Navegando por Tipo de Documento "Livro"
Agora exibindo 1 - 20 de 337
Resultados por página
Opções de Ordenação
Livro Acesso aberto (Open Access) 24 prelúdios op. 28 de Frédéric Chopin: estudo sobre a interpretação da obra(Editora da Escola de Música da UFPA, 2023) AFFONSO, Gabriella de MattosLivro Acesso aberto (Open Access) 30 anos do Campus Marajó-Breves (UFPA)(Campus Universitário do Marajó-Breves - CUMB/UFPA, 2021) RODRIGUES, Ronaldo de Oliveira; AMARAL, Sônia Maria Pereira do; http://lattes.cnpq.br/1573942492848983; http://lattes.cnpq.br/5545758647257549; https://orcid.org/0000-0001-5721-2926; https://orcid.org/0000-0003-2537-0377Livro Acesso aberto (Open Access) 5 caminhos ao encontro da ABPj(Editora Universitária da Assessoria de Educação a Distância - EditAedi, 2018) VASCONCELOS, Andreza Jackson; LIMA, Árllon Chaves; OLIVEIRA, Fransuze dos Santos; ROCHA, Helena do Socorro Campos da; SOUZA, Karina Cristina Martins de; SILVA, Ronald Allan Souza da; RODRIGUES, Rosa Maria Siqueira de CarvalhoNeste livro são apresentadas e demonstradas a metodologia aplicada e a vivência de cada equipe, descrevendo todos os passos e processos culminando com o produto final, que se caracteriza como a fase conclusiva da aplicação da ABPj. Apresenta uma diversidade de experiências em diferentes áreas do saber, descortina que há uma série de práticas inovadoras e criativas acontecendo e co-existindo com práticas tradicionais na Universidade Federal do Pará.Livro Acesso aberto (Open Access) 60 Dias de isolamento: uma interpretação sobre o viver e sentir durante a pandemia(Gato Ed, 2021) CARDOSO, Denise Machado; BANDEIRA NETTO, Felipe; http://lattes.cnpq.br/2685857306168366; http://lattes.cnpq.br/9262054664287179Este livro é a resultante de desejos mútuos, seja a vontade de possibilitar a graduandos e graduandas produzirem academicamente nas mais amplas esferas da escrita e outras formas de linguagem, seja na experiência da educação voltada para a autonomia, conforme proposto pelo mestre Paulo Freire. Imprimir, portanto, a percepção de múltiplas pessoas sobre o isolamento social e como estas estavam e/ou lidaram com este momento, tornou-se o objetivo central desta proposta de coletânea. Desejamos, caro leitor, cara leitora, que estas narrativas de vida traduzidas em poesia, fotografias, cartas, contos, ensaios e artigos inspirem a, também escrever, narrar, fotografar, dizer e refletir sobre o viver e sentir de modo introspectivo e intimista os nossos tempos.Livro Acesso aberto (Open Access) A não conclusão no curso técnico de piano: um estudo realizado na Escola de Música da Universidade Federal do Pará(Universidade Federal do Pará, 2024) QUEIROZ, Rômulo Mota deEste livro consiste em um estudo no âmbito de uma escola técnico-profissional em música, especificamente, o Curso Técnico de Piano da Escola de Música da Universidade Federal do Pará, sediada na cidade de Belém. O estudo tem por intuito investigar por que uma parcela significativa de alunos não concluiu o Curso Técnico de piano no período previsto. Ou seja, quais fatores incidiam na não conclusão de curso dos alunos escolhidos. Para tanto, optou-se pela construção de um campo teórico-metodológico que congregasse a análise dos documentos educacionais e dos discursos dos principais sujeitos envolvidos no fenômeno pesquisado: alunos e professores. Cinco alunos e seus respectivos professores foram entrevistados. A análise documental foi importante para se conhecerem as estruturas do curso e aspectos de sua cultura escolar, influentes sobre as decisões de alunos quanto à permanência no curso. Os discursos de alunos e professores foram analisados e apresentados segundo as ferramentas metodológicas da história oral, especificamente da história oral temática, em diálogo com as informações obtidas na análise documental. No processo de análise das informações coletadas, as contribuições de autores das áreas de Educação, Educação musical, Sociologia, Sociopsicologia da Música e Etnomusicologia foram fundamentais. Os resultados obtidos a partir dos relatos da trajetória de vida dos alunos e