Please use this identifier to cite or link to this item: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/926
Compartilhar:
Type: Livro
Issue Date: 2019
Authors: THOMAS, Shaji
ALMEIDA, Oriana Trindade de
PINHEIRO, Elysângela Sousa
metadata.dc.description.affiliation: ALMEIDA, O. T. Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA)
Title: Projeto agroextrativista e gestão participativa dos recursos comuns na várzea amazônica
Publisher: Grupo Acadêmico Produção do Território e Meio Ambiente na Amazônia - GAPTA/UFPA
Núcleo de Meio Ambiente - NUMA/UFPA
Citation: THOMAS, Shaji; ALMEIDA, Oriana; PINHEIRO, Elysângela Sousa. Projeto agroextrativista e gestão participativa dos recursos comuns na várzea amazônica. Belém: GAPTA: NUMA/UFPA, 2019. E-book (225 p.). Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/926. Acesso em:.
Resumo: Este livro apresenta a pesquisa realizada na região Oeste do Pará, dedicando atenção às comunidades de várzea do Baixo Amazonas e às estratégias coletivas de gestão dos bens comuns. O elemento catalisador é o modelo de regularização fundiária expresso pelos Projetos de Assentamento Agroextrativista, apresentados como modelo especial de acesso à terra, e voltados à necessidade de integração das agendas sociais e ambientais no Brasil. O objetivo primaz da pesquisa é a análise dos impactos trazidos por este modelo de assentamento na forma de gestão dos recursos comuns de comunidades situadas na várzea do Baixo Amazonas, segundo diferentes níveis de organização institucional existentes em cada região.
Keywords: Direito ambiental - Amazônia
Várzea - Amazônia
Ecossistemas
Ecologia dos manguezais
Governança pública
ISBN: 9788563117526
Source URI: https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxsaXZyb3NnYXB0YXxneDo1YjA2Y2Q0OGQ5NzVhMzI2
Place of Publication: Brasil
Access Type: Acesso Aberto
Appears in Collections:Livros - PPGDSTU/NAEA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Livro_ProjetoAgroextrativistaGestao.pdf9,46 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons