6 Passos para constituir uma cooperativa social de trabalho em estabelecimentos penais

Organizador(es)

LIMA, I. L. Ministério Público do Estado do Pará
RAMOS, E. M. L. S. Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN)
RAMOS, M. F. H. Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação (ICED)

LIMA, Ildean Lopes; RAMOS, Edson Marcos Leal Soares; RAMOS, Maély Ferreira Holanda. 6 passos para constituir uma cooperativa social de trabalho em estabelecimentos penais. Belém: Programa de Pós-graduação em Segurança Pública, Universidade Federal do Pará, 2020. 13 p. Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1062. Acesso em:.

Este manual possui informações sobre o passo a passo para constituir uma cooperativa social de trabalho em estabelecimentos penais, semelhante ao modelo da Coostafe - Cooperativa Social de Trabalho Arte Feminina Empreendedora, em funcionamento no Centro de Reeducação Feminino (CRF) de Ananindeua - Pará, cuja finalidade é a produção de artesanatos diversos, proporcionando o exercício profissional e renda às internas que cumprem pena em regime fechado, semiaberto e provisório. Trata-se de uma ferramenta voltada para a reinserção social de pessoas privadas de liberdade, com a experiência do cooperativismo atrás das grades da primeira cooperativa de mulheres presas no Brasil, cujo objetivo é diminuir a reincidência criminal das ex-detentas. Destina-se aos profissionais do sistema carcerário e do judiciário, pesquisadores, e a todos que se preocupam em encontrar soluções para os problemas do sistema prisional brasileiro.

Descrição

O manual é um produto, fruto da dissertação de mestrado intitulada “Mulheres presas e o Trabalho na Cooperativa Social de Trabalho Arte Feminina Empreendedora” , com a orientação dos professores, Dr. Edson Marcos Leal Soares Ramos e Dra. Maély Ferreira Holanda Ramos, por meio do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública (PPGSP/UFPA).

Aparece na Coleção