Programa de Pós-Graduação em Ciências e Meio Ambiente - PPGCMA/ICEN
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Ciências e Meio Ambiente - PPGCMA/ICEN por Assunto "Educação ambiental"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Livro Acesso aberto (Open Access) Educação ambiental e sustentabilidade na Amazônia(Universidade Federal do Pará, 2017) ALVES, Claúdio Nahum; BRASIL, Davi do Socorro Barros; SIQUEIRA, Gilmar Wanzeller; SILVA, Edson Leandro de Araújo; MELO, José Douglas da Gama; REIS, Renato Hilton da SilvaO livro é resultado do II Seminário de Pesquisa em Meio Ambiente e Conservação (II SPMAC). O objetivo foi promover o encontro de pesquisadores e profissionais de instituições nacionais e internacionais de diversas áreas do conhecimento para a discussão de experiências e de perspectivas do uso de tecnologias avançadas em estudos ambientais, visando a conservação e sustentabilidade do meio ambiente. Dessa forma os eixos temático do evento deram sustentação ao tema geral do livro - Educação ambiental e sustentabilidade na Amazônia, apontando as prováveis diretrizes para o desenvolvimento deste trabalho.Livro Acesso aberto (Open Access) Educação ambiental e sustentabilidade na Amazônia - v 2(Universidade Federal do Pará, 2018) ALVES, Claúdio Nahum; LAMEIRA, Jerônimo; SILVA, José Rogério de Araújo; BRASIL, Davi do Socorro Barros; SIQUEIRA, Gilmar Wanzeller; MENESES, Carla Carolina Ferreira; SILVA, Edson Leandro de Araújo; COSTA, Clauber Henrique Souza daA Obra é resultado do III Seminário de Pesquisas em Meio Ambiente e Conservação (III SPMAC), Ciências, Tecnologia e Inovação a favor do meio ambiente, no período de 25 a 29 de Setembro de 2017. O Tema tem como principal pretensão despertar o interesse da comunidade acadêmica/cientifica e da sociedade amazônica sobre as questões ambientais. Os eixos temático sobre - Questões ambientais, sociais, éticas e morais que afligem atualmente a população que vive na região Amazônica, nortearam o tema geral proposto da respectiva obra.Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Impactos do trote ecológico implantado no campus universitário da Universidade Federal do Pará, entre 1990 a 1997: memória e percepção de um legado(2019) FERREIRA, Maria da Conceição Gonçalves; SIQUEIRA, Gilmar Wanzeller; LEÃO, Noemi Vianna Martins; ALVARES, Teresa Cristina Cardoso; REIS, Alzira Maria Ribeiro dos; WANZELLER, Milena de Lima; SIQUEIRA, Maria Alice do Socorro Lima; SANTOS, Camila Ferreira dosO Campus Universitário do Guamá sede da Universidade Federal do Pará foi instalada em uma área de várzea alagada, margeada e cortada por rios perenes, causando perda da cobertura vegetal nativa. Este estudo investiga os impactos do projeto Trote Ecológico implantado no campus no período de 1990 a 1997. A pesquisa baseouse na memória documentada ou percebida dos implementadores e servidores que vivenciaram esses trotes. Os resultados mostram o êxito do projeto quanto à arborização do campus e na mudança de comportamento da comunidade universitária em relação às ações de preservação ambiental na instituição e para além dos muros institucionais.Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Percepção ambiental e a gestão participativa dos servidores técnico-administrativos e docentes gestores do Instituto de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Federal do Pará(2019) PRESTES, Maria Ivete Rissino; SIQUEIRA, Gilmar Wanzeller; ALVARES, Teresa Cristina Cardoso; RISSINO, Jonathan Miranda; WANZELLER, Milena de Lima; SIQUEIRA, Maria Alice do Socorro LimaA pesquisa busca compreender a percepção ambiental e a gestão participativa no contexto universitário, a fim de investigar a real participação dos servidores técnicoadministrativos e professores gestores nas tomadas de decisões no Instituto de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Federal do Pará. Utilizou-se o questionário como instrumento de coleta e os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Os resultados obtidos indicaram que a ideia de usar a percepção ambiental como uma ferramenta de interdisciplinaridade aliada à prática da gestão participativa, prioriza os aspectos da abordagem teórica da gestão de recursos humanos no ICEN/UFPA.