Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/560
Compartilhar:
Tipo: | Livro |
Ano de publicação: | 2018 |
Autor(es): | PESSOA, Wilton Rabelo VIEIRA, Eduardo Paiva de Pontes |
Afiliação do(s) Autor(es): | Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) |
Título: | Educação em ciências, matemática e linguagens: ensino, letratamento e formação docente nos anos iniciais |
Editora: | Paka-Tatu |
Citar como: | PESSOA, Wilton Rabelo; VIEIRA, Eduardo Paiva de Pontes (org.). Educação em ciências, matemática e linguagens: ensino, letratamento e formação docente nos anos iniciais. Belém: Paka-Tatu, 2018. E-book (154 p.). (Coleção PARFOR/UFPA. Educação e formação de professores na Amazônia, v. 2). Disponível em: http://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/560. Acesso em:. |
Resumo: | Esse estudo narrativo aborda aulas de ciências para discutir as atividades investigativas e a formação inicial de professores nos anos iniciais. Visa responder à pergunta: Que aspectos formativos contribuem para o encaminhamento de atividades investigativas no ensino de ciências nos anos iniciais? Os sujeitos, autores da prática foco de estudo, pertenciam ao quadro de professores temporários da Semed-Bujaru e eram discentes do curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens - LIECML do Parfor, polo Bujaru. Em conjunto com uma turma multisseriada dos anos iniciais, investigaram a origem do carapanã. A realização da investigação foi registrada com o uso de vídeo, fotos e produção escrita. O material foi analisado sob o enfoque da formação de professores e do ensino de ciências para os anos iniciais. O contexto formativo e a capacidade criativa do professor são aspectos formativos relevantes desse processo. |
Notas: | 1 Ensino, letramento e formação docente nos anos iniciais 2 De onde vem o carapanã? Investigação e formação em aulas de ciências 3 Concepções de professoras dos anos iniciais sobre o tema usos e cuidados com água 4 O ensino de matemática por meio de sofwares educativos 5 Modos de aprender, modos de ensinar: memórias leitura de professores-estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. 6 O tratamento da informação (gráfcos e tabelas) presente em livros didáticos de ciências dos anos iniciais 7 Memórias de formação: vivências, encontros e desencontros 8 O Ensino de Ciências e Matemática nos anos iniciais em classe multisseriada: o olhar de uma professora em formação 9 Alfabetização e Letramento: encontros e desencontros dos professores nas turmas da EJA da 1ª e 2ª etapa |
Série/Coleção no.: | Coleção PARFOR/UFPA. Educação e Formação de Professores na Amazônia |
Palavras-chave: | Professores - Formação Prática de ensino Letramento Docentes nos anos inciais |
ISBN: | 9788578034146 |
Fonte: | https://www.aedi.ufpa.br/parfor/arquivos/livros/PARFOR2_EducacaoemCiencias.pdf |
País de Publicação: | Brasil |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Livros - PARFOR/UFPA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Livro_EducacaoCienciaMatemática.pdf | 11,65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons