Please use this identifier to cite or link to this item: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1161
Compartilhar:
Type: Folheto
Issue Date: 2021
Authors: CUNHA, Débora Alfaia da
metadata.dc.description.affiliation: Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Castanhal (CCAST), Faculdade de Pedagogia (FAPED)
Title: Dividir e brincar com papel: a dobradura no ensino de frações
Publisher: Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica - ANPMat
Citation: CUNHA, Débora Alfaia da. Dividir e brincar com papel: a dobradura no ensino de frações. Ilustração: Suzana Alfaia da Cunha. Belém, PA: Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica, 2021. 44 p. Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1161. Acesso em: .
Resumo: Este livro apresenta dois momentos. O primeiro, mais teórico, voltado ao debate sobre a importância de materiais manipulativos para a aprendizagem matemática, bem como os desafios do ensino de frações em seus diferentes significados. O segundo apresenta a sequência de atividades realizadas na oficina, durante o 3º Simpósio da ANPMat. As atividades práticas não devem ser pensadas como receitas prontas, mas como sugestões para o uso do papel como material lúdico, como caminhos para aliar a alegria ao aprendizado matemático.
Description: Este livro é uma versão ampliada de uma oficina que integrou a programação do 3º Simpósio da Formação do Professor de Matemática da Região Norte, modalidade on-line, realizado de 18 a 20 de junho de 2021.
Keywords: Matemática - Estudo e ensino
Frações
Jogos no ensino de matemática
Materiais didáticos
Trabalhos em papel
Origami
ISBN: 9786588013127
Source URI: https://anpmat.org.br/wp-content/uploads/2022/01/ANPMat_Debora_Norte_03-02-2022.pdf
Place of Publication: Brasil
Access Type: Acesso Aberto
Appears in Collections:Folhetos - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Livro_DividirBrincarPapel.pdf4,49 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons