Please use this identifier to cite or link to this item: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/791
Compartilhar:
Type: Capítulo de Livro
Issue Date: 2019
Authors: DAVID, Tiago Franco
SOUZA, Ana Carolina Contente Braga de
FELÍCIO, Karem Mileo
FELÍCIO, João Soares
CORDEIRO, Camila Castro
metadata.dc.description.affiliation: SOUZA, A. C. C. B.; FELÍCIO, K. M.; FELÍCIO, J. S. Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Saúde (ICS)
Title: Assistência integral ao paciente obeso experiência em ensino e extensão
Contained in: Bases conceituais da saúde
Citation: DAVID, Tiago Franco et al. Assistência integral ao paciente obeso experiência em ensino e extensão. In: COSTA, Elisa Miranda (org.). Bases conceituais da saúde. Ponta Grossa, PR: Atena, 2019. cap. 9, p. 52-55. E-book. ISBN 978-85-7247-141-1. Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/791. Acesso em:.
Resumo: Introdução:Obesidade é uma doença definida pelo acúmulo excessivo de tecido adiposo corporal. Tal acúmulo está acima dos níveis ideais, comprometendo a saúde dos indivíduos, levando a prejuízos que incluem alterações metabólicas, dificuldades respiratórias e do aparelho locomotor. No Brasil, dados recentes sobre incidência de obesidade e sobrepeso são alarmante, 52% da população brasileira está acima do peso, enquanto 17,9% é obesa . A prevalência, tanto da obesidade, como do sobrepeso vem aumento rapidamente no mundo todo, sendo considerados importantes problemas de saúde pública.Objetivos: Promover a educação continuada do paciente, visando o tratamento adequado de sua doença, a partir do conhecimento dos benefícios obtidos; auxílio no ensino, pesquisa e extensão dos estudantes de graduação e pós graduação em medicina e áreas afins, como nutrição e enfermagem. Descrição da Experiência: Os pacientes incluídos no Programa de Assistência Integral ao Paciente Obeso da Universidade Federal do Pará são atendidos no ambulatório do Hospital Universitário João de Barros Barreto por uma equipe multidisciplinar. Resultados: Foram atendidos 41 pacientes com CID principal E66 (obesidade) notificados através de ficha de produção de médicos endocrinologistas, além de pacientes obesos não notificados através das fichas de produção da equipe por terem outras patologias como CID principal. Os pacientes foram atendidos no período de março de 2017 a agosto de 2017. Conclusão: Além do atendimento à demanda do ambulatório, o programa também serviu como capacitação dos alunos do 7º semestre do curso de medicina, e dos alunos vinculados ao projeto de Monitoria em Endocrinologia.
Keywords: Obesidade
Endocrinologia
Extensão universitária
Source URI: https://www.atenaeditora.com.br/wp-content/uploads/2019/02/e-book-Bases-Conceituais-da-Sa%C3%BAde.pdf
Access Type: Acesso Aberto
Appears in Collections:Capítulos de Livros - FAMED/ICS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CapitulodeLivro_AssistenciaIntegralPaciente.pdf306,83 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons