Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/795
Compartilhar:
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLIMA, Edileuza Nunes-
dc.creatorPOLARO, Sandra Helena Isse-
dc.creatorTAVARES, Roseneide dos Santos-
dc.creatorSOUZA, Carlos Benedito Marinho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1938420204460126pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7875594038005793pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2302813977671086pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6588456200855103pt_BR
dc.date.accessioned2020-04-09T20:03:38Z-
dc.date.available2020-04-09T20:03:38Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationLIMA, Edileuza Nunes et al. Inclusão de população indígena e os desafios para prática docente hospitalar em enfermagem no ensino superior: relato de experiência. In: COSTA, Elisa Miranda (org.).Bases conceituais da saúde. Ponta Grossa, PR: Atena, 2019. cap. 22, p. 156-161. E-book. ISBN 978-85-7247-141-1. Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/795. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/795-
dc.description.resumoA atuação docente na formação do enfermeiro perpassa não somente pelo ato de ensinar ou transferir conhecimentos, mas sim em um ambiente teórico- prático que permita ao acadêmico de Enfermagem o desenvolvimento da capacidade critico reflexivo, tendo como base a metodologia da problematização. O Trabalho teve como objetivo relatar a experiência relacionada aos desafios enfrentados pelo docente na pratica hospitalar em enfermagem no ensino superior com discentes indígena; Identificar as praticas hospitalares que teriam maiores implicações no contexto do ensino- aprendizagem com discentes indígena. O cenário da experiência envolveu o ambiente hospitalar, diante do desenvolvimento teórico- prático do Componente Curricular Médico- Cirúrgico. Resultando em condições de ansiedade, medo, angustia por parte do docente quando exercer função supervisão no desempenho das práticas de cuidados assistenciais por acadêmico indígena. As observações permitiram compreender que os discentes indígenas demonstram fragilidades não na formação mas pelos valores culturais. Competindo ao enfermeiro docente desenvolver competências e habilidades para permitir que esse cenário seja vivenciado pelo acadêmico indígena de enfermagem, permitindo a inclusão do mesmo e superar os desafios do ensino-aprendizagem, sendo flexível, sem exceder em métodos avaliativos rigorosos e respeitando a transculturalidade acadêmica.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Aline Borges (aline@ufpa.br) on 2020-04-09T20:03:22Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) CapitulodeLivro_InclusaoPopulacaoIndigena.pdf: 331266 bytes, checksum: 04795ae4ea9ef93dde7db79cd1677e83 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Aline Borges (aline@ufpa.br) on 2020-04-09T20:03:38Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) CapitulodeLivro_InclusaoPopulacaoIndigena.pdf: 331266 bytes, checksum: 04795ae4ea9ef93dde7db79cd1677e83 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-04-09T20:03:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) CapitulodeLivro_InclusaoPopulacaoIndigena.pdf: 331266 bytes, checksum: 04795ae4ea9ef93dde7db79cd1677e83 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source.urihttps://www.atenaeditora.com.br/wp-content/uploads/2019/02/e-book-Bases-Conceituais-da-Sa%C3%BAde.pdfpt_BR
dc.subjectEnfermagem transculturalpt_BR
dc.subjectEducação indígenapt_BR
dc.subjectFormação superiorpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleInclusão de população indígena e os desafios para prática docente hospitalar em enfermagem no ensino superior: relato de experiênciapt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.relation.ispartofBases conceituais da saúdept_BR
dc.description.affiliationPOLARO, S. H. I.; TAVARES, R. S.; SOUZA, C. B. M. Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Saúde (ICS)pt_BR
Aparece nas coleções:Capítulos de Livros - FAENF/ICS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CapitulodeLivro_InclusaoPopulacaoIndigena.pdf348,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons