Do sonho ao acontecer: 10 anos de NAJUPAK

Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Altamira (CALTA), Faculdade de Etnodiversidade (FACETNO)

OLIVEIRA, Assis da Costa; MOURA, Ana Paula Medeiros de; SANTOS, Julyanne Cristine B. de Macedo dos (org.). Do sonho ao acontecer: 10 anos de NAJUPAK. Belém: UFPA, 2014. E-book (191 p.). Disponível em: http://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/102. Acesso em:.

A obra é uma publicação comemorativa dos 10 anos do Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular Aldeia Kayapó (NAJUPAK). Esta publicação tem como cerne valorizar a história do NAJUPAK e abordar temáticas que envolvem, direta ou indiretamente, a atuação do Núcleo, além de contar com a contribuição de companheiras e companheiros que constroem outros espaços de Assessoria Jurídica Universitária Popular (AJUP), em busca de uma prática emancipatória em educação popular em Direitos Humanos e na construção de formação universitária mais humanista e comprometida com os grupos mais vulneráveis.

1 NAJUPAK!
2 Eu falo
3 Atuação dos grupos de Assessoria Jurídica Popular Universitária junto às organizações populares
4 Crítica da universidade e universidade popular na América Latina: uma reflexão a partir da crítica jurídica
5 Manifesto Crítico-Radical
6 NAJUP Aldeia Kayapó: 10 anos em defesa de direitos humanos
7 NAJUPAK: 10 anos construindo educação popular
8 Mulher, força indomável
9 4 anos de NAJUPAK: relato sobre as conversas de cozinha, a rotina ajupiana e a Não Exatidão da Matéria
10 Projeto Juventude Cidadã: experiências a partir da educação popular em direitos humanos na Escola Francisco Nunes, Guamá/Belém
11 Na beira do rio
12 Sobre desenvolver cultura de direitos humanos e Paulo Freire
13 Rodas de Diálogos: o NAJUPAK na construção de uma ecologia de saberes
14 NAJUC JA: a história de 10 anos de luta “pelo direito de resistir e se insurgir”
15 Sobre peitos e respeito
16 A revisitação ao instituto da desapropriação: a necessidade de uma adequação da desapropriação ao contexto das populações afetadas por grandes projetos hidrelétricos
17 Circulação de crianças na comunidade quilombola África
18 (Des)Pensar a prática jurídica?