Navegando por Assunto "Cinema"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
Livro Acesso aberto (Open Access) Coletânea Luzia Miranda Álvares de críticas cinematográficas(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2023) MARTINS, Benedita Afonso; CARVALHO, Marco Antonio Moreira; http://lattes.cnpq.br/6379814397024971; http://lattes.cnpq.br/3842805976810986Livro Acesso aberto (Open Access) Coletânea Pedro Veriano de críticas cinematográficas(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2023) MARTINS, Benedita Afonso; CARVALHO, Marco Antonio Moreira; http://lattes.cnpq.br/6379814397024971; http://lattes.cnpq.br/3842805976810986Livro Acesso aberto (Open Access) Das montanhas mineiras para as águas amazônidas: a paixão de Alexandrino Gonçalves Moreira (A.G.M.) e a cultura cinematográfica(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2023) CARVALHO, Marco Antonio MoreiraEste livro é inspirado na vida de Alexandrino Gonçalves Moreira (A.G.M.), um apaixonado cinéfilo de Itaúna-MG que desembarcou em Belém-PA no final da década de 1950. Sua paixão pelo cinema o conduziu por diversos caminhos, em diferentes cidades, e ele a compartilhou com sua família e amigos de maneira genuinamente cativante. Como seu filho, aprofundar nas pesquisas e trazer à tona suas fascinantes histórias tem sido uma jornada repleta de alegria. Algumas dessas histórias deram origem a importantes iniciativas voltadas para a promoção da cultura cinematográfica na cidade que o acolheu nos anos 1950, o que faz delas merecedoras de serem compartilhadas e celebradas.Livro Acesso aberto (Open Access) Desdobramentos das linguagens artísticas: diálogos interartes na contemporaneidade(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2020) MARTINS, Benedita Afonso; SILVA, Joel Cardoso da; http://lattes.cnpq.br/6379814397024971; http://lattes.cnpq.br/6918547599708778Este livro reúne artigos de pesquisadores das diversas linguagens do universo das artes e teve sua gênese nas aulas que, prazerosamente, nós, Bene Martins e Joel Cardoso, ministramos, por dois anos consecutivos, a disciplina Literatura, Cinema e outras Artes, para o Programa de Pós-Graduação em Artes, do Centro de Ciências da Arte, da Universidade federal do Pará. Os textos, publicados em versão impressa, 2012, agora ampliados, versão e-book, 2020, com Dossiê: Cinema e outros possíveis contrapontos, reunindo artigos de mestrandos, doutorandos e professores da casa e alguns convidados, versam, sobre temas relacionados à dramaturgia, à arte cinematográfica e às correspondências que se instauram entre as diversas modalidades artísticas. Em foco, temáticas locais e universais são tratadas sob óticas diversas, de acordo com a abordagem crítico-teórica de cada autor.Livro Acesso aberto (Open Access) Dos palcos às telas do cinema(Editora Universitária da Assessoria de Educação a Distância - EditAedi, 2015) SILVA, Joel Cardoso da; MARTINS, Benedita AfonsoEsta obra versa, na sua maioria, sobre temas relacionados à dramaturgia, a arte cinematográfica e as correspondências que se instauram entre diversas modalidades artísticas. Em foco, temáticas locais e universais são tratadas sob óticas diversas, de acordo com a abordagem crítico-teórica de cada autor.Livro Acesso aberto (Open Access) Nó de 4 pernas: a tessitura de uma experiência de teatro multimídia em Belém do Pará(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2020) LIMAH, FábioEste livro é sobre a dramaturgia de Nazareno Tourinho, a partir da análise da peça teatral Nó de 4 Pernas e dos vídeos produzidos para o espetáculo montado pelo grupo teatral Nós Encena, no formato de teatro multimídia.Livro Acesso aberto (Open Access) Recortes do cinema na Amazônia(Núcleo de Estudos das Culturas Amazônicas e Pan-Amazônicas - NEPAN, 2019) COSTA, Antonio Maurício Dias daEste livro trata da história do cinema em seu contexto amazônico, sendo um conjunto de estudos de história social das apropriações e dos usos de obras culturais. Como nas montagens de filmes, ele resulta da colagem de partes diferentes, mas que unidas formam uma totalidade coerente. Os “Recortes do Cinema na Amazônia” são estudos sobre iniciativas de produção cinematográfica e de atividade exibidora realizadas nas cidades de Belém e de Manaus ao longo do século XX. O tema Amazônico, enquanto representação socioespacial, perpassa todos os capítulos, quer como mercado exibidor. O resultado é um percurso que se inicia no final da década de 1910, com os documentários do português Silvino Santos em Manaus, e se encerra nos anos de 1980 com a especialização do Cine Ópera, em Belém, na exibição de fitas pornô hard core. A obra resulta da atividade de pesquisa de jovens profissionais e estudantes da área de História, todos vinculados à Universidade Federal do Pará e amantes críticos (se isto é possível) da sétima arte dedicada ao tema Amazônia.