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https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/795
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Tipo: | Capítulo de Livro |
Ano de publicação: | 2019 |
Autor(es): | LIMA, Edileuza Nunes POLARO, Sandra Helena Isse TAVARES, Roseneide dos Santos SOUZA, Carlos Benedito Marinho |
Afiliação do(s) Autor(es): | POLARO, S. H. I.; TAVARES, R. S.; SOUZA, C. B. M. Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Saúde (ICS) |
Título: | Inclusão de população indígena e os desafios para prática docente hospitalar em enfermagem no ensino superior: relato de experiência |
Contido em: | Bases conceituais da saúde |
Citar como: | LIMA, Edileuza Nunes et al. Inclusão de população indígena e os desafios para prática docente hospitalar em enfermagem no ensino superior: relato de experiência. In: COSTA, Elisa Miranda (org.).Bases conceituais da saúde. Ponta Grossa, PR: Atena, 2019. cap. 22, p. 156-161. E-book. ISBN 978-85-7247-141-1. Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/795. Acesso em:. |
Resumo: | A atuação docente na formação do enfermeiro perpassa não somente pelo ato de ensinar ou transferir conhecimentos, mas sim em um ambiente teórico- prático que permita ao acadêmico de Enfermagem o desenvolvimento da capacidade critico reflexivo, tendo como base a metodologia da problematização. O Trabalho teve como objetivo relatar a experiência relacionada aos desafios enfrentados pelo docente na pratica hospitalar em enfermagem no ensino superior com discentes indígena; Identificar as praticas hospitalares que teriam maiores implicações no contexto do ensino- aprendizagem com discentes indígena. O cenário da experiência envolveu o ambiente hospitalar, diante do desenvolvimento teórico- prático do Componente Curricular Médico- Cirúrgico. Resultando em condições de ansiedade, medo, angustia por parte do docente quando exercer função supervisão no desempenho das práticas de cuidados assistenciais por acadêmico indígena. As observações permitiram compreender que os discentes indígenas demonstram fragilidades não na formação mas pelos valores culturais. Competindo ao enfermeiro docente desenvolver competências e habilidades para permitir que esse cenário seja vivenciado pelo acadêmico indígena de enfermagem, permitindo a inclusão do mesmo e superar os desafios do ensino-aprendizagem, sendo flexível, sem exceder em métodos avaliativos rigorosos e respeitando a transculturalidade acadêmica. |
Palavras-chave: | Enfermagem transcultural Educação indígena Formação superior Ensino-aprendizagem |
Fonte: | https://www.atenaeditora.com.br/wp-content/uploads/2019/02/e-book-Bases-Conceituais-da-Sa%C3%BAde.pdf |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Capítulos de Livros - FAENF/ICS |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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