Please use this identifier to cite or link to this item:
https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/625
Compartilhar:
Type: | Livro |
Issue Date: | 2019 |
Authors: | COSTA, Antonio Maurício Dias da![]() |
metadata.dc.description.affiliation: | Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Faculdade de História (FAHIST) |
Title: | Recortes do cinema na Amazônia |
Publisher: | Núcleo de Estudos das Culturas Amazônicas e Pan-Amazônicas - NEPAN |
Citation: | COSTA, Antonio Maurício Dias da (org). Recortes do cinema na Amazônia. Rio Branco: NEPAN, 2019. E-book. Disponível em: http://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/625. Acesso:. |
Resumo: | Este livro trata da história do cinema em seu contexto amazônico, sendo um conjunto de estudos de história social das apropriações e dos usos de obras culturais. Como nas montagens de filmes, ele resulta da colagem de partes diferentes, mas que unidas formam uma totalidade coerente. Os “Recortes do Cinema na Amazônia” são estudos sobre iniciativas de produção cinematográfica e de atividade exibidora realizadas nas cidades de Belém e de Manaus ao longo do século XX. O tema Amazônico, enquanto representação socioespacial, perpassa todos os capítulos, quer como mercado exibidor. O resultado é um percurso que se inicia no final da década de 1910, com os documentários do português Silvino Santos em Manaus, e se encerra nos anos de 1980 com a especialização do Cine Ópera, em Belém, na exibição de fitas pornô hard core. A obra resulta da atividade de pesquisa de jovens profissionais e estudantes da área de História, todos vinculados à Universidade Federal do Pará e amantes críticos (se isto é possível) da sétima arte dedicada ao tema Amazônia. |
Description: | Apresentação Antonio Maurício Costa Prefácio - O Sentido do Cinema em Novos Olhares Maria Luzia Miranda Álvares Capítulo 1 - “Vai Silvino, vai ser artista na vida!”: trabalho artístico, migração e Amazônia na obra de Silvino Santos durante o boom da borracha (1900 – 1922) Felipe Brito de Carvalho Capítulo 2 - A Política antes da Sessão: os cinejornais como disseminadores de representações das elites paraenses nas décadas de 1950 e 1960 Wagner Araújo Rodrigues Capítulo 3 - Do Terreiro ao Boi Bumbá: cultura e religiosidade negra em “Um Dia Qualquer” (1962-1965) Diego Maia da Costa Capítulo 4 - Antes de Iracema: memórias de um pré-cineasta na Ditadura Civil-Militar Leandro Caldas da Silva Capítulo 5 - O Cinema dos Sentidos: a especialização do Cine Ópera de Belém do Pará na exibição de filmes pornôs durante a década de 1980 Raíssa Santos Barbosa Capítulo 6 - Poder simbólico e experiência em torno do cinema na Amazônia: um ensaio comparativo Antonio Maurício Dias da Costa Sobre os Autores |
Keywords: | Cinema Cinema - História Amazônia - História |
ISBN: | 9788568914519 |
Source URI: | Disponível na internet via correio eletrônico: livroaberto@ufpa.br |
Place of Publication: | Brasil |
Access Type: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Livros - PPHIST/IFCH |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Livro_RecortesCinemaAmazonia.pdf | 5,04 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License