ICA - Instituto de Ciências da Arte
URI Permanente desta comunidade
O Instituto de Ciências da Arte (ICA) foi criado em fevereiro de 2006, a partir da reunião de cursos e atividades artísticas do Núcleo de Arte e do Departamento de Arte do antigo Centro de Letras e Artes. Mas a história dos cursos de Artes na UFPA remonta a 1962, quando foi criado o curso de Teatro. No ano seguinte foi criado o de Música. Em 1968, foram implantadas as atividades de Dança. Em 1974 surgiu a primeira graduação na área, com o curso de Educação Artística / Habilitação em Artes Plásticas e, em 1991, a Habilitação em Música. O Programa de Pós-Graduação em Artes foi implantado em 2009.
Navegar
Navegando ICA - Instituto de Ciências da Arte por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 94
Resultados por página
Opções de Ordenação
Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Afroindígena(2016) PACHECO, Agenor SarrafCapítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Amador, Zélia: contribuições à dimensão pedagógica do cinema negro(2021) MELO, Ana Claudia da Cruz; SILVA, Carmen Lucia Souza daCapítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Amazoniana, uma coleção em processo na Amazônia(2019) MANESCHY, Orlando FrancoEste artigo pretende traçar um panorama dos processos curatoriais e documentais empreendidos ao longo da instauração da Coleção Amazoniana de Arte da Universidade Federal do Pará e seus desdobramentos em sistemas internos de pesquisa e externos na extravasão para o público, compreendendo que as ações curatoriais em uma coleção atravessam para o público, compreendendo que as ações curatoriais em uma coleção atravessam distintos aspectos que ultrapassam o evento exposição, amplificando-se em procedimentos variados de trabalho. Filosofia, teoria da arte, teoria museológica e antropologia são ativadas no processo de trabalho e servem como chaves para a compreensão das múltiplas situações que envolvem esse processo curatorial no período de 2010 a 2017.Livro Acesso aberto (Open Access) Anais da II Jornada de Etnomusicologia(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2015) CHADA, Sonia Maria Moraes; COHEN, Líliam Barros; LIMA, Carina Malaquias de; SMITH, Ricardo Augusto Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1004865944722134; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784; http://lattes.cnpq.br/8424748974632545; http://lattes.cnpq.br/0173165382947352Livro Acesso aberto (Open Access) Anais da III Jornada de Etnomusicologia(Universidade Federal do Pará, 2017) CHADA, Sonia Maria Moraes; COHEN, Líliam Barros; COUCEIRO, Adriana Clairefont Melo; AMARAL, Paulo Murilo Guerreiro do; FAÇANHA, Tainá Maria Magalhães; http://lattes.cnpq.br/1004865944722134; http://lattes.cnpq.br/1004865944722134; http://lattes.cnpq.br/5838316199157068; http://lattes.cnpq.br/0199836244570039Livro Acesso aberto (Open Access) Anais da IV Jornada de Etnomusicologia(Universidade Federal do Pará, 2017) CHADA, Sonia Maria Moraes; COHEN, Líliam Barros; COUCEIRO, Adriana Clairefont Melo; AMARAL, Paulo Murilo Guerreiro do; FAÇANHA, Tainá Maria Magalhães; http://lattes.cnpq.br/1004865944722134; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784; http://lattes.cnpq.br/1004865944722134; http://lattes.cnpq.br/5838316199157068; http://lattes.cnpq.br/0199836244570039Livro Acesso aberto (Open Access) Anais da V Jornada de Etnomusicologia e III Colóquio Amazônico de Etnomusicologia(Universidade Federal do Pará, 2018) CHADA, Sonia Maria Moraes; COHEN, Líliam Barros; COUCEIRO, Adriana Clairefont Melo; BONILLA, Marcus Facchin; AMARAL, Paulo Murilo Guerreiro do; FAÇANHA, Tainá Maria Magalhães; http://lattes.cnpq.br/1004865944722134; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784; http://lattes.cnpq.br/1004865944722134; http://lattes.cnpq.br/2714284008542070; http://lattes.cnpq.br/5838316199157068; http://lattes.cnpq.br/0199836244570039Livro Acesso aberto (Open Access) Anais da VI Jornada de Etnomusicologia e IV Colóquio Amazônico de Etnomusicologia(Laboratório de Etnomusicologia - LABETNO/UFPA, 2019) COUCEIRO, Adriana Clairefont Melo; COHEN, Líliam Barros; AMARAL, Paulo Murilo Guerreiro do; CHADA, Sonia Maria Moraes; BONILLA, Marcus Facchin; LAGO, Jorgete Maria Portal; FAÇANHA, Tainá Maria Magalhães; http://lattes.cnpq.br/1004865944722134; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784; http://lattes.cnpq.br/5838316199157068; http://lattes.cnpq.br/1004865944722134; http://lattes.cnpq.br/2714284008542070; http://lattes.cnpq.br/2015078911499097; http://lattes.cnpq.br/0199836244570039Livro Acesso aberto (Open Access) Anais da VII Jornada de Etnomusicologia e V Colóquio Amazônico de Etnomusicologia(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2021) COUCEIRO, Adriana