CCAST - Campus Universitário de Castanhal
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Em 1978 foi realizada a sessão solene de assinatura do convênio para a implantação da Universidade Federal do Pará na cidade de Castanhal, localizada no nordeste do Pará. Atualmente o Campus Universitário consta com Faculdades de Computação, Física, Letras, Matemática, Pedagogia e Medicina veterinária. Além de dispor também de Programas de Pós graduação em nível de Mestrado e Doutorado.
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Livro Acesso aberto (Open Access) Cultura popular lúdica das infâncias na Amazônia: o quilombo como território brincante(Universidade Federal do Pará, 2024) CUNHA, Débora Alfaia da; RODRIGUES, Fernando Feitosa; http://lattes.cnpq.br/5185243715966314; http://lattes.cnpq.br/4593010536360496; https://orcid.org/0000-0001-9134-3858O livro trata sobre as comunidades quilombolas do nordeste paraense, em especial, as comunidades: Menino Jesus de Pitimandeua, em Inhangapi, e São Pedro, em Castanhal. O diálogo com essas comunidades ocorreu pela imersão em diferentes atividades colaborativas com estudantes, professores e lideranças desses territórios, que permitiram compreender a força da cultura popular lúdica da infância amazônica em terras quilombolas. Sendo resultado de um diálogo e de uma observação atenta sobre a cultura infantil nessas comunidades, o livro se constitui em um tributo a esse grupo etário específico, barulhento, vivo e alegre, e um testemunho sobre a força ancestral do brincar, como um construto importante da cultura quilombola que se mantém vivo nas práticas corporais infantis e que torna a criança uma guardiã de cultura popular.Livro Acesso aberto (Open Access) Educação, negritude e interculturalidade: pesquisas e contribuições metodológicas(DAC, 2020) CUNHA, Débora Alfaia da; http://lattes.cnpq.br/5185243715966314Este livro reúne artigos elaborados e apresentados em diferentes eventos da área de educação por integrantes do Projeto de Extensão em ludicidade africana e afro-brasileira (LAAB/UFPA). Tais trabalhos marcam ainda o início da organização do grupo de estudo em Interculturalidade e Educação. Do ponto de vista da estrutura do livro, este apresenta 14 artigos, distribuídos em dois momentos, com sete textos cada. O primeiro, denominado “Contribuições metodológicas para a educação das relações étnico-raciais”, reúne artigos voltados à proposição de estratégias didáticas lúdicas para a educação cultural e o combate ao racismo no espaço escolar. Diferentes ações são apresentadas e debatidas nos artigos, como o uso de jogos e tabuleiros africanos; a contação de histórias da tradição africana e afro-brasileira; a literatura, a etnomatemática, o cinema e a produção de jogos digitais. A segundo parte da obra, intitulada “Pesquisas em educação e interculturalidade”, apresenta os resultados de diferentes investigações, sendo que a maioria destas focam na vivência de jovens adultos, em especial de negros, na educação superior. Apenas o último artigo foge dessa problemática, mas apresenta um debate fundamental acerca da garantia de direito à educação para os negros, tendo a revisão das cartas constitucionais como base.Livro Acesso aberto (Open Access) Pesquisas em educação e diversidade: inclusão e direito à diferença(Débora Cunha, 2022) CUNHA, Débora Alfaia da; http://lattes.cnpq.br/5185243715966314Este livro apresenta textos que versam sobre à diversidade e a inclusão no campo educativo (o que abarca a defesa de direitos das crianças, mulheres, negros, negras, pessoas com deficiência, entre outros).