professores revelam que a não conclusão de curso está imbricada com o modelo de ensino escolar, suas valorações e resistência às leis da educação profissional e às perspectivas de seus alunos, além de outros fatores diretamente relacionados às particularidades da trajetória de cada aluno.Livro Acesso aberto (Open Access) Abordando geometria através de software traçador de raios(Editora Universitária da Assessoria de Educação a Distância - EditAedi, 2010) DINIZ, Hugo Alex CarneiroA obra apresenta uma proposta de utilização de uma ferramenta computacional, chamada POV-RAY2, como motivação e auxílio na aprendizagem da Matemática, especialmente a Geometria. Não se trata de um tutorial sobre POV-Ray, o intuito do livro é apresentar um olhar matemático sobre esta ferramenta, que utiliza muita Matemática no processo de criação de imagem belíssimas e com muito realismo. O POV-Ray é um software gratuito e livre, tornando-se um excelente programa para compor os pacotes de aplicativos da Escola e Universidades públicas. Cada Capítulo traz atividade envolvendo seu assunto central e vários conhecimentos geométricos.Livro Acesso aberto (Open Access) Acordos de pesca como instituição social de governança de territórios pesqueiros: o caso de Limoeiro do Ajuru-PA(Grupo Acadêmico Produção do Território e Meio Ambiente na Amazônia - GAPTA/UFPA, 2021) RODRIGUES, Suzi Carolina Moraes; CARVALHO, André CutrimOs acordos de pesca surgem da mobilização das comunidades pesqueiras que criam regras em comum acordo para conservar os recursos pesqueiros em seus territórios a fim de garantir renda e segurança alimentar, além de fortalecer os laços sociais entre os indivíduos. Dessa forma, este livro tem por objetivo analisar o processo de criação dos acordos de pesca, sobretudo as suas implicações como mecanismos de governança territorial em prol do desenvolvimento local no município de Limoeiro do Ajuru, expondo a pesca em suas vertentes simbólicas e culturais. Trata-se de um estudo de caso no acordo de pesca de Prainha, localizado no município de Limoeiro do Ajuru-PA. Observou-se que os acordos de pesca atuam como uma instituição social de governança dos territórios pesqueiros, uma vez que as comunidades pesqueiras se mobilizam e criam regras em comum acordo para salvaguardar os recursos pesqueiros em seus territórios. Percebeu-se como os acordos de pesca influenciam de forma positiva, atuando como instrumentos mediadores de conflitos nos territórios pesqueiros, como emponderadores das comunidades de pescadores, ao darem voz e poder de atuação aos sujeitos locais, que podem criar regras que irão gerir os recursos pesqueiros. E, principalmente, ao garantir o manejo sustentável dos recursos pesqueiros, garantindo sempre a disponibilidade dos estoques e mantendo a segurança alimentar dos ribeirinhos. Todavia, faz-se necessário que município, estado e governo federal se façam presentes junto aos acordos de pesca para ajudá-los em seu processo de consolidação.Livro Acesso aberto (Open Access) Água na Amazônia paraense: território educativo de crianças(Produção independente, 2021) TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; ALVES, Eliene da Silva; FREITAS, Maria Natalina Mendes; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; http://lattes.cnpq.br/0396511157495020; http://lattes.cnpq.br/0533783211813029; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996; https://orcid.org/0000-0002-3761-5821; https://orcid.org/0000-0003-0034-5618Livro Acesso aberto (Open Access) Além da floresta: um olhar internacional sobre a Amazônia(Universidade Federal do Pará, 2021) SÁ JÚNIOR, Adalberto Fernandes; VAZ, Celso Antônio Coelho; FERREIRA, Rita de Cássia de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6130514234799965; http://lattes.cnpq.br/0547983721448176; http://lattes.cnpq.br/4417211743990938Livro Acesso aberto (Open Access) O Aluno mediador(Editora Universitária da Assessoria de Educação a Distância - EditAedi, 2014) CUNHA, Ana Lygia AlmeidaEste trabalho possui como objetivo investigar a mediação semiótico-pedagógica por meio da identificação de