Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/919
Compartilhar:
Tipo: Capítulo de Livro
Ano de publicação: 2020
Autor(es): BEZERRA, José Denis de Oliveira
CORDEIRO, Rosilene da Conceição
Afiliação do(s) Autor(es): BEZERRA, J. D. O. Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte (ICA), Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA)
Título: Peraus da memória: experiências em processos de ensino e aprendizagens de teatro em uma comunidade na Amazônia paraense
Contido em: Experiências de formação em artes na Amazônia
Citar como: BEZERRA, José Denis de Oliveira; CORDEIRO, Rosilene da Conceição. Peraus da memória: experiências em processos de ensino e aprendizagens de teatro em uma comunidade na Amazônia paraense. In: CARNEIRO, Leonel Martins; ARAÚJO, Hanna (org.). Experiências de formação em artes na Amazônia. Rio Branco: Stricto Sensu, 2020. cap. 4, p. 57-74. Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/919. Acesso em:.
Resumo: O presente capítulo se propõe apresentar um estudo sobre práticas de pesquisa com a Memória, como campo teórico-metodológico, em processos de formação de professores de teatro na Amazônia paraense. Acreditamos que pesquisas sobre a performatividade da cultura amazônica na experiência reflexiva das vivências de escrituras cênicas de alunos-pesquisadores sejam espaços de construção de conhecimento que, aliadas à experiência pedagógica, proporciona uma formação de professores de teatro plural, engajada e alinhada à vida de onde ela deriva, que valoriza os saberes locais em trânsito com as culturas de maneira mais geral.
Palavras-chave: Teatro - Ensino-aprendizagem
Performatividades da cultura
Memória social
Fonte: https://sseditora.com.br/ebooks/experiencias-de-formacao-em-artes-na-amazonia/
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Capítulos de Livro - Curso de Teatro - ETDUFPA/ICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CapitulodeLivro_PerausmemoriaExperiencias.pdf264,95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons