Navegando por Assunto "Ensino - Aprendizagem"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
Livro Acesso aberto (Open Access) O Aluno mediador(Editora Universitária da Assessoria de Educação a Distância - EditAedi, 2014) CUNHA, Ana Lygia AlmeidaEste trabalho possui como objetivo investigar a mediação semiótico-pedagógica por meio da identificação de ações mediadoras desempenhadas por alunos-professores em um fórum de discussão de um curso semipresencial de especialização. Neste trabalho, pretendo também apresentar o resultado de reflexões sobre as condições em que se dá o ensino-aprendizagem em cursos online, mais especificamente das funções e da importância do fórum de discussão nesse contexto. Para isso, tornou-se de extrema importância a investigação da produção de autores voltados para o tema.Livro Acesso aberto (Open Access) Anais [da] III Jornada do Curso de Letras do Campus Universitário do Tocantins/Cametá: língua, literatura e outras linguagens: sujeitos, objetos e ensino na Amazônia(Campus Universitário do Tocantins - Cametá/UFPA, 2011) RODRIGUES, Doriedson do Socorro; LOPES, Jorge DominguesEsta Jornada pretende atuar ainda como um amálgama entre o que se produz em termos de conhecimento e o que a sociedade vem produzindo em termos de saberes experienciais no ensino-aprendizagem de língua, bem como para processos de leitura em que estão envolvidos os sujeitos escolares ou não, atentando-se para questões de letramento no Brasil, mas também, e sobretudo, nos municípios onde há campi da UFPA.Livro Acesso aberto (Open Access) Anais do VI SERGEL: Seminário Regional de Geossociolinguística: Pesquisa variacionista, educação e informática: ampliando as fronteiras da formação em letras na Amazônia(Universidade Federal do Pará, 2017) RAZKY, Abdelhak; OLIVEIRA, Marilucia Barros de; LIMA, Alcides Fernandes deEsta obra apresenta textos do VI Seminário Regional de Geossociolinguística. projeto que está vinculado ao Instituto de Letras e Comunicação (ILC) da Universidade Federal do Pará (UFPA). A temática tem como foco promover um fórum ampliado de discussão e divulgação de pesquisas sobre a diversidade linguística e o ensino de língua, pondo em evidência a necessidade de domínio, pelos professores e profissionais da área de letras, de ferramentas computacionais que possibilitem uma melhor atuação desses profissionais, seja na pesquisa, seja em sala de aula.Livro Acesso aberto (Open Access) Diálogos sobre inclusão escolar e ensino aprendizagem da libras e língua portuguesa como segunda língua para surdos(Universidade Federal do Pará, 2016) LOBATO, Huber Kline Guedes; SILVA, Lucival Fábio Rodrigues da; FIGUEIREDO, Daiane PinheiroEste livro é uma produção do Projeto de intervenção metodológica intitulado “O processo ensino - aprendizagem da Libras e a formação de professores: saberes e perspectivas”. O livro está composto de 12 artigos oriundos de estudos e pesquisas de professores e acadêmicos da Universidade Federal do Pará (UFPA).Livro Acesso aberto (Open Access) Educação sem fronteiras na Amazônia: trajetória e perspectivas da educação a distância da ufpa(Universidade Federal do Pará, 2010) LEITE, Selma Dias; MALCHER, Maria Ataide; SEIXAS, Netília Silva dos Anjos; PAULA, Leandro Raphael Nascimento deEste livro integra o material multimídia que conta a trajetória da educação a distância na Universidade Federal do Pará e está dividido em quatro partes principais. Em um primeiro momento, o livro apresenta o contexto de implantação da educação a distância da instituição no início da década de 1990, os aspectos que motivaram a implantação da EaD de modo pioneiro no país, as primeiras experiências da instituição. Na segunda parte, são apresentadas as ações que permitiram a institucionalização da proposta na UFPA. Na terceira parte do livro, o leitor confere de modo detalhado o processo de implantação dos cursos ofertados pela instituição na modalidade a distância, em nível de graduação e especialização. Ao final do livro, há um capítulo aberto, em que os autores iniciaram o registro das possibilidades e perspectivas da educação a distância na UFPA nos próximos anos.Livro Acesso aberto (Open Access) Instrumentação para o ensino de química: pressupostos e orientações teóricas e experimentais(Universidade Federal do Pará, 2011) SOUZA, Jorge Raimundo da TrindadeA intencionalidade deste livro é oferecer aos alunos, textos de referências para a sua formação que contenham subsídios formativos relacionados ao campo dos saberes pedagógicos e científicos. Em seus capítulos são discutidas as dimensões conceitual, procedimental e atitudinal de conteúdos de Química, principalmente os princípios pedagógicos dos vários tipos de atividades que são utilizados como instrumentos para o ensino de Química, essenciais na ação educativa e basilares na prática de ensino do professor.