Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/560
Compartilhar:
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPESSOA, Wilton Rabelo-
dc.creatorVIEIRA, Eduardo Paiva de Pontes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0244057330247829pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2902323640527915pt_BR
dc.date.accessioned2018-12-27T17:04:41Z-
dc.date.available2018-12-27T17:04:41Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationPESSOA, Wilton Rabelo; VIEIRA, Eduardo Paiva de Pontes (org.). Educação em ciências, matemática e linguagens: ensino, letratamento e formação docente nos anos iniciais. Belém: Paka-Tatu, 2018. E-book (154 p.). (Coleção PARFOR/UFPA. Educação e formação de professores na Amazônia, v. 2). Disponível em: http://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/560. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.isbn9788578034146pt_BR
dc.identifier.urihttp://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/560-
dc.description1 Ensino, letramento e formação docente nos anos iniciaispt_BR
dc.description2 De onde vem o carapanã?pt_BR
dc.descriptionInvestigação e formação em aulas de ciênciaspt_BR
dc.description3 Concepções de professoras dos anos iniciais sobre o tema usos e cuidados com águapt_BR
dc.description4 O ensino de matemática por meio de sofwares educativospt_BR
dc.description5 Modos de aprender, modos de ensinar: memórias leitura de professores-estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental.pt_BR
dc.description6 O tratamento da informação (gráfcos e tabelas) presente em livros didáticos de ciências dos anos iniciaispt_BR
dc.description7 Memórias de formação: vivências, encontros e desencontrospt_BR
dc.description8 O Ensino de Ciências e Matemática nos anos iniciais em classe multisseriada: o olhar de uma professora em formaçãopt_BR
dc.description9 Alfabetização e Letramento: encontros e desencontros dos professores nas turmas da EJA da 1ª e 2ª etapapt_BR
dc.description.resumoEsse estudo narrativo aborda aulas de ciências para discutir as atividades investigativas e a formação inicial de professores nos anos iniciais. Visa responder à pergunta: Que aspectos formativos contribuem para o encaminhamento de atividades investigativas no ensino de ciências nos anos iniciais? Os sujeitos, autores da prática foco de estudo, pertenciam ao quadro de professores temporários da Semed-Bujaru e eram discentes do curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens - LIECML do Parfor, polo Bujaru. Em conjunto com uma turma multisseriada dos anos iniciais, investigaram a origem do carapanã. A realização da investigação foi registrada com o uso de vídeo, fotos e produção escrita. O material foi analisado sob o enfoque da formação de professores e do ensino de ciências para os anos iniciais. O contexto formativo e a capacidade criativa do professor são aspectos formativos relevantes desse processo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by João Pastana (joaopastana@ufpa.br) on 2018-12-27T17:04:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Livro_EducacaoemcienciaMatemáticaelinguagens.pdf: 11927719 bytes, checksum: ad4faca7797607442651f62b7d9b50ca (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-12-27T17:04:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Livro_EducacaoemcienciaMatemáticaelinguagens.pdf: 11927719 bytes, checksum: ad4faca7797607442651f62b7d9b50ca (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPaka-Tatupt_BR
dc.location.countryBrasilpt_BR
dc.relation.ispartofseriesColeção PARFOR/UFPA. Educação e Formação de Professores na Amazôniapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source.urihttps://www.aedi.ufpa.br/parfor/arquivos/livros/PARFOR2_EducacaoemCiencias.pdfpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectDocentes nos anos inciaispt_BR
dc.titleEducação em ciências, matemática e linguagens: ensino, letratamento e formação docente nos anos iniciaispt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.description.affiliationUniversidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI)-
Aparece nas coleções:Livros - PARFOR/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Livro_EducacaoCienciaMatemática.pdf11,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons