Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/675
Compartilhar:
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Raquel Amorim dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3387666784015912pt_BR
dc.date.accessioned2019-11-21T15:42:00Z-
dc.date.available2019-11-21T15:42:00Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSANTOS, Raquel Amorim dos. Currículo e relações étnico-raciais: a identidade da criança negra na educação infantil na Amazônia bragantina. In: PINHO, Márcia Saviczki; OLIVEIRA, Marcos Renan Freitas de; GALVÃO, Rosália Maria Saraiva (org.). Brincar, criar e inovar: refletindo o currículo e as práticas educativas na educação infantil. São Carlos: Pedro & João, 2018. p. 37-54. E-book. ISBN 978-85-7993-506-0. Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/675. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/675-
dc.description.resumoEste capítulo apresenta um estudo que dialoga com o currículo da Educação Infantil, no sentido de perscrutar acerca da construção da identidade da criança negra a partir de diferentes práticas pedagógicas realizadas no âmbito de escolas de Educação Infantil, considerando as DCNEI, Estrutura Curricular para a Educação Infantil da Rede Municipal de Bragança (PA), de 2017 (de 0 a 3 anos) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais (DCNERER) e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. No primeiro momento discorre-se sobre o currículo e as relações étnico-raciais na Educação Infantil e no segundo, aborda-se acerca da identidade da criança negra, a partir de práticas pedagógicas desenvolvidas no Projeto de Extensão da UFPA sobre a Formação de Professores para a Educação das Relações Étnico-Raciais e seus desdobramentos no currículo da Educação Infantil.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Aline Borges (aline@ufpa.br) on 2019-11-21T15:40:07Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) CapitulodeLivro_CurriculoEtnicoRaciais.pdf: 689006 bytes, checksum: 592c8d55f08114d14ecb0e6991da7d28 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Aline Borges (aline@ufpa.br) on 2019-11-21T15:41:59Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) CapitulodeLivro_CurriculoEtnicoRaciais.pdf: 689006 bytes, checksum: 592c8d55f08114d14ecb0e6991da7d28 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-21T15:42:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) CapitulodeLivro_CurriculoEtnicoRaciais.pdf: 689006 bytes, checksum: 592c8d55f08114d14ecb0e6991da7d28 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source.urihttps://ebookspedroejoaoeditores.wordpress.com/pt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectRelações raciaispt_BR
dc.subjectConscientização racial em criançaspt_BR
dc.subjectNegros - Identidade racialpt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.titleCurrículo e relações étnico-raciais: a identidade da criança negra na educação infantil na Amazônia bragantinapt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.relation.ispartofBrincar, criar e inovar: refletindo o currículo e as práticas educativas na educação infantilpt_BR
dc.description.affiliationUniversidade Federal do Pará, Campus Universitário de Bragança (CBRAG), Faculdade de Educação (FACED)pt_BR
Aparece nas coleções:Capítulos de Livro - FACED/CBRAG

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CapitulodeLivro_CurriculoEtnicoRaciais.pdf672,86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons