Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/560
Compartilhar:
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | PESSOA, Wilton Rabelo | - |
dc.creator | VIEIRA, Eduardo Paiva de Pontes | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0244057330247829 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2902323640527915 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-12-27T17:04:41Z | - |
dc.date.available | 2018-12-27T17:04:41Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | PESSOA, Wilton Rabelo; VIEIRA, Eduardo Paiva de Pontes (org.). Educação em ciências, matemática e linguagens: ensino, letratamento e formação docente nos anos iniciais. Belém: Paka-Tatu, 2018. E-book (154 p.). (Coleção PARFOR/UFPA. Educação e formação de professores na Amazônia, v. 2). Disponível em: http://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/560. Acesso em:. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9788578034146 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/560 | - |
dc.description | 1 Ensino, letramento e formação docente nos anos iniciais | pt_BR |
dc.description | 2 De onde vem o carapanã? | pt_BR |
dc.description | Investigação e formação em aulas de ciências | pt_BR |
dc.description | 3 Concepções de professoras dos anos iniciais sobre o tema usos e cuidados com água | pt_BR |
dc.description | 4 O ensino de matemática por meio de sofwares educativos | pt_BR |
dc.description | 5 Modos de aprender, modos de ensinar: memórias leitura de professores-estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. | pt_BR |
dc.description | 6 O tratamento da informação (gráfcos e tabelas) presente em livros didáticos de ciências dos anos iniciais | pt_BR |
dc.description | 7 Memórias de formação: vivências, encontros e desencontros | pt_BR |
dc.description | 8 O Ensino de Ciências e Matemática nos anos iniciais em classe multisseriada: o olhar de uma professora em formação | pt_BR |
dc.description | 9 Alfabetização e Letramento: encontros e desencontros dos professores nas turmas da EJA da 1ª e 2ª etapa | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse estudo narrativo aborda aulas de ciências para discutir as atividades investigativas e a formação inicial de professores nos anos iniciais. Visa responder à pergunta: Que aspectos formativos contribuem para o encaminhamento de atividades investigativas no ensino de ciências nos anos iniciais? Os sujeitos, autores da prática foco de estudo, pertenciam ao quadro de professores temporários da Semed-Bujaru e eram discentes do curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens - LIECML do Parfor, polo Bujaru. Em conjunto com uma turma multisseriada dos anos iniciais, investigaram a origem do carapanã. A realização da investigação foi registrada com o uso de vídeo, fotos e produção escrita. O material foi analisado sob o enfoque da formação de professores e do ensino de ciências para os anos iniciais. O contexto formativo e a capacidade criativa do professor são aspectos formativos relevantes desse processo. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by João Pastana (joaopastana@ufpa.br) on 2018-12-27T17:04:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Livro_EducacaoemcienciaMatemáticaelinguagens.pdf: 11927719 bytes, checksum: ad4faca7797607442651f62b7d9b50ca (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-12-27T17:04:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Livro_EducacaoemcienciaMatemáticaelinguagens.pdf: 11927719 bytes, checksum: ad4faca7797607442651f62b7d9b50ca (MD5) Previous issue date: 2018 | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Paka-Tatu | pt_BR |
dc.location.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | Coleção PARFOR/UFPA. Educação e Formação de Professores na Amazônia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source.uri | https://www.aedi.ufpa.br/parfor/arquivos/livros/PARFOR2_EducacaoemCiencias.pdf | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Docentes nos anos inciais | pt_BR |
dc.title | Educação em ciências, matemática e linguagens: ensino, letratamento e formação docente nos anos iniciais | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.description.affiliation | Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) | - |
Aparece nas coleções: | Livros - PARFOR/UFPA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Livro_EducacaoCienciaMatemática.pdf | 11,65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons