Navegando por Assunto "Cultura"
Agora exibindo 1 - 12 de 12
Resultados por página
Opções de Ordenação
Livro Acesso aberto (Open Access) Andanças e cheganças(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2021) SILVA, Raimundo Piedade da; LIMA, Carina Malaquias de; COHEN, Liliam Cristina Barros; AMARAL, Paulo Murilo Guerreiro do; http://lattes.cnpq.br/8424748974632545; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784; http://lattes.cnpq.br/5838316199157068Este livro integra ações do Projeto “Arte em Toda Parte: temas transversais como colaboradores sociais”, vinculado ao Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia e ao Laboratório de Etnomusicologia da Universidade Federal do Pará. O livro é uma autobiografia do Mestre Raimundo Piedade, organizado pelos pesquisadores e o artista por meio de colaboração mútua, e favorecendo a perspectiva do próprio autor sobre sua história de vida e seu modo de ver a vida e a arte, especialmente a música. Consideramos de grande importância que sua voz e seu conhecimento sejam difundidos e valorizados. O Laboratório de Etnomusicologia da UFPA se compraz e se orgulha desta colaboração.Livro Acesso aberto (Open Access) Comunicação e cultura na Amazônia(Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia/UFPA, 2017) CASTRO, Fábio Fonseca de; AMARAL FILHO, Otacílio; LIMA, Regina Lúcia Alves de; http://lattes.cnpq.br/5700042332015787; http://lattes.cnpq.br/2605877670235703; http://lattes.cnpq.br/8158415442871989Este livro retoma a série de publicações “Comunicação, Cultura e Amazônia”,iniciada em 2010 e que, tendo o mesmo nome do Programa de Pós-graduação que a edita, deseja assinalar nosso compromisso com a investigação científica a respeito dos fenômenos sociais abrigados sob esse trinômio. Com efeito, o próprio título da obra, “Comunicação e Cultura na Amazônia”, convalida esse compromisso. Programa de Pós-graduação profundamente marcado pelo diálogo com as Ciências Sociais e pela perspectiva interdisciplinar, nos afastamos dos referenciais que defendem uma percepção essencialista dos fenômenos de natureza comunicacional. Defendemos a ideia de uma pesquisa em Comunicação ancorada nas heranças e nos incômodos das Ciências Sociais, notadamente no diálogo com a Sociologia e com a Antropologia e, portanto, na compreensão de que a Comunicação é, fundamentalmente, uma questão de natureza cultural. A essa percepção, acrescentamos o compromisso, institucionalizado por nossa universidade, de atuar, centralmente, no espaço amazônico.Livro Acesso aberto (Open Access) Comunicação midiatizada na e da Amazônia(Fundação de Amparo e Desenvolvimento de Pesquisa - FADESP/UFPA, 2011) MALCHER, Maria Ataide; SEIXAS, Netília Silva dos Anjos; LIMA, Regina Lúcia Alves de; AMARAL FILHO, OtacílioComunicação Midiatizada na e da Amazônia é o segundo volume da série Comunicação, Cultura e Amazônia, em que pesquisadores lançam sua atenção para o estudo de algum aspecto comunicacional da Amazônia brasileira. O livro está organizado em uma sequência temática encadeada - observa a presença da Amazônia na websfera, discutem a necessidade de se assumir posições para pensar a comunicação para a Amazôniana Amazônia, propõe que os seus processos comunicativos sejam vistos a partir do conceito de ecossistemas comunicacionais, compara as práticas locais de comunicação de dois territórios paraenses distintos – Baixo Amazonas e Carajás, esta obra é a continuidade a um projeto de valorização dos estudos e pesquisas acerca da comunicação na Amazô- nia.Livro Acesso aberto (Open Access) Comunicação: visualidades e diversidades na Amazônia(Fundação de Amparo e Desenvolvimento de Pesquisa - FADESP/UFPA, 2013) SEIXAS, Netília Silva dos Anjos; COSTA, Alda Cristina Silva da; COSTA, Luciana MirandaA série Comunicação, Cultura e Amazônia está voltada para os estudiosos do campo da comunicação que escolheram centrar seus esforços investigativos na Amazônia. Nesta obra, o leitor encontrará capítulos que buscam seguir uma sequência temática, passando de abordagens mais amplas a abordagens mais específicas de questões pertencentes à realidade da região Amazônica, sob o eixo da comunicação.Livro Acesso aberto (Open Access) Culturas, educação e memórias(Labour, 2021) DOMINGUES, Andrea Silva; PINTO, Benedita Celeste de Moraes; TEIXEIRA, Tatiane do Socorro Correa; GATICA, Mónica Graciela; http://lattes.cnpq.br/2400924000241808; http://lattes.cnpq.br/7489392738166786; http://lattes.cnpq.br/3961241114192066Livro Acesso aberto (Open Access) Educação, ciência e desenvolvimento da Amazônia tocantina: diálogos científicos(Campus Universitário do Tocantins - Cametá/UFPA, 2012) OLIVEIRA, José Pedro Garcia; RODRIGUES, Doriedson do Socorro; SILVA, João Batista do Carmo; MENDES, Odete da CruzO presente livro objetiva prover a socialização das pesquisas e produções de professores- pesquisadores e estudantes das diversas áreas do conhecimento, no CUNTINS; e promover a indução de novas pesquisas acerca dos desafios e problemas da Amazônia Tocantina. Nesse sentido, os textos estão estruturados em três