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Livro Acesso aberto (Open Access) Direito contemporâneo em debate: estudos transdisciplinares(Fi, 2019) ALVES, Verena Holanda de Mendonça; NEVES, Rafaela Teixeira Sena; RESQUE, João Daniel Daibes; http://lattes.cnpq.br/6473788796313910; http://lattes.cnpq.br/1787469992107576; http://lattes.cnpq.br/0225226226260524; http://orcid.org/0000-0003-4100-8917Em tempos de mecanização e reprodução acrítica das técnicas jurídicas, uma formação jurídica voltada para a transdisciplinariedade e os Direitos Humanos apontam para um caminho de resgate dos valores democráticos atualmente ameaçados. Assim, este livro reúne trabalhos pesquisadoras e pesquisadores da Universidade Presbiteriana Mackenzie; Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); Universidade de Brasília (UNB); Universidade Federal do Pará (UFPA), do Maranhão (UFMA), do Mato Grosso (UFMT), da Grande Dourados (UFGD); do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA); do Centro de Ensino Superior Dom Alberto; da Université Paris I – Pantheón Sorbonne e da Universidade de Estrasburgo, com o objetivo de discutir temas essenciais para uma sociedade democrática, a partir de uma estratégia de debate que atravessa fronteiras dogmáticas para criar uma abordagem holística sobre o direito e as relações sociais.Livro Acesso aberto (Open Access) Direitos humanos de grupos diferenciados: mulheres, transmulheres e travestis em foco(Fi, 2019) SMITH, Andreza do Socorro Pantoja de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1050234621474472; https://orcid.org/0000-0002-7875-414XEste livro apresenta o estudo que se desenvolve a partir da seguinte indagação: os Direitos Humanos das Mulheres, Transmulheres e Travestis, em função da igualdade de gênero, estão sendo resguardados no âmbito internacional? Tendo em vista esta pergunta, o objetivo geral do trabalho é realizar estudo acerca dos Direitos Humanos de Mulheres, Transmulheres e Travestis nas normativas e na jurisprudência do Sistema Global e do Sistema Interamericano de Proteção de Direitos Humanos. Especificamente, objetiva-se analisar, nas normativas e jurisprudência internacionais, em que medida está sendo resguardada a igualdade de gênero. Para tanto, adota-se a compreensão de que os Direitos Humanos advêm de lutas libertárias e emancipatórias (CARBONARI, 2007) e que, nesse contexto, os diversos movimentos feministas e transfeministas buscam a construção dos Direitos Humanos pela reivindicação de pleno acesso aos direitos que foram historicamente pensados, produzidos e exercidos pelos homens. Assim, a partir do reconhecimento da especificidade das necessidades das mulheres, transmulheres e travestis, é que se adota a perspectiva da interseccionalidades, a partir da qual é imprescindível que as análises sejam feitas considerando-se os recortes de classe e raça, dentre outros marcadores sociais da diferença (OLIVEIRA, 2006) para não ignorar as especificidades das mulheres, transmulheres e travestis com um discurso universal excludente. (BITTENCOURT, 2015)Livro Acesso aberto (Open Access) Direitos humanos e(m) tempos de crise(Fi, 2019) ALVES, Verena Holanda de Mendonça; NEVES, Rafaela Teixeira Sena; RESQUE, João Daniel Daibes; http://lattes.cnpq.br/6473788796313910; http://lattes.cnpq.br/1787469992107576; http://lattes.cnpq.br/0225226226260524; http://orcid.org/0000-0003-4100-8917A noção de crise geralmente pressupõe a ocorrência de um evento problemático mais agudo que se sucede após períodos de tranquilidade e bonança. Embora nunca tenham gozado de uma condição serena, os Direitos Humanos permanecem sendo constantemente desafiados quanto à efetividade e concretude. Nos últimos tempos, vem tomando forma, cada vez mais, uma espécie de negativação ética e moral da defesa desses direitos. Assim, tais direitos vivem em uma crise discursiva e epistemológica. Uma crise que afeta agora a legitimação de suas normas e o desenvolvimento de suas práxis. Nesse sentido, a Academia tem um papel fundamental de contribuir para a afirmação dos Direitos Humanos, bem como para o seu convencimento e efetividade. É com esse objetivo que a presente obra reúne trabalhos de pesquisadoras e pesquisadores a fim de fomentar o debate crítico em diferentes áreas correlatas à crise desses direitos.Livro Acesso aberto (Open Access) Geografia física e geotecnologias: propostas de ensino-aprendizagem(Fi, 2021) DE PAULA, Eder Mileno Silva; ALBUQUERQUE, Emanuel Lindemberg Silva; http://lattes.cnpq.br/8647718165947306; http://lattes.cnpq.br/5859482470227942; https://orcid.org/0000-0002-6895-2126; https://orcid.org/0000-0003-3051-3301Este livro trata do ensino-aprendizagem em Geografia Física e Geotecnologias, sendo assim os nove textos colecionados e organizados no livro são esforços de ensino-aprendizagem desprendidos no âmbito de projetos e programas de ensino, pesquisa e extensão vinculados à Universidade Federal do Pará – Campus Universitário de Altamira, de Ananindeua e de Belém, à Universidade Federal do Piauí, à Universidade Estadual de Pernambuco, ao Instituto Federal de Tocantins, à Universidade