ações mediadoras desempenhadas por alunos-professores em um fórum de discussão de um curso semipresencial de especialização. Neste trabalho, pretendo também apresentar o resultado de reflexões sobre as condições em que se dá o ensino-aprendizagem em cursos online, mais especificamente das funções e da importância do fórum de discussão nesse contexto. Para isso, tornou-se de extrema importância a investigação da produção de autores voltados para o tema.Livro Acesso aberto (Open Access) Amazônia em tempo: estudos climáticos e socioambientais(Universidade Federal do Pará, 2015) VIEIRA, Ima Célia Guimarães; JARDIM, Mário Augusto Gonçalves; ROCHA, Edson José Paulino daA obra discorre sobre temas que envolvem questões pertinentes às Ciências Ambientais e áreas afins, com enfase em questões sobre sustentabilidade e conservação dos ambientes. A obra inicia-se com uma visão da biogeográfia, incorporando informações sobre os processos históricos e padrões de ocupação dos espaços na construção de territórios agrícolas. Seguindo a mesma linha de pesquisa é apresentado um estudo focado no impacto da exploração madeireira, com enfoque na sustentabilidade. Este primeiro volume da série “Amazônia em Tempo” Integra informações dos campos das ciências sociais e naturais desafiando as esferas do trabalho interdisciplinar.Livro Acesso aberto (Open Access) Amazônia negra: imagens, narrativas e saberes em diálogo(Monteiro, 2022) CONRADO, Mônica Prates; BARROS, Thiane Neves; ESTEVES, Lorena; http://lattes.cnpq.br/6141735247260273; http://lattes.cnpq.br/2685700768655045; http://lattes.cnpq.br/6917631244983786Livro Acesso aberto (Open Access) Amazônias em tempos contemporâneos: entre diversidades e adversidades(Mórula, 2017) BELTRÃO, Jane Felipe; LACERDA, Paula Mendes; http://lattes.cnpq.br/6647582671406048; http://lattes.cnpq.br/9659432479720418; https://orcid.org/0000-0003-2113-043X; https://orcid.org/0000-0003-2938-8136Este livro é uma coletânea composta por 16 capítulos e é um dos resultados do projeto Patrimônio, Diversidade Sociocultural, Direitos Humanos e Políticas Públicas na Amazônia Contemporânea aprovado na chamada pública MCTI/CNPq/MEC/Capes-Casadinho/PROCAD, coordenado por Jane Felipe Beltrão (PPGA/UFPA) e vice-coordenado por Antonio Carlos de Souza Lima (PPGAS/MN/UFRJ). Iniciado em 2012, o projeto teve como objetivo analisar situações de confronto, conflitos e emergência de grupos étnicos que se transformam, rearticulam ou se consolidam no cenário de mudanças aceleradas que atravessam a Amazônia. O enfoque do conjunto de pesquisas realizadas privilegiou os contextos de enfrentamentos, lugares, territórios, paisagens, corpos e objetos que ganham importância como focos de negociações de identidades (étnicas, raciais, sexuais e de gênero) e direitos (à diferença), ao mesmo tempo em que as políticas públicas revelam as dificuldades de diversos setores da administração pública em dar conta da gestão de uma sociedade multicultural. Na discussão, as representações estéticas (literatura, cinema e artes plásticas e visuais) se constituem em meios de expressão apropriados para sinalizar impasses e tensões que tornam possível importante discussão acerca da negociação das identidades, pela atenção que destinam à constituição de corpos, pessoas e indivíduos na Amazônia. Deste modo, buscou-se reunir nesta coletânea autores que trabalham temáticas diversas e com experiências que variam desde a docência nos diferentes níveis de formação (do básico ao superior), alcançando gestão de projetos que envolvem museus, serviços de saúde, além da interlocução com movimentos sociais.Livro Acesso aberto (Open Access) Ambiente e sociedade: desafios políticos do desenvolvimento(Núcleo de Altos Estudos Amazônicos/UFPA, 2018) ALMEIDA, Oriana Trindade de; FIGUEIREDO, Sílvio Lima; CASTRO, Edna Maria Ramos; http://lattes.cnpq.br/0325909843645279; http://lattes.cnpq.br/2578700144404800; http://lattes.cnpq.br/4702941668727146; https://orcid.org/0000-0002-4254-7982Este livro reúne os principais trabalhos apresentados durante o VI Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (ANPPAS), realizado