Navegando por Assunto "Ensino e aprendizagem"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Livro Acesso aberto (Open Access) Anais do V Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia(Programa de Pós-Graduação em Letras/UFPA, 2016) FACUNDES, Sidney da Silva; FAIRCHILD, Thomas Massao; NEVES, Ivânia do Santos; FREITAS, Marília Fernanda Pereira de; PADOVANI, Bruna Fernanda Soares de LimaOs trabalhos apresentados abordam o ensino-aprendizagem do português e os estudos pragmático-discursivos também do português brasileiro.Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Estradas, florestas, igarapés e sala de aula e outros espaços: lugares de aprender e ensinar na Amazônia(2015) BARROS, Flávio BezerraFolheto Acesso aberto (Open Access) Ousadas: uma experiência com a ABPj(Editora Universitária da Assessoria de Educação a Distância - EditAedi, 2020) VASCONCELOS, Andreza Jackson de; ROCHA, Helena do Socorro Campos da; ALBUQUERQUE, Luciana Pereira; RODRIGUES, Rosa Maria Siqueira de CarvalhoAs OuSADAs – uma experiência com a ABPj é um Diário de Bordo no formato de História em Quadrinhos Digital (HQD), que narra de maneira criativa os principais acontecimentos no decorrer do desenvolvimento do subprojeto “OuSADAs em: a busca por inovação no Projeto Metodologias de Aprendizagem Ativa do PCNA para o Curso de Engenharia Civil da UFPA”. A HQD é um produto da experiência com a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj) vivenciada por quatro discentes durante a disciplina “Métodos e Técnicas Inovadoras de Ensino e Aprendizagem” do Mestrado Profissional em Ensino do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da Universidade Federal do Pará (UFPA). A HQD é dividida em três episódios, cada um contempla uma etapa do subprojeto. O 1° episódio nomeado de “A Descoberta” narra o percurso inicial das mestrandas em busca de projetos inovadores na UFPA, e como foram levadas até o Projeto PET Medicina e Enfermagem do Instituto de Ciências Biológicas (ICB-UFPA). O 2° episódio intitulado “A Reviralvolta” apresenta a continuidade da aventura vivenciada pelas OuSADAs, bem como as dificuldades que estas encontraram ao se verem impossibilitadas de continuar a sua pesquisa junto ao PET Medicina e Enfermagem, devido alguns contratempos. Diante deste desafio, elas precisaram recomeçar a caminhada do zero, o que ocasionou uma verdadeira reviravolta em todo o percurso até ali traçado. Tal esforço teve recompensa quando as mestrandas localizaram o Programa de Cursos de Nivelamento da Aprendizagem (PCNA). O 3° episódio “O encontro com a inovação?” narra a conclusão da aventura vivenciada pelas OuSADAs e tudo que elas experimentaram no ITEC ao analisarem o Projeto Metodologias de Aprendizagem Ativa do PCNA para o Curso de Engenharia Civil da UFPA e os significativos benefícios deste para os discentes, monitores e docentes envolvidos.