2023-01-172023-01-172022FURTADO, Raquel Maria da Silva Costa; MIRANDA JÚNIOR, José Orlando Ferreira de (org.). Práticas de letramento e escrita para a educação básica. Cametá: CUNTINS/UFPA, 2022. v. 2. E-book (371 p.). Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1131. Acesso em:.9786588140093https://livroaberto.ufpa.br/handle/prefix/11311 Intervenção pedagógica sobre os aspectos ortográficos na escrita dos alunos do Ensino Fundamental: prática de análise linguística / Kéttelen Mayara Tavares Brito, Raquel Maria da Silva Costa Furtado2 Desvios ortográficos presentes nos textos escritos de alunos do 6.º Ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Regina Sabá Costa, do município de Mocajuba-PA / Denyse Pantoja Benassuly, Benedita Maria do Socorro Campos de Sousa3 A leitura literária em sala de aula como instrumento de formação do leitor crítico / Josielma Cruz Pereira, Ângela Maria Vasconcelos Sampaio Góes4 A importância da literatura na Educação de Jovens e Adultos (EJA) / Eliete Oliveira Lousada, Ivone dos Santos Veloso5 A variação linguística no Ensino Médio: as práticas de ensino da língua materna / Karina Pereira Castro, Raquel Maria da Silva Costa Furtado6 Estratégias interrogativas em perguntas escritas elaboradas por alunos do Ensino Fundamental de Mocajuba / Fernando Luiz Pompeu Varela, Jorge Domingues Lopes7 Uma breve reflexão sobre “erros” fonológicos, morfológicos e sintáticos no Ensino Fundamental / Oclícia Sales Barros, Raquel Maria da Silva Costa Furtado, Maria Sebastiana da Silva Costa8 Estudo das concepções de avaliação adotadas pelo professor de Português no 1.º Ano do Ensino Médio / José Diogo Viana Mendes, Luís de Nazaré Viana Valente9 Estudo da construção enunciativa da categoria de pessoa (personagens) na progressão textual de narrativas produzidas no Ensino Médio / Renan do Socorro dos Santos Borges, Jorge Domingues Lopes10 Metodologias de ensino de língua portuguesa para alunos surdos de uma escola rural / Héllen Carla Cordeiro Cardoso, José Orlando Ferreira de Miranda Júnior11 As implicações dos gêneros textuais para o letramento no Ciclo da Alfabetização / Jonilson da Costa Furtado, Benedita Maria do Socorro Campos de SousaporAcesso AbertoLinguagem e educação - BrasilLíngua portuguesa - Estudo e ensinoLíngua portuguesa - DiscursosLinguística - AmazôniaLiteratura - AmazôniaEducação básicaPráticas de letramento e escrita para a educação básica: v. 2Livro