eixos que discorrem sobre o tema Educação, Ciência e Desenvolvimento da Amazônia Tocantina.Livro Acesso aberto (Open Access) Educação, negritude e interculturalidade: pesquisas e contribuições metodológicas(DAC, 2020) CUNHA, Débora Alfaia da; http://lattes.cnpq.br/5185243715966314Este livro reúne artigos elaborados e apresentados em diferentes eventos da área de educação por integrantes do Projeto de Extensão em ludicidade africana e afro-brasileira (LAAB/UFPA). Tais trabalhos marcam ainda o início da organização do grupo de estudo em Interculturalidade e Educação. Do ponto de vista da estrutura do livro, este apresenta 14 artigos, distribuídos em dois momentos, com sete textos cada. O primeiro, denominado “Contribuições metodológicas para a educação das relações étnico-raciais”, reúne artigos voltados à proposição de estratégias didáticas lúdicas para a educação cultural e o combate ao racismo no espaço escolar. Diferentes ações são apresentadas e debatidas nos artigos, como o uso de jogos e tabuleiros africanos; a contação de histórias da tradição africana e afro-brasileira; a literatura, a etnomatemática, o cinema e a produção de jogos digitais. A segundo parte da obra, intitulada “Pesquisas em educação e interculturalidade”, apresenta os resultados de diferentes investigações, sendo que a maioria destas focam na vivência de jovens adultos, em especial de negros, na educação superior. Apenas o último artigo foge dessa problemática, mas apresenta um debate fundamental acerca da garantia de direito à educação para os negros, tendo a revisão das cartas constitucionais como base.Livro Acesso aberto (Open Access) Hiperconectados: museus, estratégias e conexões(Universidade Federal do Pará, 2019) BRITTO, Rosangela Marques de; SOUZA, José Afonso Medeiros; COSTA, Gil Vieira; LIMA, Janice Shirley Souza; VAN VELTHEM, Lucia Hussak; MOKARZEL, Marisa de Oliveira; GARCIA, Maryori Katherine Cabrita; CHARONE, Neder Roberto; MAUES, Renata de Fatima da Costa; DIAS, Susanne PinheiroO livro relata sobre às discussões temáticas pelos quais englobaram reflexões críticas acerca da instituição museu em Belém e na Amazônia, tendo como referência a produção teórico-empírica das áreas de Artes Visuais, Arqueologia, Ciência da Informação, História, Museologia e Patrimônio. Os trabalhos tiveram como eixo temático o estudo da Cultura Material e Imaterial, em especial os processos desenvolvidos em coleções, arquivos e museus de arte ou etnográficos, entre outros temas correlatos.Livro Acesso aberto (Open Access) Identidades e educação: políticas, práticas e formação de professores(EditorAbaete, 2020) BRÍCIO, Vilma Nonato de; PACHECO, José Augusto; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas; http://lattes.cnpq.br/8117409710687344; http://lattes.cnpq.br/5587350351903765; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268; http://lattes.cnpq.br/0569883383932063Livro Acesso aberto (Open Access) Linguagem e educação na Amazônia: faces e interfaces de pesquisas(Campus Universitário do Tocantins - Cametá/UFPA, 2010) SILVA, Gilmar Pereira da; RODRIGUES, Doriedson do SocorroA presente publicação permite aos estudiosos de diferentes áreas uma compreensão do funcionamento do sistema de ensino formal e informal, da formação docente, do uso e desuso da linguagem na escola, nos meios de comunicação de massa, nas manifestações culturais, religiosas e políticas.Livro Acesso aberto (Open Access) Livro de resumos do I Encontro de Pesquisa em Educação, Cultura, Linguagem e Sociedade(Univás, 2016) DOMINGUES, Andrea Silva; PINTO, Benedita Celeste de Moraes; RODRIGUES, Doriedson do Socorro; http://lattes.cnpq.br/2400924000241808; http://lattes.cnpq.br/7489392738166786; http://lattes.cnpq.br/1127076028303549; https://orcid.org/0000-0002-9264-7754; https://orcid.org/0000-0001-9450-5461; https://orcid.org/0000-0002-5120-2484Este livro apresenta os resumos do I Encontro de Pesquisa em Educação, Cultura, Linguagem e Sociedade, que teve como objetivo discutir pesquisas que historicizam os modos de significar as minorias em suas diferentes acepções e de compreender preconceitos e discriminações que afetam uma parcela significativa da sociedade, compreendendo diferentes discursos que circularam na história de nossa sociedade. Trata-se, pois, de analisar, através do funcionamento da linguagem, processos de identificação, estigmatização e discriminação que instalam e afetam as minorias sociais bem como as políticas públicas implantadas na direção desses processos, seja para homologá-los, seja para inibi-los.Livro Acesso aberto (Open Access) Preferem-se português(as): trabalho, cultura e movimento social em Belém do Pará (1885-1914)(Editora Universitária da Assessoria de Educação a Distância - EditAedi, 2016) FONTES, Edilza Joana OliveiraEsta obra objetivo discutir temas como imigra E o estudo de imigrantes portugueses pobres, trabalhadores de pequenos estabelecimentos em um período específico da história de Belém, capital do Pará, na virada do século XIX para o XX.ção, processo de trabalho e formação da classe operária em Belém.