Please use this identifier to cite or link to this item:
https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1054
Compartilhar:
Type: | Capítulo de Livro |
Issue Date: | 2022 |
Authors: | SOUZA, William Kennedy do Amaral![]() MIRANDA, Ellen Rodrigues da Silva ![]() |
Title: | Trabalho-educação e (re)estruturação de modos de vida: experiências, lutas e resistências na(s) Amazônia(s) brasileira(s) |
Contained in: | Cios da terra: sobre trabalho, cultura, produção de saberes e educação do campo |
Citation: | SOUZA, William Kennedy do Amaral; MIRANDA, Ellen R. S. Trabalho-educação e (re)estruturação de modos de vida: experiências, lutas e resistências na(s) Amazônia(s) brasileira(s). In: ALVES, Ana Elizabeth Santos; TIRIBA, Lia (org.). Cios da terra: sobre trabalho, cultura, produção de saberes e educação do campo. Uberlândia: Navegando, 2022. p. 77-91. E-book. ISBN 978-65-81417-57-4. Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1054. Acesso em:. |
Resumo: | Neste capítulo os autores buscam responder à indagação de como povos e comunidades tradicionais constroem processos de resistência às determinações do modo de produção capitalista, evidenciando modos de vida em comunidades tradicionais do Vale do Guaporé, em Costa Marques, Rondônia e do Quilombo Tambaí-Açu, em Mocajuba, no Pará. Segundo os autores, a defesa do território e a afirmação das maneiras de ser, fazer, sentir e pensar o mundo dos povos tradicionais são elementos de (re)construção de suas identidades e, ao mesmo tempo, condição de existência e de resistência ao processo de expansão capitalista na Amazônia. |
Keywords: | Modo de vida Comunidades tradicionais Quilombolas Amazônia Trabalho Educação Materialismo histórico |
Source URI: | https://www.editoranavegando.com/cios-da-terra |
Access Type: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Capítulos de Livros - PGEDA/NEB |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CapitulodeLivro_TrabalhoEducacaoReestruturacao.pdf | 482,95 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License