Estadual do Ceará e à Universidade Federal do Sudeste do Pará.Livro Acesso aberto (Open Access) A História do livro na Amazônia: da escrita em pedra à tela do computador(Fi, 2021) DUARTE, Raimunda Dias; BARZOTTO, Valdir Heitor; SOUSA, Deusa Maria de; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859; http://lattes.cnpq.br/9127475410589664; http://lattes.cnpq.br/7903732047295381; http://lattes.cnpq.br/0569883383932063Este livro apresenta os trabalhos que trarão importantes contribuições aos leitores não apenas no sentido de ajudá-los a compreender as diferentes concepções de sociedade, de comportamentos, de educação, de escola, de professor, de práticas pedagógicas, de saberes, de políticas educacionais, mas também de permitir-lhes constituir e construir suas próprias percepções por meio da leitura crítica e do engajamento em investigações diversas na busca de preencher o que ficou sem resposta. A abrangência do tratamento dado às diferentes dimensões que envolvem a história do livro, a história da educação, a história das ideias linguísticas e as abordagens sobre o livro e a educação na contemporaneidade fazem desta obra um instrumento importante para educadores, alunos e pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento.Livro Acesso aberto (Open Access) A História do livro no Pará: gramáticas e livros de leitura (1850 a 1920)(Fi, 2023) DUARTE, Raimunda Dias; MELO, Rosane Barros de; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859; http://lattes.cnpq.br/9662425408331865Este livro contém nove artigos que tratam sobre o livro como lugar de produção sociopolítica, econômica e cultural, o que permite viabilizar a prática investigativa historiográfica pelas interpretações de sua linguagem, além de revelar práticas culturais e sociais da atividade de aprendizagem. Os textos ora apresentados destacam os livros de leitura e gramáticas usados na escola paraense a partir da segunda metade do século XIX, quando ocorreu uma ampliação da escola primária, antevista pelos republicanistas como instituição vocacionada a oportunizar a integração social e cultural. Os textos que compõem o livro levam a compreender diversos aspectos do livro como objeto de estudo histórico. Sua organização contribui, especialmente, para a investigação da história das gramáticas que circularam no Pará, escritas por autores paraenses, num momento em que os manuais de gramática circulavam entre o acordo da linguagem e o pensamento nacionalista - que considerava abuso ou imperfeição tudo o que estivesse fora dessa concepção de língua - e a desvinculação ao formalismo acadêmico.Livro Acesso aberto (Open Access) História oral na Amazônia: experiências e possibilidades(Fi, 2022) HOLANDA, Maicon Douglas; RAMOS JÚNIOR, Dernival Venâncio; SILVA, Idelma Santiago da; PETIT, Pere; PEREIRA, Airton dos Reis; VENÂNCIO, Sariza Oliveira Caetano; http://lattes.cnpq.br/3019723586512666; http://lattes.cnpq.br/9941464654933458; http://lattes.cnpq.br/3633222047204187; http://lattes.cnpq.br/8376409779394321; http://lattes.cnpq.br/0851732561782533; http://lattes.cnpq.br/0694162308436554Livro Acesso aberto (Open Access) Literatura e artes da Amazônia paraense: registros e investigações(Fi, 2019) SILVA, Suellen Cordovil da; SILVA, Alan Victor Flor da; VIDAL, Claudia Valeria França; http://lattes.cnpq.br/2051633811216841; http://lattes.cnpq.br/8719538106499765; http://lattes.cnpq.br/1297160868350769Este livro traz uma pequena mostra de estudos que vêm sendo realizados no campo cultural paraense, com especial destaque para a produção literária de escritores dos séculos XIX e XX que se aventuraram pelos variados gêneros, a exemplo da poesia, do conto e do romance. Convidamos os leitores tanto da região amazônica quanto de outras partes do Brasil e do mundo a conhecerem um pouco de nossa realidade por meio do trabalho de recriação de nossos artistas e escritores, bem como a compreenderem melhor seu fazer artístico por meio das propostas de análises dos pesquisadores que sobre eles se debruçam. Esperamos que esta pequena coletânea contribua para dar uma maior visibilidade às pesquisas realizadas na e sobre a região.Livro Acesso aberto (Open Access) Saberes e práticas docentes no ensino, na pesquisa e na extensão de línguas e literaturas(Fi, 2022) ALVES, Cristiane de Mesquita; BOECHAT, Fernanda Boarin; MATOS, Maria Clara Vianna Sá; CARDOSO JUNIOR, Waldemar dos Santos; http://lattes.cnpq.br/6616269685664014; http://lattes.cnpq.br/3507129885443715; http://lattes.cnpq.br/1077628252069133; http://lattes.cnpq.br/8498122848552606Este livro traz experiências concretas desenvolvidas nas áreas de língua, literatura e cultura, nos mais variados temas, quais sejam: formação de professores, pronúncia, arte, tecnologias, tradução, PEC-G, políticas linguísticas, autonomia, empatia, produção de textos escritos, motivação, complexidade, ensino de língua, ensino de literatura, leitura, inclusão, entre outros. Os trabalhos apresentados durante o II SIEPELL, e que agora fazem parte deste e-book, reverberam o fazer ciência com o intuito de conhecer, compreender, descrever, explicar e produzir conhecimentos.