Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1166
Compartilhar:
Tipo: Livro
Ano de publicação: 2021
Organizador(es): SILVA, João Batista do Carmo
MENDES, Odete da Cruz
Afiliação do(s) organizador(es): Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Cametá (CUNTINS), Faculdade de Educação (FAED)
Título: Educação pública em luta: resistência e contracondutas às políticas educacionais em tempo de exceção
Editora: Campus Universitário do Tocantins - Cametá/UFPA
Citar como: SILVA, João Batista do Carmo; MENDES, Odete da Cruz (org.). Educação pública em luta: resistência e contracondutas às políticas educacionais em tempo de exceção. Cametá: Campus Universitário do Tocantins/Cametá/UFPA, 2021. E-book (427 p.). Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1166. Acesso em:.
Conteúdo: 1. Formação das mulheres na Educação de Jovens e Adultos no município de Cametá/PA: aspectos que desafiam a educação para a inclusão de todas / Carlos Meireles Portilho, Ivanildo do Socorro Mendes Gomes
2. Interlocuções da literatura sobre ensino de ciências e a temática das relações étnico-raciais / Waldemar Borges de Oliveira Júnior
3. O Plano Municipal de Educação em Mocajuba/PA: análise dos indicadores de criação e funcionamento de sistemas municipais de educação e suas implicações na gestão da educação / Naiara da Silva, Odete Mendes da Cruz
4. Mitologia, cosmovisão iorubana e a implementação da lei nº 11.645/08 tendo por observação o evento “Coisa de preto”, EMEF Otacílio Lino / Vanuzia Brito de Sousa, Ronaldo Henrique Santana
5. Relação entre currículo e evasão na Educação de Jovens e Adultos / Andreia Melo e Silva, Jacinira Pinheiro de Barros
6. A produção do conhecimento sobre a política de financiamento do transporte escolar / Franciely Farias da Cunha, Eraldo Souza do Carmo
7. Desafios do professor do campo no desenvolvimento do ensino remoto emergencial: um estudo da Proposta Pedagógica de Contingência ao covid-19/SEMED e de sua materialidade na Escola Professor João Moraes Bittencourt, na Vila de Juaba/ Cametá-PA / Anderson Neylon de Freitas Caldas
8. O saber/fazer docente e formação de professores no contexto da pandemia / Ademar Pinheiro Farias Júnior, João Batista do Carmo Silva
9. Produção do conhecimento acerca da temática educação do campo ribeirinho: um estudo sobre o currículo das escolas multisseriadas na Ilha de Marajó, Pará / Letícia dos Santos Furtado, Eraldo Souza do Carmo
10. O incentivo à formação e o movimento na carreira do magistério no Plano de Cargo, Carreira e Remuneração – PCCR, de Limoeiro do Ajuru/PA / Marcela Nunes Tavares, Odete da Cruz Mendes
11. Formação e valorização de professores frente aos desafios contemporâneos: uma reflexão para Educação Infantil e anos iniciais / Maria do Socorro de Carvalho Ribeiro
12. Crianças e adolescentes em tratamento de câncer: conectando e se reconectando em época de pandemia / Joelma Fátima Castro, Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula
13. Repensando o currículo para o ensino de Geografia na Educação Básica a partir da perspectiva da Cidade educadora / Elany Cristina Barros da Silva, Genylton Odilon Rêgo da Rocha, Yasmim Rejane Martins de Oliveira, Marcelo Rodrigues dos Reis
14. Um olhar para o fruto Euterpe oleracea Mart (açaí) na alimentação escolar / Michelli Pixuna Lima, Waldemar Borges de Oliveira Júnior, Taize Borges Sousa
15. A valorização dos profissionais da educação: análise da movimentação na carreira dos professores no Pará / Thalia Barbosa Mendonça, Rubens da Costa Ferreira, Dalva Valente Guimarães Gutierres
16. Os desafios da BNCC para o professor de língua inglesa: de língua estrangeira a língua franca / Anderson Pires Bessa
17. Inovações e saberes Experienciais dos Jovens Egressos do Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI) em uma escola pública de Cametá / Elizabete Sabrini de Cristo Bastos, Egídio Martins
18. Universidades federais (REUNI) no estado do Pará: o papel da EAD para expansão da Educação Superior / Fábio Siqueira Caldas
19. Silenciamentos e resistências na educação: a importância dos movimentos sociais para a práxis educativa na Educação de Jovens e Adultos / Ivanildo Mendes Gomes
20. Um estudo sobre os impactos do curso de Pedagogia no desenvolvimento do município Cametá-PA: as contribuições formativas, educativas e socioculturais do curso de Pedagogia/Intensivo do Campus Universitário do Tocantins/Cametá / Layse Américo Santos, Leomax Cardoso Machado
21. Educação (in)sensível na Amazônia do século XX: um olhar sobre a estética literária de ficção romanesca / Leomax Cardoso Machado
22. Experimentações docentes no Ensino remoto emergencial (ERE) – novas emergências, novas rotas e reflexões / Lucas Rodrigues Lopes, Cátia Veneziano Pitombeira
23.Universidade em tempos de pandemia: a ausência da ambiência acadêmica presencial no ensino de graduação / Ruth Lisboa Pantoja, João Batista do Carmo Silva, Benilda Miranda Veloso Silva, Madson Jesus Farias
24. Trabalho e adoecimento: o mal-estar docente / Marcelo Rodrigues dos Reis, Georgete Moura, Elany Cristina Barros da Silva
Notas: Esta obra é resultado dos trabalhos apresentados e dos debates realizados durante o “VII Encontro de Educação: os desafios da contemporaneidade”, promovido pela Faculdade de Educação (FAED), do Campus Universitário do Tocantins/Cametá (CUNTINS), da Universidade Federal do Pará (UFPA), no período de 23 a 26 de fevereiro de 2021.
Palavras-chave: Educação e Estado - Brasil
Educação - Brasil
Escolas públicas - Brasil
Gestão educacional
ISBN: 9786588140062
Fonte: https://www.campuscameta.ufpa.br/index.php/publicacoes
País de Publicação: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Livros - FAED/CUNTINS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Livro_EducacaoPublicaLuta.pdf3,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons