Navegando por Autoria "TEIXEIRA, Diego Figueiredo"
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Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Estudo das condicionantes ambientais da Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará(2019) GOMES, Maria Lúcia Henriques; SIQUEIRA, Gilmar Wanzeller; ALVARES, Teresa Cristina Cardoso; PRESTES, Maria Ivete Rissino; WANZELLER, Milena de Lima; SIQUEIRA, Maria Alice do Socorro Lima; TEIXEIRA, Diego Figueiredo; GOMES, Jorge Emílio HenriquesEssa pesquisa teve como objetiva analisar as condicionantes ambientais (temperatura, acústica, acessibilidade, equipamento de segurança, luz, saída e sinalização de emergência dentre outros) nas dependências da Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará. Como material e método foi utilizado um questionário que foi passado entre os bibliotecários, servidores técnico-administrativos, bolsistas e alunos, posteriormente foi realizado um estudo bibliográfico sobre o assunto. Concluímos que não existe na sua totalidade conforto ambiental na Biblioteca Central da UFPA, sugerindo melhorias para as condicionantes desse importante espaço de convivência da UFPA.Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) As relações e inter-relações das práticas mediativas e educativas no Museu de Arte de Belém (MABE) – Estado do Pará(2019) WANZELLER, Milena de Lima; SOBRAL, Armando Sampaio; SIQUEIRA, Gilmar Wanzeller; SIQUEIRA, Maria Alice do Socorro Lima; TEIXEIRA, Diego FigueiredoEssa pesquisa faz uma abordagem de forma sucinta, uma contextualização epistemológica do MABE nos seus aspectos históricos de origem, fornecendo reflexões acerca do papel social, cultural e educacional nos tempos atuais. Como procedimento metodológico foi realizado um levantamento bibliográfico sobre os aspectos artísticos e culturais que envolvem a infraestrutura e a conservação patrimonial deste museu, e posteriormente, realizou-se uma explanação a cerca da importância do curador no que tange as relações e inter-relações da mediação educativa e cultural. Os resultados obtidos revelaram que a aplicabilidade de uma abordagem educativa para o MABE, em diálogo a uma boa realização de atividades mediativas pode deixa marcas positivas, aumentando o interesse pela cultura, história e arte contemporânea no Estado do Pará