Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo no Livro Aberto
  • Livros
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Enfermagem transcultural"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Capítulo de LivroAcesso aberto (Open Access)
    Inclusão de população indígena e os desafios para prática docente hospitalar em enfermagem no ensino superior: relato de experiência
    (2019) LIMA, Edileuza Nunes; POLARO, Sandra Helena Isse; TAVARES, Roseneide dos Santos; SOUZA, Carlos Benedito Marinho
    A atuação docente na formação do enfermeiro perpassa não somente pelo ato de ensinar ou transferir conhecimentos, mas sim em um ambiente teórico- prático que permita ao acadêmico de Enfermagem o desenvolvimento da capacidade critico reflexivo, tendo como base a metodologia da problematização. O Trabalho teve como objetivo relatar a experiência relacionada aos desafios enfrentados pelo docente na pratica hospitalar em enfermagem no ensino superior com discentes indígena; Identificar as praticas hospitalares que teriam maiores implicações no contexto do ensino- aprendizagem com discentes indígena. O cenário da experiência envolveu o ambiente hospitalar, diante do desenvolvimento teórico- prático do Componente Curricular Médico- Cirúrgico. Resultando em condições de ansiedade, medo, angustia por parte do docente quando exercer função supervisão no desempenho das práticas de cuidados assistenciais por acadêmico indígena. As observações permitiram compreender que os discentes indígenas demonstram fragilidades não na formação mas pelos valores culturais. Competindo ao enfermeiro docente desenvolver competências e habilidades para permitir que esse cenário seja vivenciado pelo acadêmico indígena de enfermagem, permitindo a inclusão do mesmo e superar os desafios do ensino-aprendizagem, sendo flexível, sem exceder em métodos avaliativos rigorosos e respeitando a transculturalidade acadêmica.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em contato
Brasão UFPA