Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1119
Compartilhar:
Tipo: Capítulo de Livro
Ano de publicação: 2022
Autor(es): AIRES, Alana Paula de Araujo
RAVENA, Nírvia
DIAS, Gustavo Francesco de Morais
MIRANDA, Sarah Brasil de Araújo de
CARVALHO, André Cutrim
Afiliação do(s) Autor(es): RAVENA, N. Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA)
CARVALHO, A. C. Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA)
Título: Estado e meio ambiente: a desregulação ambiental no uso de agrotóxicos na cadeia de valor da soja na região amazônica
Contido em: Ciências agrárias: a multidisciplinaridade dos recursos naturais
Citar como: AIRES, Alana Paula de Araujo et al. Estado e meio ambiente: a desregulação ambiental no uso de agrotóxicos na cadeia de valor da soja na região amazônica. In: BARBOSA, Frederico Celestino. Ciências agrárias: a multidisciplinaridade dos recursos naturais. 7. ed. Piracanjuba, GO: Conhecimento Livre, 2022. cap. 3, p. 19-35. DOI 10.37423/220806380. Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1119. Acesso em:.
Resumo: Este artigo visa demonstrar a desregulação ambiental no uso de agrotóxicos a partir do campo interdisciplinar analisando a cadeia de valor da soja na região amazônica e, especificamente, a Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns em Santarém-PA. Busca analisar como a desregulação ambiental afeta as Unidades de Conservação da região. A hipótese é de que essa desregulação afeta a conservação da Reserva Extrativista de estudo e a segurança alimentar dos povos e comunidades tradicionais que ali residem; aumenta de forma exponencial a produção de soja e, consequentemente, a utilização de agrotóxicos na região para atender ao mercado de commodities. O objetivo geral da pesquisa é demonstrar como ocorre a desregulação ambiental e o avanço da cadeia da soja em áreas de conservação. Para isto será necessário demonstrar como o Estado impulsiona os impactos socioambientais provocados pela utilização de agrotóxicos; discutir e analisar a regulação e a desregulação no uso de agrotóxicos na região; descrever e discutir as especificidades da cadeia de valor da soja. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, qualitativa e quantitativa, partindo do método dedutivo ao indutivo. Os procedimentos técnicos utilizados para a coleta de dados serão a pesquisa bibliográfica e documental. A Resex Tapajós-Arapiuns em Santarém-PA é apresentada como local de pesquisa para entendimento prático.
Palavras-chave: Desregulação ambiental
Agrotóxicos
Cadeia de valor da soja
Santarém (PA)
Fonte: https://api.conhecimentolivre.org/ecl-api/storage/app/public/L.554-2022.pdf
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Capítulos de Livros - PPGDSTU/NAEA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CapitulodeLivro_EstadoMeioAmbiente.pdf838,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons