EMUFPA - Escola de Música
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando EMUFPA - Escola de Música por Autoria "https://orcid.org/0000-0001-7506-5413"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Livro Acesso aberto (Open Access) Atas do 1º Encontro Brasileiro de Documentação Musical e Musicologias(Editora da Escola de Música da UFPA, 2021) DUARTE, Fernando Lacerda Simões; http://lattes.cnpq.br/4412726528039535; https://orcid.org/0000-0001-7506-5413As Atas do evento trazem trabalhos completos, resumos simples e expandidos referentes aos trabalhos apresentados no 1° Encontro Brasileiro de Documentação Musical e Musicologias. As palestras foram registradas também no canal do DoMus – Laboratório de Documentação Musical da UFPA no Youtube, cujo endereço se encontra no expediente desta publicação.Livro Acesso aberto (Open Access) Atas do II Encontro Brasileiro de Documentação Musical e Musicologias(Editora da Escola de Música da UFPA, 2022) DUARTE, Fernando Lacerda Simões; http://lattes.cnpq.br/4412726528039535; https://orcid.org/0000-0001-7506-5413Livro Acesso aberto (Open Access) Caderno de resumos e anais do 47° Encontro de Artes de Belém(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2020) DUARTE, Fernando Lacerda Simões; BRANDÃO, Cristian de Paula; http://lattes.cnpq.br/4412726528039535; http://lattes.cnpq.br/7781533749245793; https://orcid.org/0000-0001-7506-5413; https://orcid.org/0000-0001-9480-5974Este livro apresenta os resultados oriundos de projetos baseados em edição e transcrição musical voltados, mormente, à Amazônia, seus ritmos e seus músicos, de maneira ainda mais particular, à música produzida e praticada no estado do Pará. Pesquisas e atividades de extensão voltadas às práticas musicais coletivas e grupos instrumentais também integram os anais e caderno de resumos – o Sarauparauara, voltado à música do Pará, grupos de instrumentos de cordas friccionadas e de flautas –, assim como estudos voltados aos instrumentos musicais, seus usos e histórias, sejam eles de teclados ou de sopros, das famílias das madeiras e metais: pianos históricos e seu impacto na construção da performance, a história da clarineta no Pará, o uso do trompete em um repertório musical contemporâneo e projetos voltados aos instrumentos graves de sopro de metal exemplificam a diversidade timbrística e de abordagens do universo explorado. A relação entre música e religião também é revelada nos âmbitos do catolicismo romano e da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, além de um projeto abrangente que tem por objetivo o mapeamento de acervos e estudo de fontes referentes à atividade musical em diferentes segmentos religiosos. Finalmente, distintos fazeres musicais relacionados à inserção profissional de discentes dos cursos técnicos, mas também à difusão cultural por meio de recitais.