em Belém, Pará, durante o mês de setembro de 2012. As pesquisas variadas abordam temas como o desenvolvimento e a Amazônia, nos escritos dos organizadores, a conferência da abertura de Enrique Leff, sobre as relações sociedade, política e natureza e mais doze textos de alguns dos Gts do evento. Os temas, muito atuais nos dias de hoje, abordam as temáticas com criticidade e com pesquisas e dados importantes sobre a problemática ambiental.Livro Acesso aberto (Open Access) Anais [da] III Jornada do Curso de Letras do Campus Universitário do Tocantins/Cametá: língua, literatura e outras linguagens: sujeitos, objetos e ensino na Amazônia(Campus Universitário do Tocantins - Cametá/UFPA, 2011) RODRIGUES, Doriedson do Socorro; LOPES, Jorge DominguesEsta Jornada pretende atuar ainda como um amálgama entre o que se produz em termos de conhecimento e o que a sociedade vem produzindo em termos de saberes experienciais no ensino-aprendizagem de língua, bem como para processos de leitura em que estão envolvidos os sujeitos escolares ou não, atentando-se para questões de letramento no Brasil, mas também, e sobretudo, nos municípios onde há campi da UFPA.Livro Acesso aberto (Open Access) Anais [da] IX Jornada de Extensão Universitária UFPA: sustentabilidade e diversidade na Amazônia(Universidade Federal do Pará, 2007)A IX Jornada de extensão universitária da UFPA tem como tema Sustentabilidade e Diversidade na Amazônia. O Tema destaca alguns principais desafios: a pertinência, atualidade e comprometimento social sustentável de nossas ações; a socialização de experiências, projetos e programas que visam a emancipação dos grupos sociais e não apenas sua instrumentalização; a garantia de espaços e canais de diálogo com os diversos segmentos da sociedade; a interlocução entre o acadêmico, o governamental, as organizações sociais no dimensionamento das ações extensionistas; a consolidação da indissociabilidade entre ensino, extensão e pesquisa nas ações acadêmico-curriculares que devem nortear a formação de um profissional com visão crítica do contexto social em que está inserido, amadurecendo, neste processo, uma consciência cidadã.Livro Acesso aberto (Open Access) Anais da II Jornada de Etnomusicologia(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2015) CHADA, Sonia Maria Moraes; COHEN, Líliam Barros; LIMA, Carina Malaquias de; SMITH, Ricardo Augusto Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1004865944722134; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784; http://lattes.cnpq.br/8424748974632545; http://lattes.cnpq.br/0173165382947352Livro Acesso aberto (Open Access) Anais da III Jornada de Etnomusicologia(Universidade Federal do Pará, 2017) CHADA, Sonia Maria Moraes; COHEN, Líliam Barros; COUCEIRO, Adriana Clairefont Melo; AMARAL, Paulo Murilo Guerreiro do; FAÇANHA, Tainá Maria Magalhães; http://lattes.cnpq.br/1004865944722134; http://lattes.cnpq.br/1004865944722134; http://lattes.cnpq.br/5838316199157068; http://lattes.cnpq.br/0199836244570039Livro Acesso aberto (Open Access) Anais da IV Jornada de Etnomusicologia(Universidade Federal do Pará, 2017) CHADA, Sonia Maria Moraes; COHEN, Líliam Barros; COUCEIRO, Adriana Clairefont Melo; AMARAL, Paulo Murilo Guerreiro do; FAÇANHA, Tainá Maria Magalhães; http://lattes.cnpq.br/1004865944722134; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784; http://lattes.cnpq.br/1004865944722134; http://lattes.cnpq.br/5838316199157068; http://lattes.cnpq.br/0199836244570039Livro Acesso aberto (Open Access) Anais da V Jornada de Etnomusicologia e III Colóquio Amazônico de Etnomusicologia(Universidade Federal do Pará, 2018) CHADA, Sonia Maria Moraes; COHEN, Líliam Barros; COUCEIRO, Adriana Clairefont Melo; BONILLA, Marcus Facchin; AMARAL, Paulo Murilo Guerreiro do; FAÇANHA, Tainá Maria Magalhães; http://lattes.cnpq.br/1004865944722134; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784; http://lattes.cnpq.br/1004865944722134; http://lattes.cnpq.br/2714284008542070; http://lattes.cnpq.br/5838316199157068; http://lattes.cnpq.br/0199836244570039