2017-10-272017-10-272012SEIBT, Cezar Luís; OLIVEIRA, José Pedro Garcia; RODRIGUES, Doriedson do Socorro (org.). Educação e desenvolvimento regional: desafios e perspectivas. Cametá, PA: CUNTINS/UFPA, 2012. 258 p. Disponível em: http://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/58. Acesso em:.9788563287069https://livroaberto.ufpa.br/handle/prefix/581 Formação de trabalhadores, educação, hegemonia e contra-hegemonia2 Replicação dos conhecimentos da pedagogia da alternância para o desenvolvimento das comunidades rurais no município de Cametá-PA3 Tecnologias educacionais e formação docente: impasses e desafios em escolas estaduais do município de Belém-PA4 Desenvolvimento econômico e organizacional: uma investigação sobre a implantação do Programa Demonstrativo na Amazônia (PDA), nas comunidades de pescadores artesanais no município de Cametá-PA5 A autoavaliação institucional e a lógica da excelência: sinais de alerta6 Cultura e escola: aspectos culturais da Vila de Juaba frente ao processo tecnológico7 Educação e desenvolvimento regional: um estudo sobre o trabalho artesanal e a sustentabilidade na Vila de Carapajó, Cametá-PA8 A educação do trabalhador do campo na região tocantina: um estudo das práticas educativas desenvolvidas pela Associação Paraense de Apoio às Comunidades Carentes (APACC), Cametá-PA9 A aquisição da leitura e da escrita como processo sociocultural de ensino-aprendizagem em sala de aula10 A instrução pública e privada em Cametá-PA e o ensino da Cabanagem: verso e reverso11 Apontamentos de investigações sobre Educação e Desenvolvimento Regional na Amazônia Tocantina: fundamento para existência de várias amazônias12 A chegada de projetos agroindustriais em um município da Amazônia: desenvolvimento ou desequilíbrio socioambiental?13 Políticas públicas em Educação do Campo: uma análise da implementação e do desenvolvimento do programa ProJovem Campo – Saberes da Terra no município de Cametá14 O ensino de leitura nas classes de multianos de escolarização dos anos iniciais do Ensino Fundamental, Cametá-PA15 Patrimônio cultural, identidade local e currículo escolar: ferramentas para o desenvolvimento da Amazônia Tocantina16 Engenharia, Gestão do Conhecimento e Cibercultura na Educação17 Saberes docentes no ensino da leitura na educação básica: o caso de uma 4ª série da rede pública do município de Cametá-PA18 População tradicional amazônida versus racionalidade estatal: “Decifra-me ou te devoro”19 Da visão mecanicista à sociopsicolinguística de leitura: contribuições à prática docente para o ensino da leitura nas séries/anos iniciais do Ensino FundamentalporAcesso AbertoEducaçãoDesenvolvimento regionalAmazônia tocantinaPolíticas públicas educacionaisGestão educacionalTecnologia educacionalEducação e desenvolvimento regional: desafios e perspectivasLivro