NITAE - Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando NITAE - Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão por Autoria "ROCHA, Helena do Socorro Campos da"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Livro Acesso aberto (Open Access) 5 caminhos ao encontro da ABPj(Editora Universitária da Assessoria de Educação a Distância - EditAedi, 2018) VASCONCELOS, Andreza Jackson; LIMA, Árllon Chaves; OLIVEIRA, Fransuze dos Santos; ROCHA, Helena do Socorro Campos da; SOUZA, Karina Cristina Martins de; SILVA, Ronald Allan Souza da; RODRIGUES, Rosa Maria Siqueira de CarvalhoNeste livro são apresentadas e demonstradas a metodologia aplicada e a vivência de cada equipe, descrevendo todos os passos e processos culminando com o produto final, que se caracteriza como a fase conclusiva da aplicação da ABPj. Apresenta uma diversidade de experiências em diferentes áreas do saber, descortina que há uma série de práticas inovadoras e criativas acontecendo e co-existindo com práticas tradicionais na Universidade Federal do Pará.Livro Desconhecido Matemática e arte em trilhas, olhares e diálogos(Editora Universitária da Assessoria de Educação a Distância - EditAedi, 2018) VAZ, Cristina Lúcia Dias; ROCHA, Helena do Socorro Campos daO livro trata-se de natureza interdisciplinar, a disciplina Matemática e Arte do mestrado profissional do Programa de Pós-graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior da Universidade Federal do Pará é uma iniciativa que visa a construção um espaço de aprendizagem criativo, lúdico e inovador que estimule a reflexão, a experimentação, a criação e possibilite a educação do olhar e ampliação da visão de mundo dos participantes através do enriquecimento do seu repertório matemático, tecnológico e artístico e da apropriação e ressignificação de múltiplas linguagens.Folheto Acesso aberto (Open Access) Ousadas: uma experiência com a ABPj(Editora Universitária da Assessoria de Educação a Distância - EditAedi, 2020) VASCONCELOS, Andreza Jackson de; ROCHA, Helena do Socorro Campos da; ALBUQUERQUE, Luciana Pereira; RODRIGUES, Rosa Maria Siqueira de CarvalhoAs OuSADAs – uma experiência com a ABPj é um Diário de Bordo no formato de História em Quadrinhos Digital (HQD), que narra de maneira criativa os principais acontecimentos no decorrer do desenvolvimento do subprojeto “OuSADAs em: a busca por inovação no Projeto Metodologias de Aprendizagem Ativa do PCNA para o Curso de Engenharia Civil da UFPA”. A HQD é um produto da experiência com a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj) vivenciada por quatro discentes durante a disciplina “Métodos e Técnicas Inovadoras de Ensino e Aprendizagem” do Mestrado Profissional em Ensino do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da Universidade Federal do Pará (UFPA). A HQD é dividida em três episódios, cada um contempla uma etapa do subprojeto. O 1° episódio nomeado de “A Descoberta” narra o percurso inicial das mestrandas em busca de projetos inovadores na UFPA, e como foram levadas até o Projeto PET Medicina e Enfermagem do Instituto de Ciências Biológicas (ICB-UFPA). O 2° episódio intitulado “A Reviralvolta” apresenta a continuidade da aventura vivenciada pelas OuSADAs, bem como as dificuldades que estas encontraram ao se verem impossibilitadas de continuar a sua pesquisa junto ao PET Medicina e Enfermagem, devido alguns contratempos. Diante deste desafio, elas precisaram recomeçar a caminhada do zero, o que ocasionou uma verdadeira reviravolta em todo o percurso até ali traçado. Tal esforço teve recompensa quando as mestrandas localizaram o Programa de Cursos de Nivelamento da Aprendizagem (PCNA). O 3° episódio “O encontro com a inovação?” narra a conclusão da aventura vivenciada pelas OuSADAs e tudo que elas experimentaram no ITEC ao analisarem o Projeto Metodologias de Aprendizagem Ativa do PCNA para o Curso de Engenharia Civil da UFPA e os significativos benefícios deste para os discentes, monitores e docentes envolvidos.