Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/992
Compartilhar:
Tipo: Capítulo de Livro
Ano de publicação: 2021
Autor(es): LIBARDI, Suzana Santos
SOARES, Leonardo Barros
SILVA, Alana Gabriela Barros Doia da
Afiliação do(s) Autor(es): LIBARDI, S. S. Universidade Federal de Alagoas - Campus Sertão
SOARES, L. B. Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Título: A Disputa por território na perspectiva das crianças indígenas Kalankó: um relato de pesquisa de campo no sertão de Alagoas
Contido em: Semiárido brasileiro: terra, território, trabalho e educação
Citar como: LIBARDI, Suzana Santos; SOARES, Leonardo Barros; SILVA, Alana Gabriela Barros Doia da. A disputa por território na perspectiva das crianças indígenas Kalankó: um relato de pesquisa de campo no sertão de Alagoas. In: LIMA, Lucas Gama; MARQUES, Leônidas de Santana (org.). Semiárido brasileiro: terra, território, trabalho e educação. Maceió: Edufal, 2021. Cap. 11, p. 159-183. ISBN: 978-65-5624-090-9. Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/992. Acesso em.:
Resumo: A população indígena brasileira é marcadamente jovem, apresentando um enorme contingente de crianças. Nesse sentindo, cumpre indagar: como essas crianças vivenciam esse conflito em torno dos territórios indígenas em que habitam? Como significam, a partir dos seus recursos subjetivos, essas situações de tensão? O presente capítulo debruça-se sobre essas questões a partir do estudo do caso concreto das crianças do povo indígena Kalankó, habitantes do Sertão alagoano, no Nordeste do Brasil.
Palavras-chave: Crianças indígenas - Brasil
Índios Kalankó
Territórios indígenas - Brasil
Abordagem geracional
Infância
Fonte: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8103
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Capítulos de Livros - PPGCP/IFCH

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CapitulodeLivro_DisputaTerritorioPerspectiva.pdf6,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons