Navegando por Assunto "Musicologia"
Agora exibindo 1 - 9 de 9
Resultados por página
Opções de Ordenação
Livro Acesso aberto (Open Access) Anais da V Jornada de Etnomusicologia e III Colóquio Amazônico de Etnomusicologia(Universidade Federal do Pará, 2018) CHADA, Sonia Maria Moraes; COHEN, Líliam Barros; COUCEIRO, Adriana Clairefont Melo; BONILLA, Marcus Facchin; AMARAL, Paulo Murilo Guerreiro do; FAÇANHA, Tainá Maria Magalhães; http://lattes.cnpq.br/1004865944722134; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784; http://lattes.cnpq.br/1004865944722134; http://lattes.cnpq.br/2714284008542070; http://lattes.cnpq.br/5838316199157068; http://lattes.cnpq.br/0199836244570039Livro Acesso aberto (Open Access) Anais da VI Jornada de Etnomusicologia e IV Colóquio Amazônico de Etnomusicologia(Laboratório de Etnomusicologia - LABETNO/UFPA, 2019) COUCEIRO, Adriana Clairefont Melo; COHEN, Líliam Barros; AMARAL, Paulo Murilo Guerreiro do; CHADA, Sonia Maria Moraes; BONILLA, Marcus Facchin; LAGO, Jorgete Maria Portal; FAÇANHA, Tainá Maria Magalhães; http://lattes.cnpq.br/1004865944722134; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784; http://lattes.cnpq.br/5838316199157068; http://lattes.cnpq.br/1004865944722134; http://lattes.cnpq.br/2714284008542070; http://lattes.cnpq.br/2015078911499097; http://lattes.cnpq.br/0199836244570039Livro Acesso aberto (Open Access) Anais da VII Jornada de Etnomusicologia e V Colóquio Amazônico de Etnomusicologia(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2021) COUCEIRO, Adriana Melo; COHEN, Líliam Cristina Barros; BONILLA, Marcus Facchin; FAÇANHA, Tainá Magalhães; http://lattes.cnpq.br/9389332498385190; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784; http://lattes.cnpq.br/2714284008542070; http://lattes.cnpq.br/0199836244570039Livro Acesso aberto (Open Access) Anais da VIII Jornada de Etnomusicologia e VI Colóquio Amazônico de Etnomusicologia(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2021) CHADA, Sonia Maria Moraes; COHEN, Líliam Cristina Barros; COUCEIRO, Adriana Clairefont Melo; BONILLA, Marcus Facchin; ESTUMANO, Jucélia da Cruz; AMARAL, Paulo Murilo Guerreiro do; FAÇANHA, Tainá Maria Magalhães; MORAES, Tirsa Lais de Oliveira Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/1004865944722134; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784; http://lattes.cnpq.br/9389332498385190; http://lattes.cnpq.br/2714284008542070; http://lattes.cnpq.br/0853464262031433; http://lattes.cnpq.br/5838316199157068; http://lattes.cnpq.br/0199836244570039; http://lattes.cnpq.br/2812093069201441Livro Acesso aberto (Open Access) Anais da X Jornada de Etnomusicologia e VIII Colóquio Amazônico de Etnomusicologia(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2023) CHADA, Sonia Maria Moraes; COHEN, Líliam Cristina Barros; COUCEIRO, Adriana Clairefont Melo; ESTUMANO, Jucélia da Cruz; http://lattes.cnpq.br/1004865944722134; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784; http://lattes.cnpq.br/9389332498385190; http://lattes.cnpq.br/0853464262031433Livro Acesso aberto (Open Access) Atas do 1º Encontro Brasileiro de Documentação Musical e Musicologias(Editora da Escola de Música da UFPA, 2021) DUARTE, Fernando Lacerda Simões; http://lattes.cnpq.br/4412726528039535; https://orcid.org/0000-0001-7506-5413As Atas do evento trazem trabalhos completos, resumos simples e expandidos referentes aos trabalhos apresentados no 1° Encontro Brasileiro de Documentação Musical e Musicologias. As palestras foram registradas também no canal do DoMus – Laboratório de Documentação Musical da UFPA no Youtube, cujo endereço se encontra no expediente desta publicação.Livro Acesso aberto (Open Access) Atas do II Encontro Brasileiro de Documentação Musical e Musicologias(Editora da Escola de Música da UFPA, 2022) DUARTE, Fernando Lacerda Simões; http://lattes.cnpq.br/4412726528039535; https://orcid.org/0000-0001-7506-5413Livro Acesso aberto (Open Access) Caderno de resumos e anais do 47° Encontro de Artes de Belém(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2020) DUARTE, Fernando Lacerda Simões; BRANDÃO, Cristian de Paula; http://lattes.cnpq.br/4412726528039535; http://lattes.cnpq.br/7781533749245793; https://orcid.org/0000-0001-7506-5413; https://orcid.org/0000-0001-9480-5974Este livro apresenta os resultados oriundos de projetos baseados em edição e transcrição musical voltados, mormente, à Amazônia, seus ritmos e seus músicos, de maneira ainda mais particular, à música produzida e praticada no estado do Pará. Pesquisas e atividades de extensão voltadas às práticas musicais coletivas e grupos instrumentais também integram os anais e caderno de resumos – o Sarauparauara, voltado à música do Pará, grupos de instrumentos de cordas friccionadas e de flautas –, assim como estudos voltados aos instrumentos musicais, seus usos e histórias, sejam eles de teclados ou de sopros, das famílias das madeiras e metais: pianos históricos e seu impacto na construção da performance, a história da clarineta no Pará, o uso do trompete em um repertório musical contemporâneo e projetos voltados aos instrumentos graves de sopro de metal exemplificam a diversidade timbrística e de abordagens do universo explorado. A relação entre música e religião também é revelada nos âmbitos do catolicismo romano e da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, além de um projeto abrangente que tem por objetivo o mapeamento de acervos e estudo de fontes referentes à atividade musical em diferentes segmentos religiosos. Finalmente, distintos fazeres musicais relacionados à inserção profissional de discentes dos cursos técnicos, mas também à difusão cultural por meio de recitais.Livro Acesso aberto (Open Access) Laboratório de Etnomusicologia da UFPA (LABETNO): panorama das pesquisas em música na atualidade(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2021) COHEN, Líliam Cristina Barros; ESTUMANO, Jucélia da Cruz; MAIA, Gilda Helena Gomes; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784; http://lattes.cnpq.br/0853464262031433; http://lattes.cnpq.br/2484981352467739O presente livro oferece um panorama das pesquisas realizadas no Laboratório de Etnomusicologia, não em sua totalidade, porém, em um número significativo e que nos permite observar a diversidade temática e de problemáticas abordadas. A primeira sessão do livro, denominada Práticas Musicais, agrega artigos que, dentre outras características, foram desenvolvidos sob o método etnográfico e/ou buscam compreender modos de fazer música em determinado tempo e espaço. Em sua maioria vinculados aos projetos guarda-chuva “Práticas Musicais do Pará”, desenvolvido pela profª Drª Sonia Chada, e ao projeto “Música e Sociedade na Amazônia”, desenvolvido pela profª Drª Líliam Barros Cohen, focalizam os modos de pensar e fazer música na região amazônica. A segunda sessão abrange pesquisas que se desdobram sobre acervos de música, metodologias arquivísticas e documentais, bem como o acesso e visibilização a essas memórias sobre as práticas musicais da região. Constituem mais uma vertente dos projetos guarda- -chuva referidos acima e corroboram com a interdisciplinaridade e diálogos entre áreas afins no campo da pesquisa em música.