimento dominantes na Sociedade da Informação, assim como as plataformas tipo Google ou Amazon dominam na Economia de Redes. Para isso, definem-se os conceitos de plataforma digital, plataformização e ecossistema de software. As plataformas digitais implicam a possibilidade de admitir outros softwares; arquitetura modular de conjuntos de subsistemas; interfaces diversas interligadas; definição e expressão de cadeias de valor; reunião de conjuntos maciços de consumidores e fornecedores integrados de forma interativa; homogeneização de dados; interoperabilidade entre softwares, módulos e designs; integração homem-máquina e mediação tecnológica da interação humana. Discute-se se as bases de dados acadêmicas Web of Science (WOS), Scopus, SciELO e Google Acadêmico são plataformas ou estão sob processos de plataformização. Conclui-se que esse tipo de bases de dados, ainda que não são tecnicamente plataformas, estão em processo de plataformização ou participam de plataformas como módulos.
Keywords: Plataformas digitais
Plataformização
Bases de dados acadêmicas
Web of Science
Scopus
SciELO
Access Type: Acesso Aberto
Source URI: http://isko-brasil.org.br/?page_id=42
Appears in Collections:Capítulos de Livros - PPGCI/ICSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CapitulodeLivro_PlataformasPlataformizacaoEcossistemas.pdf292,38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.