2023-01-272023-01-272022ARAÚJO, Maria Ludetana et al (org.). Saberes e práticas docentes na Amazônia. Belém: EditAedi/UFPA, 2022. E-book (336 p.). (Coleção PARFOR/UFPA. Educação e formação de professores na Amazônia, v. 10). Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1141. Acesso em:.9786599584992https://livroaberto.ufpa.br/handle/prefix/11411 O Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR) no nordeste paraense: vieses de uma política educacional / Dhessica da Silva Lima, Francisco Pereira de Oliveira, Debora Brito Lima, Neidivaldo Santana Cruz, Alessandra Brito Alves – 2 Memórias e histórias de vida de docentes da comunidade Galiléia, no estado do Pará / Jaqueline Peniche, Adão Souza Borges – 3 A transição da educação infantil para o ensino fundamental na perspectiva do lúdico: um olhar sobre a prática docente numa escola pública em Tracuateua/PA / Francinete do Socorro Nascimento, Dina Charlen Ramos de Souza, Naudeny Sheyla Moura de Figueiredo – 4 As múltiplas faces do processo de alfabetização e de letramento em escolas campesinas, Bragança-PA / Joana Celestina da Costa Leal, Francisco Pereira de Oliveira, Geisa Bruna de Moura Ferreira, Raul da Silveira Santos, Adriane Beatriz Lima de Souza – 5 Educação ambiental para além da sala de aula: experiência de uma escola no município de Irituia-PA / Dayane Pinho Ferreira, Gamaliel Tarsos de Sousa – 6 Estudo de prática(s) docente(s) com um aluno autista no município de Bragança-PA / Nara Núbia Sousa da Paixão, Geisa Bruna de Moura Ferreira, Raul da Silveira Santos, Genilson Fernandes Monteiro – 7 A contação de história nas séries iniciais: relatos de experiência na prática do professor de Nova Esperança do Piriá / Eunice de Souza Santos de Oliveira, Iraídes Ferreira de Moura – 8 As tecnologias como ferramentas pedagógicas em uma escola do campo / Robson Eduardo Santos de Araújo, Neidivaldo Santana Cruz, José de Moraes de Sousa – 9 O uso pedagógico da ludicidade na educação infantil em uma escola multisseriada do campo no município de Capitão Poço-PA / Maria Clenilda Filomeno da Costa, Nádia Sueli Araújo da Rocha – 10 Representação docente sobre os lugares de meninos e meninas na educação infantil em uma escola de Tracuateua, Pará, Brasil / Lilian Araújo da Rosa, Norma Cristina Vieira, Luciana Carvalho das Neves, Fernanda Regina Silva de Aviz, Alessandra Brito Alves – 11 Reflexões sobre as práticas pedagógicas de professores da EJA em Garrafão do Norte, estado do Pará / Luciane dos Santos Magalhães, Francisca do Socorro Santos de Queiróz, Sara do Socorro Vieira da Silva, Giselle da Silva Silva, Jair Francisco Cecim da Silva – 12 O papel da afetividade na relação professor aluno e sua contribuição para o desenvolvimento dos alunos do 1ºano do Ensino Fundamental da E.M.E.I.F Seninha / Elissandra Maria Gomes da Silveira, Simone Bitencourt Braga – 13 A valorização da cultura indígena no ambiente escolar através das pinturas corporais Tembé Tenetehara / Márcia Oliveira Souza Tembé, Ronaldo Ferreira da Silva – 14 Possibilidades de aprendizagem na perspectiva da educação científica na comunidade KM 18, Bragança-PA / Maria do Socorro Santos Pinheiro, Zilah Therezinha de Souza Araújo, Jones Souza Moraes, Euzébio de Oliveira, Iracely Rodrigues da Silva – 15 A utilização de jogos educativos como metodologia de ensino da matemática: uma experiência com alunos de ensino fundamental / Margarete Brito de Lima, Nádia Maria dos Remédios Tavares, Lena Cláudia dos Santos Amorim, Marcos Murelle Azevedo Cruz – 16 O ensino da educação física nas escolas da educação básica do/no campo, município de Tracuateua-PA /Jorge Carlos Andrade Santos, Francisco Pereira de Oliveira, Raul da Silveira Santos, Daniel Gomes de Sousa, Geisa Bruna de Moura Ferreira – 17 Experiências autobiográficas exitosas na utilização de tecnologias para alfabetização e letramento da língua materna / Graciele Jesus da Silva, Neidivaldo Santana Cruz, José de Moraes Sousa – 18 Pedagogia hospitalar: a atual do pedagogo em espaço não-formais amazônicos / Elizângela de Azevedo, Marcilenia de Jesus Silva Ribeiro, Deylson Silva Paixão – 19 O desenvolvimento da leitura em interfaces com a ludicidade em uma turma do 1º ano do ensino fundamental / Marizete do Socorro Ferreira Ramos, Nádia Sueli Araújo da Rocha – 20 As práticas docentes na educação inclusiva com ênfase no atendimento educacional especializado / Simone dos Santos Nascimento, Sara do Socorro Vieira da Silva, Giselle da Silva Silva, Jair Francisco Cecim da Silva – 21 O que esperar da educação de jovens e adultos (EJA) quando já se corre contra o tempo? / Maria Nonata Ribeiro Elias, Norma Cristina Vieira, José Dias Santana, Nivia Maria Vieira Costa, Maria Helena de Aviz Reis – 22 A importância do ensino da geografia no processo de aprendizagem na Escola Municipal Sátiro Bibiano da Silva, em Tracuateua-PA / Maria do Livramento Sousa da Silva; Ronaldo Ferreira da Silva – 23 A avaliação da aprendizagem no 5º ano do ensino fundamental na Escola Carlos Antunes Lameira no Município de Capitão Poço-PA / Mariane Sousa da Silva, Simone Bitencourt BragaporAcesso AbertoEducaçãoAmazôniaPARFORSaberes e práticas docentes na AmazôniaLivro