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https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/992
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Tipo: | Capítulo de Livro |
Ano de publicação: | 2021 |
Autor(es): | LIBARDI, Suzana Santos SOARES, Leonardo Barros SILVA, Alana Gabriela Barros Doia da |
Afiliação do(s) Autor(es): | LIBARDI, S. S. Universidade Federal de Alagoas - Campus Sertão SOARES, L. B. Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas |
Título: | A Disputa por território na perspectiva das crianças indígenas Kalankó: um relato de pesquisa de campo no sertão de Alagoas |
Contido em: | Semiárido brasileiro: terra, território, trabalho e educação |
Citar como: | LIBARDI, Suzana Santos; SOARES, Leonardo Barros; SILVA, Alana Gabriela Barros Doia da. A disputa por território na perspectiva das crianças indígenas Kalankó: um relato de pesquisa de campo no sertão de Alagoas. In: LIMA, Lucas Gama; MARQUES, Leônidas de Santana (org.). Semiárido brasileiro: terra, território, trabalho e educação. Maceió: Edufal, 2021. Cap. 11, p. 159-183. ISBN: 978-65-5624-090-9. Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/992. Acesso em.: |
Resumo: | A população indígena brasileira é marcadamente jovem, apresentando um enorme contingente de crianças. Nesse sentindo, cumpre indagar: como essas crianças vivenciam esse conflito em torno dos territórios indígenas em que habitam? Como significam, a partir dos seus recursos subjetivos, essas situações de tensão? O presente capítulo debruça-se sobre essas questões a partir do estudo do caso concreto das crianças do povo indígena Kalankó, habitantes do Sertão alagoano, no Nordeste do Brasil. |
Palavras-chave: | Crianças indígenas - Brasil Índios Kalankó Territórios indígenas - Brasil Abordagem geracional Infância |
Fonte: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8103 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Capítulos de Livros - PPGCP/IFCH |
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