Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1206
Compartilhar:
Tipo: Folheto
Ano de publicação: 2010
Autor(es): BARROS, Lucivaldo Vasconcelos
Afiliação do(s) Autor(es): Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Faculdade de Biblioteconomia
Título: Nortes para criação de um serviço virtual de resposta por demanda de informação empresarial
Editora: Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará - IDESP
Citar como: BARROS, Lucivaldo Vasconcelos. Nortes para criação de um serviço virtual de resposta por demanda de informação empresarial. Belém: IDESP, 2010. 28 p. Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1206. Acesso em:.
Resumo: Propõe um modelo de gestão baseado no compartilhamento de conhecimentos e tecnologias para as micro e pequenas empresas paraenses, a partir da concepção de um serviço virtual de resposta por demanda de informação empresarial, como instrumento de apoio, inovação e desenvolvimento do Estado do Pará. Utiliza a metodologia do Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, vislumbrando como resultados, diretrizes e políticas públicas voltadas ao fortalecimento e consolidação do Serviço de Informação do Estado do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará. Conclui que a gestão da informação surge como elemento importante no tratamento do volume exponencial de dados existentes na Internet, muita das vezes disponíveis, mas de qualidade duvidosa ou de uso pouco efetivo, o que justifica a implantação de um serviço dessa natureza, a fim de permitir melhor distribuição e maior capilaridade das informações aos usuários do segmento empresarial, a um custo mais baixo e democrático, além de agregar valor aos processos produtivos das atividades econômicas.
Abstract: This work intends to propose a management model based on the sharing of knowledge and technologies for micro and small firms in Pará, from the design of a virtual service answer for business information demand as a tool of support, innovation and development for the State of Pará. It uses the methodology of the Brazilian Service for Technical Answers of the Brazilian Institute of Information Science and Technology, aiming as a result, guidelines and public policies for strengthening and consolidation of the State Information Service of the Economic, Social and Environmental Institute of Pará. It concludes that the information management emerges as an important element in treatment of exponential data volume on the Internet, many times available, but of dubious quality or ineffective in use, that justifies the implementation of a service like this in order to allow better distribution and higher capillarity of information to users of enterprise segment, by a lower and democratic cost, aside from enrich the economics activity produtive processes.
Notas: I Prêmio Estadual de Monografias Professor Roberto Santos 2010: “Gestão da Informação para o desenvolvimento do Pará”
Eixo temático: O SIE como ferramenta para a gestão da informação e inovação às micro e pequenas empresas do Pará
Palavras-chave: Serviço de informação
Informação empresarial
Gestão da informação
Information service
Business information
Information management
Fonte: Disponível na internet via correio eletrônico: livroaberto@ufpa.br
País de Publicação: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Folhetos - FABIB/ICSA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Folheto_NortesCriacaoServico.pdf475,09 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons