Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/57
Compartilhar:
Tipo: Livro
Ano de publicação: 2012
Autor(es): OLIVEIRA, José Pedro Garcia
RODRIGUES, Doriedson do Socorro
SILVA, João Batista do Carmo
MENDES, Odete da Cruz
Afiliação do(s) Autor(es): Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Tocantins - Cametá (CUNTINS), Faculdade de Educação (FAED)
Título: Educação, ciência e desenvolvimento da Amazônia tocantina: diálogos científicos
Editora: Campus Universitário do Tocantins - Cametá/UFPA
Citar como: OLIVEIRA, José Pedro Garcia et al. (org.). Educação, ciência e desenvolvimento da Amazônia tocantina: diálogos científicos. Cametá, PA: CUNTINS/UFPA, 2012. 389 p. Disponível em: http://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/57. Acesso em:.
Resumo: O presente livro objetiva prover a socialização das pesquisas e produções de professores- pesquisadores e estudantes das diversas áreas do conhecimento, no CUNTINS; e promover a indução de novas pesquisas acerca dos desafios e problemas da Amazônia Tocantina. Nesse sentido, os textos estão estruturados em três eixos que discorrem sobre o tema Educação, Ciência e Desenvolvimento da Amazônia Tocantina.
Notas: EIXO I POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO
1 A gestão da educação na contramão das configurações políticas do Estado do Pará
2 Formação do(a) administrador(a) escolar na gestão de Unidades SEDUC na Escola (USE) Belém-PA: Breves notas
3 Política de financiamento da educação superior: Uma análise dos cursos de contrato na Universidade Federal do Pará no período de 2000 a 2008
EIXO II HISTÓRIA, MEMÓRIA, IDENTIDADE E LINGUAGEM
1 Um indivíduo na construção do espaço público no Brasil Imperial (1822-1852)
2 “Eu sou Yhwh Teu Deus...”:Considerações sobre o processo demonoteização masculina no antigo Israel
3 Republicanos, democratas e capoeiras: A construção política da República paraense
4 Memória e educação no povoado remanescente de quilombola de Itapocu, município de Cametá
5 Unidade do território brasileiro e expansão de domínio: Aspectos históricos formadores do conceito de Amazônia Tocantina
6 Em busca das boas águas: Uma leitura em História Ambiental sobre a questão da água em Belém no século XIX
7 Cultura e identidade: “Festa da igreja para os padres, e a festa de Nossa Senhora do Rosário para as pessoas do cativeiro”
8 Amazônia Tocantina: O território
9 Desmistificando tabus sociais
10 O sistema vocálico do português falado nos municípios de Mocajuba e Cametá (PA): Análise acústica
11 O vocalismo no português falado em Cametá (PA): A questão do timbre das médias em posição tônicano interior de nomes do gênero feminino
12 Meu nome é um rio: Identidade e imaginário Amazônico
EIXO III EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE
1 Filosofia da Práxis e Ensino Integrado: Uma questão ético-política
2 Educação do Campo: Discutindo conceitos e perspectivas
3 Sistemas de Gerência de Aprendizagem (LMS): Um estudo acerca das definições, características, padrões e especificações, formas de avaliação e licenciamento
4 Os desafios do trabalho docente no campo no arquipélago do Marajó/PA
5 História, educação e diversidade: Produção de material didático em povoações remanescentes de quilombolas da região do Tocantins, no Pará
Palavras-chave: Educação
Ciência
Desenvolvimento local
Amazônia tocantina
Gestão educacional
Cultura
Identidade
ISBN: 9788563287052
Fonte: http://www.campuscameta.ufpa.br/index.php/publicacoes
País de Publicação: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Livros - FAED/CUNTINS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Livro_EducacaoCienciaDesenvolvimento.pdf5,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons