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Tipo: Capítulo de Livro
Ano de publicação: 2019
Autor(es): LIMA, Edileuza Nunes
POLARO, Sandra Helena Isse
TAVARES, Roseneide dos Santos
SOUZA, Carlos Benedito Marinho
Afiliação do(s) Autor(es): POLARO, S. H. I.; TAVARES, R. S.; SOUZA, C. B. M. Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Saúde (ICS)
Título: Inclusão de população indígena e os desafios para prática docente hospitalar em enfermagem no ensino superior: relato de experiência
Contido em: Bases conceituais da saúde
Citar como: LIMA, Edileuza Nunes et al. Inclusão de população indígena e os desafios para prática docente hospitalar em enfermagem no ensino superior: relato de experiência. In: COSTA, Elisa Miranda (org.).Bases conceituais da saúde. Ponta Grossa, PR: Atena, 2019. cap. 22, p. 156-161. E-book. ISBN 978-85-7247-141-1. Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/795. Acesso em:.
Resumo: A atuação docente na formação do enfermeiro perpassa não somente pelo ato de ensinar ou transferir conhecimentos, mas sim em um ambiente teórico- prático que permita ao acadêmico de Enfermagem o desenvolvimento da capacidade critico reflexivo, tendo como base a metodologia da problematização. O Trabalho teve como objetivo relatar a experiência relacionada aos desafios enfrentados pelo docente na pratica hospitalar em enfermagem no ensino superior com discentes indígena; Identificar as praticas hospitalares que teriam maiores implicações no contexto do ensino- aprendizagem com discentes indígena. O cenário da experiência envolveu o ambiente hospitalar, diante do desenvolvimento teórico- prático do Componente Curricular Médico- Cirúrgico. Resultando em condições de ansiedade, medo, angustia por parte do docente quando exercer função supervisão no desempenho das práticas de cuidados assistenciais por acadêmico indígena. As observações permitiram compreender que os discentes indígenas demonstram fragilidades não na formação mas pelos valores culturais. Competindo ao enfermeiro docente desenvolver competências e habilidades para permitir que esse cenário seja vivenciado pelo acadêmico indígena de enfermagem, permitindo a inclusão do mesmo e superar os desafios do ensino-aprendizagem, sendo flexível, sem exceder em métodos avaliativos rigorosos e respeitando a transculturalidade acadêmica.
Palavras-chave: Enfermagem transcultural
Educação indígena
Formação superior
Ensino-aprendizagem
Fonte: https://www.atenaeditora.com.br/wp-content/uploads/2019/02/e-book-Bases-Conceituais-da-Sa%C3%BAde.pdf
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Capítulos de Livros - FAENF/ICS

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