Melo; COHEN, Líliam Cristina Barros; BONILLA, Marcus Facchin; FAÇANHA, Tainá Magalhães; http://lattes.cnpq.br/9389332498385190; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784; http://lattes.cnpq.br/2714284008542070; http://lattes.cnpq.br/0199836244570039Livro Acesso aberto (Open Access) Anais da VIII Jornada de Etnomusicologia e VI Colóquio Amazônico de Etnomusicologia(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2021) CHADA, Sonia Maria Moraes; COHEN, Líliam Cristina Barros; COUCEIRO, Adriana Clairefont Melo; BONILLA, Marcus Facchin; ESTUMANO, Jucélia da Cruz; AMARAL, Paulo Murilo Guerreiro do; FAÇANHA, Tainá Maria Magalhães; MORAES, Tirsa Lais de Oliveira Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/1004865944722134; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784; http://lattes.cnpq.br/9389332498385190; http://lattes.cnpq.br/2714284008542070; http://lattes.cnpq.br/0853464262031433; http://lattes.cnpq.br/5838316199157068; http://lattes.cnpq.br/0199836244570039; http://lattes.cnpq.br/2812093069201441Livro Acesso aberto (Open Access) Anais da X Jornada de Etnomusicologia e VIII Colóquio Amazônico de Etnomusicologia(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2023) CHADA, Sonia Maria Moraes; COHEN, Líliam Cristina Barros; COUCEIRO, Adriana Clairefont Melo; ESTUMANO, Jucélia da Cruz; http://lattes.cnpq.br/1004865944722134; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784; http://lattes.cnpq.br/9389332498385190; http://lattes.cnpq.br/0853464262031433Livro Acesso aberto (Open Access) [Anais do ] IX Seminário internacional de dramaturgia amazônida(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2019) MARTINS, Benedita Afonso; CHARONE, Olinda Margaret; MAUÉS, Marton Sergio Moreira; http://lattes.cnpq.br/6379814397024971; http://lattes.cnpq.br/6158077424278917; http://lattes.cnpq.br/7788085281871242Este livro apresenta os resultados do IX Seminário Internacional de Dramaturgia Amazônida. Os textos são de Nereide Santiago, dramaturga homenageada, proferiu a palestra de abertura, Autorretrato de uma dramaturgia: mito e história, cotidiano e violência, a partir de suas peças teatrais. Victor Nóvoa, apresentou A dramaturgia como disparadora de acontecimentos conviviais, uma das frentes de seu trabalho como dramaturgo; Ermínia Silva, sobre Circo-teatro e suas dramaturgias; Ricardo Cabaça, discorreu sobre um dos seus temas como dramaturgo, Criar a realidade do futuro através da dramaturgia do presente; Ananda Machado, trouxe um pouco de sua experiência com a produção de textos para a cena, praticada com os índios: Esenumenkanto para’se (lugar de assistir algo) Dramaturgia criada nas aulas de línguas e culturas Macuxi e Wapichana. Além disso, apresenta os dossiês dos espetáculos: Manifesto: Pauta Negra, A vingança de Ringo, Curupirá e Meu amigo inglês.Livro Acesso aberto (Open Access) Anais do I Colóquio Latino-Americano de Antropologia da Dança(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2024) CAMARGO, Giselle Guilhon Antunes; COHEN, Líliam Cristina Barros; COCCARO, Luciane Moreau; NORONHA, Márcio Pizarro; ACSELRAD, Maria; AMARAL, Paulo Murilo Guerreiro do; http://lattes.cnpq.br/2551648142775344; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784; http://lattes.cnpq.br/6094453636582692; http://lattes.cnpq.br/2875707762585409; http://lattes.cnpq.br/8545891392846673; http://lattes.cnpq.br/5838316199157068Livro Acesso aberto (Open Access) Anais do I e II Congresso Interinstitucional de Canto Coral(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2021) OWTAKE, Cristina Mami; Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciência e Arte (ICA)Este Anais é resultado da produção científica acadêmica que traz um panorama das pesquisas relacionada com a prática vocal. Na 1ª edição em 2018, trouxe o tema “Inovação, tradição e criação no Canto Coral: ressignificação da prática vocal em diversos espaços educacionais e sociais” e concentrou quatro trabalhos de alunos das duas instituições de ensino superior do Pará trazendo experiências das práticas vocais em contextos formais de ensino e em outros espaços e temáticas emergentes em práticas vocais. A 2ª edição teve como tema “Cantos na Amazônia: Diálogos Interculturais” e reuniu sete trabalhos científicos abordando aspectos relacionados aos métodos de ensaios, instituições presentes, repertórios, performances, vinculação com a cultura popular, aspectos pedagógicos e desafios impostos pela pandemia provocada pelo Covid-19 no ano de 2020. Esta edição traz também oito arranjos de diversos níveis de dificuldade resultante da oficina online de Arranjo para Canto Coral ministrado pelo Professor Ediel Sousa.Livro Acesso aberto (Open Access) Anais do I Encontro de Educação profissional dos cursos técnicos em dança da ETDUFPA 2020(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2022) CARDOSO, Ana Cristina Freire; MENDES, Ana Flávia; JASTES, Éder Robson Mendes; LEAL, Eleonora Ferreira; TEIXEIRA, Érika Gomes; BRÍGIDA, Gabrielly Albuquerque Pereira Santa; RODRIGUES, Glaíse de Nazaré Ramos Bastos; DERGAN, João Carlos Cunha; KELLERMANN, Mariana Marques; FERREIRA, Mayrla Andrade; RODRIGUES, Renata Duarte de Souza; ROSÁRIO, Rosana Lobo; http://lattes.cnpq.br/2890275947733758; http://lattes.cnpq.br/6144243746546776; http://lattes.cnpq.br/4487469034231133; http://lattes.cnpq.br/5518232863247974; http://lattes.cnpq.br/9466840297559561; http://lattes.cnpq.br/5402370558457601; http://lattes.cnpq.br/7505098170786939; http://lattes.cnpq.br/7831763767851216; http://lattes.cnpq.br/0761270162072977; http://lattes.cnpq.br/3654924974448971; http://lattes.cnpq.br/9322775843548966; http://lattes.cnpq.br/1019338730295362Este livro celebra o I Encontro de Educação Profissional dos Cursos Técnicos em Dança, criado e desenvolvido por professores, técnicos administrativos e pedagoga da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará – ETDUFPA. Em meio a um ano pandêmico, impôs-se a necessidade de realizar um evento acadêmico totalmente virtual, a fim de garantir um espaço para o debate relacionado à pesquisa, ao ensino e à extensão no campo da dança e à interface com outras áreas do conhecimento.Livro Acesso aberto (Open Access) [Anais do] VII Seminário Internacional de Dramaturgia Amazônida(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2017) MARTINS, Benedita Afonso; CHARONE, Olinda MargaretEste livro apresenta cinco textos do VII Seminário Internacional de Dramaturgia Amazônida. Neste evento foram realizadas seis palestras, cada qual ao seu modo, enfatizou a importância da escrita para a cena, retomando a epígrafe de Sampaio, uma escrita voltada às pessoas. Assim, caberia ao dramaturgo e ao ator “inventarem em conjunto como é uma pessoa”. Neste, o homenageado foi o dramaturgo Francisco A. Carlos de Almeida. Artista/pesquisador de teatro (Projeto Rede Indígena).Livro Acesso aberto (Open Access) Andanças e cheganças(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2021) SILVA, Raimundo Piedade da; LIMA, Carina Malaquias de; COHEN, Liliam Cristina Barros; AMARAL, Paulo Murilo Guerreiro do; http://lattes.cnpq.br/8424748974632545; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784; http://lattes.cnpq.br/5838316199157068Este livro integra ações do Projeto “Arte em Toda Parte: temas transversais como colaboradores sociais”, vinculado ao Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia e ao Laboratório de Etnomusicologia da Universidade Federal do Pará. O livro é uma autobiografia do Mestre Raimundo Piedade, organizado pelos pesquisadores e o artista por meio de colaboração mútua, e favorecendo a perspectiva do próprio autor sobre sua história de vida e seu modo de ver a vida e a arte, especialmente a música. Consideramos de grande importância que sua voz e seu conhecimento sejam difundidos e valorizados. O Laboratório de Etnomusicologia da UFPA se compraz e se orgulha desta colaboração.Livro Acesso aberto (Open Access) Arqueologia musical amazônica: catálogo de instrumentos tapajônicos e marajoaras pré-cabralinos do Museu Paraense Emílio Goeldi(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2021) COHEN, Líliam Cristina Barros; VENTURIERI, Leonardo VieiraEste catálogo tem como objetivo disponibilizar à sociedade em geral o conhecimento sobre os vestígios sonoros das culturas ameríndias que residiam na região do Tapajós e Marajó, em períodos anteriores ao início da colonização na Amazônia, e também referente aos primeiros séculos da presença dos colonizadores na região. É possível observar aspectos referentes à tecnologia de fabricação, bem como materiais e perícia relacionada ao resultado acústico.Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Arte da voz e do corpo: poéticas de narradores urbanos de Melgaço(2018) VIEGAS, Jurema do Socorro Pacheco; PACHECO, Agenor SarrafLivro Acesso aberto (Open Access) Arte pública no Brasil: convergências e dissensos(Instituto de Artes/UNICAMP, 2022) FUREGATTI, Sylvia Helena; BASSANI, Thiago Samuel; SEQUEIRA, Alexandre Romariz; http://lattes.cnpq.br/2868485191032212; http://lattes.cnpq.br/4621887398114794; http://lattes.cnpq.br/0763555042066498O seminário propôs-se a discutir recortes temáticos voltados a analisar “convergências e dissensos” no estudo da arte pública no Brasil, considerando a problemática da permanência física e simbólica do patrimônio cultural do passado, tanto quanto a mobilidade dos eventos artísticos e sociais que configuram o espaço público dos centros urbanos da atualidade.