Please use this identifier to cite or link to this item:
https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/560
Compartilhar:
Type: | Livro |
Issue Date: | 2018 |
Authors: | PESSOA, Wilton Rabelo![]() VIEIRA, Eduardo Paiva de Pontes ![]() |
metadata.dc.description.affiliation: | Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) |
Title: | Educação em ciências, matemática e linguagens: ensino, letratamento e formação docente nos anos iniciais |
Publisher: | Paka-Tatu |
Citation: | PESSOA, Wilton Rabelo; VIEIRA, Eduardo Paiva de Pontes (org.). Educação em ciências, matemática e linguagens: ensino, letratamento e formação docente nos anos iniciais. Belém: Paka-Tatu, 2018. E-book (154 p.). (Coleção PARFOR/UFPA. Educação e formação de professores na Amazônia, v. 2). Disponível em: http://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/560. Acesso em:. |
Resumo: | Esse estudo narrativo aborda aulas de ciências para discutir as atividades investigativas e a formação inicial de professores nos anos iniciais. Visa responder à pergunta: Que aspectos formativos contribuem para o encaminhamento de atividades investigativas no ensino de ciências nos anos iniciais? Os sujeitos, autores da prática foco de estudo, pertenciam ao quadro de professores temporários da Semed-Bujaru e eram discentes do curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens - LIECML do Parfor, polo Bujaru. Em conjunto com uma turma multisseriada dos anos iniciais, investigaram a origem do carapanã. A realização da investigação foi registrada com o uso de vídeo, fotos e produção escrita. O material foi analisado sob o enfoque da formação de professores e do ensino de ciências para os anos iniciais. O contexto formativo e a capacidade criativa do professor são aspectos formativos relevantes desse processo. |
Description: | 1 Ensino, letramento e formação docente nos anos iniciais 2 De onde vem o carapanã? Investigação e formação em aulas de ciências 3 Concepções de professoras dos anos iniciais sobre o tema usos e cuidados com água 4 O ensino de matemática por meio de sofwares educativos 5 Modos de aprender, modos de ensinar: memórias leitura de professores-estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. 6 O tratamento da informação (gráfcos e tabelas) presente em livros didáticos de ciências dos anos iniciais 7 Memórias de formação: vivências, encontros e desencontros 8 O Ensino de Ciências e Matemática nos anos iniciais em classe multisseriada: o olhar de uma professora em formação 9 Alfabetização e Letramento: encontros e desencontros dos professores nas turmas da EJA da 1ª e 2ª etapa |
Series/Collections no.: | Coleção PARFOR/UFPA. Educação e Formação de Professores na Amazônia |
Keywords: | Professores - Formação Prática de ensino Letramento Docentes nos anos inciais |
ISBN: | 9788578034146 |
Source URI: | https://www.aedi.ufpa.br/parfor/arquivos/livros/PARFOR2_EducacaoemCiencias.pdf |
Place of Publication: | Brasil |
Access Type: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Livros - PARFOR/UFPA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Livro_EducacaoCienciaMatemática.pdf | 11,65 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License