Navegando por Assunto "Ensino-aprendizagem"
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Livro Acesso aberto (Open Access) Ensino-aprendizagem da língua portuguesa I(Editora Universitária da Assessoria de Educação a Distância - EditAedi, 2014) FAIRCHILD, Thomas MassaoEste livro Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa I é uma disciplina que faz parte do quinto módulo do Curso de Licenciatura em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa - na Modalidade a Distância. Trata-se de uma disciplina de 102 horas, cujo conteúdo é apresentado em quatro unidades. Nesta disciplina estudaremos a relevância e as implicações das diferentes concepções de língua e as diferentes abordagens da língua em sala de aula. Discutiremos as questões relativas ao ensino da leitura, da escrita, da oralidade e da gramática; às relações pedagógicas e à organização do trabalho docente; às instituições de ensino e à delimitação de programas de ensino.Livro Acesso aberto (Open Access) Geografia física e geotecnologias: propostas de ensino-aprendizagem(Fi, 2021) DE PAULA, Eder Mileno Silva; ALBUQUERQUE, Emanuel Lindemberg Silva; http://lattes.cnpq.br/8647718165947306; http://lattes.cnpq.br/5859482470227942; https://orcid.org/0000-0002-6895-2126; https://orcid.org/0000-0003-3051-3301Este livro trata do ensino-aprendizagem em Geografia Física e Geotecnologias, sendo assim os nove textos colecionados e organizados no livro são esforços de ensino-aprendizagem desprendidos no âmbito de projetos e programas de ensino, pesquisa e extensão vinculados à Universidade Federal do Pará – Campus Universitário de Altamira, de Ananindeua e de Belém, à Universidade Federal do Piauí, à Universidade Estadual de Pernambuco, ao Instituto Federal de Tocantins, à Universidade Estadual do Ceará e à Universidade Federal do Sudeste do Pará.Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Inclusão de população indígena e os desafios para prática docente hospitalar em enfermagem no ensino superior: relato de experiência(2019) LIMA, Edileuza Nunes; POLARO, Sandra Helena Isse; TAVARES, Roseneide dos Santos; SOUZA, Carlos Benedito MarinhoA atuação docente na formação do enfermeiro perpassa não somente pelo ato de ensinar ou transferir conhecimentos, mas sim em um ambiente teórico- prático que permita ao acadêmico de Enfermagem o desenvolvimento da capacidade critico reflexivo, tendo como base a metodologia da problematização. O Trabalho teve como objetivo relatar a experiência relacionada aos desafios enfrentados pelo docente na pratica hospitalar em enfermagem no ensino superior com discentes indígena; Identificar as praticas hospitalares que teriam maiores implicações no contexto do ensino- aprendizagem com discentes indígena. O cenário da experiência envolveu o ambiente hospitalar, diante do desenvolvimento teórico- prático do Componente Curricular Médico- Cirúrgico. Resultando em condições de ansiedade, medo, angustia por parte do docente quando exercer função supervisão no desempenho das práticas de cuidados assistenciais por acadêmico indígena. As observações permitiram compreender que os discentes indígenas demonstram fragilidades não na formação mas pelos valores culturais. Competindo ao enfermeiro docente desenvolver competências e habilidades para permitir que esse cenário seja vivenciado pelo acadêmico indígena de enfermagem, permitindo a inclusão do mesmo e superar os desafios do ensino-aprendizagem, sendo flexível, sem exceder em métodos avaliativos rigorosos e respeitando a transculturalidade acadêmica.