Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/785
Compartilhar:
Tipo: Capítulo de Livro
Ano de publicação: 2019
Autor(es): RIBEIRO, John Lucas Lopes
SILVA, Yuri Rafael de Oliveira
FREIRE, Ana Luiza
ROSA, Carlos Augusto
SANTOS, Agenor Valadares
XAVIER, Luciana Pereira
Afiliação do(s) Autor(es): SANTOS, A. V.; XAVIER, L. P. Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Biológicas (ICB)
Título: Avaliação de glicosidases extracelulares produzidas por leveduras obtidas da microbiota intestinal de larvas de Hypsipyla spp. (Lepidoptera: Pyralidae)
Contido em: As Ciências biológicas nas dimensões humanista, crítica e reflexiva
Citar como: RIBEIRO, John Lucas et al. Avaliação de glicosidases extracelulares produzidas por leveduras obtidas da microbiota intestinal de larvas de Hypsipyla spp. (Lepidoptera: Pyralidae). In: SILVA-MATOS, Raissa Rachel Salustriano da; SOUZA, Geisa Mayana Miranda de; COSTA, Ana Carolina Sousa (org.). As ciências biológicas nas dimensões humanista, crítica e reflexiva. Ponta Grossa, PR: Atena, 2019. cap. 11, p. 105-116. E-book. ISBN 978-85-7247-601-0. Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/785. Acesso em:.
Resumo: A bioprospecção de microorganismos de ambientes não explorados, como a microbiota de insetos, é importante para se obter tanto micro-organismos como enzimas com potencial de aplicação biotecnológica. As glicosidases são enzimas que catalisam a hidrólise de ligações glicosídicas em oligossacarídeos e glicoconjugados, e utilizadas na produção de biocombustíveis e na indústria de alimentos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a atividade de α- e β-glicosidases extracelulares produzidas por leveduras endossimbiontes obtidas do intestino de larvas da Broca-da-Andiroba (Hypsipyla spp.). Os isolados foram selecionados para a produção de glicosidases extracellulares em meio sólido na presença de Esculina 0,1%. O efeito do pH (4,0-9,0) e temperatura (25oC-70oC) na atividade de glicosidase, foi analisado usando p-nitrofenil-glicopiranosídeo como substrato. Todas as leveduras apresentaram atividade enzimática extracelular: β-glicosidase - pH ótimo alcalino e temperatura ótima ~40oC, com destaque para a cepa Candida jaroonii (M2); α-glicosidase – pH ótimo variando de ácido à alcalino e temperatura >40oC, destacando as cepas Candida tropicalis (M4) e Candida jaroonii (M2) com atividade a 70°C, 76 mU.ml-1 e 91 mU.ml-1, respectivamente. Atividades mais altas em pH alcalino permitem uma mais ampla aplicação desta classe de enzimas. O presente trabalho é pioneiro no estudo de glicosidases de leveduras da microbiota de Hypsipyla spp.
Palavras-chave: Enzimas
Levedura
Larvas
Broca do broto
Fonte: https://www.atenaeditora.com.br/arquivos/ebooks/as-ciencias-biologicas-nas-dimensoes-humanista-critica-e-reflexiva
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Capítulos de Livro - ICB

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CapitulodeLivro_AvaliacaoGlicosidasesExtracelulares.pdf4,89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons