Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST por Assunto "Educação"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Livro Acesso aberto (Open Access) Corporeidade e educação na roda de capoeira angola: reflexões sobre a pedagogia de Mestre Bezerra no final da década de 1990(Débora Cunha, 2020) CUNHA, Débora Alfaia daEste livro refere-se, em grande parte, a monografia de especialização em Corporeidade, Esporte e Educação, depositada em 1998, no Centro de Educação, atual Instituto de Educação (ICED), da Universidade Federal do Pará, Campus Belém. O objetivo desta publicação é evidenciar a atualidade dos valores educativos que emanam da roda de capoeira; bem como fazer um tributo aos velhos mestres, como guardiões da memória e produtores culturais relevantes. Apresenta a prática educativa de Mestre Bezerra. Assim, destaco a urgência de políticas de valorização desses mestres negros. Do reconhecimento de seu papel e importância cultural.Livro Acesso aberto (Open Access) Educação, negritude e interculturalidade: pesquisas e contribuições metodológicas(DAC, 2020) CUNHA, Débora Alfaia da; http://lattes.cnpq.br/5185243715966314Este livro reúne artigos elaborados e apresentados em diferentes eventos da área de educação por integrantes do Projeto de Extensão em ludicidade africana e afro-brasileira (LAAB/UFPA). Tais trabalhos marcam ainda o início da organização do grupo de estudo em Interculturalidade e Educação. Do ponto de vista da estrutura do livro, este apresenta 14 artigos, distribuídos em dois momentos, com sete textos cada. O primeiro, denominado “Contribuições metodológicas para a educação das relações étnico-raciais”, reúne artigos voltados à proposição de estratégias didáticas lúdicas para a educação cultural e o combate ao racismo no espaço escolar. Diferentes ações são apresentadas e debatidas nos artigos, como o uso de jogos e tabuleiros africanos; a contação de histórias da tradição africana e afro-brasileira; a literatura, a etnomatemática, o cinema e a produção de jogos digitais. A segundo parte da obra, intitulada “Pesquisas em educação e interculturalidade”, apresenta os resultados de diferentes investigações, sendo que a maioria destas focam na vivência de jovens adultos, em especial de negros, na educação superior. Apenas o último artigo foge dessa problemática, mas apresenta um debate fundamental acerca da garantia de direito à educação para os negros, tendo a revisão das cartas constitucionais como base.Livro Acesso aberto (Open Access) No chão da floresta: trabalho, educação e agroecologia na Amazônia(Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - FFLCH/USP, 2020) SOUSA, Romier da Paixão; CRUZ, Carlos Renilton Freitas; SUZUKI, Júlio César; http://lattes.cnpq.br/4322101637185188; http://lattes.cnpq.br/7656601356595473; http://lattes.cnpq.br/4360471897465420Nesta obra, os pesquisadores e autores discutem a partir de diferentes áreas de conhecimento a educação campo e sua relação com o trabalho e a agroecologia de forma transdisciplinar. Pode-se perceber que o fio condutor do livro é unir um conjunto de textos oriundo de estudos e pesquisas mostrando significativos avanços no estado da arte da educação do campo e as múltiplas possibilidades de aplicabilidade nos agroecossistemas dos territórios rurais.Livro Acesso aberto (Open Access) Pesquisas em educação e diversidade: inclusão e direito à diferença(Débora Cunha, 2022) CUNHA, Débora Alfaia da; http://lattes.cnpq.br/5185243715966314Este livro apresenta textos que versam sobre à diversidade e a inclusão no campo educativo (o que abarca a defesa de direitos das crianças, mulheres, negros, negras, pessoas com deficiência, entre outros).