Navegando por Autoria "RODRIGUES, Doriedson do Socorro"
Agora exibindo 1 - 11 de 11
Resultados por página
Opções de Ordenação
Livro Acesso aberto (Open Access) Anais [da] III Jornada do Curso de Letras do Campus Universitário do Tocantins/Cametá: língua, literatura e outras linguagens: sujeitos, objetos e ensino na Amazônia(Campus Universitário do Tocantins - Cametá/UFPA, 2011) RODRIGUES, Doriedson do Socorro; LOPES, Jorge DominguesEsta Jornada pretende atuar ainda como um amálgama entre o que se produz em termos de conhecimento e o que a sociedade vem produzindo em termos de saberes experienciais no ensino-aprendizagem de língua, bem como para processos de leitura em que estão envolvidos os sujeitos escolares ou não, atentando-se para questões de letramento no Brasil, mas também, e sobretudo, nos municípios onde há campi da UFPA.Livro Acesso aberto (Open Access) Anais do 10º Encontro Norte e Nordeste dos Estudantes de Pedagogia(Campus Universitário do Tocantins - Cametá/UFPA, 2012) SILVA, Gilmar Pereira da; RODRIGUES, Doriedson do Socorro; MORAES, Roble Carlos; SANTOS, Fabiany Marcela Sousa dos; GAIA, Nágila Nayara Barbosa; BATISTA, Ilda Gonçalves; BOTELHO, Marta Wanzeler; PEREIRA, Edir Augusto Dias; http://lattes.cnpq.br/7624395840820523; http://lattes.cnpq.br/1127076028303549; http://lattes.cnpq.br/8980655342817453; http://lattes.cnpq.br/0195607371001703; http://lattes.cnpq.br/0408100441193113; http://lattes.cnpq.br/5408547583754911; http://lattes.cnpq.br/7877051928238474; http://lattes.cnpq.br/8073664444803317Este livro é resultado do 10º Encontro Norte e Nordeste dos Estudantes de Pedagogia. Esse evento reflete a necessidade de se debater a educação, a partir dos paradigmas: rural, urbano, identidade, pedagogo e formação. A formação da identidade do pedagogo pressupõe amplo debate sobre seu papel político na transformação social, numa opção de classe voltada para os menos favorecidos, buscando mediar conflitos, no sentido de proporcionar a elevação político-social e econômica dos trabalhadores.Livro Acesso aberto (Open Access) Anais do I Seminário Nacional do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura do Campus Universitário do Tocantins/Cametá-UFPA - “Pesquisa e Produção de Conhecimento” - e do V Diálogos Científicos do Campus Universitário do Tocantins/Cametá(Campus Universitário do Tocantins - Cametá/UFPA, 2015) PINTO, Benedita Celeste de Moraes; RODRIGUES, Doriedson do Socorro; COSTA, Gilcilene Dias da; OLIVEIRA, José Pedro Garcia; OLIVEIRA, Mara Rita Duarte; MENDES, Odete da Cruz; http://lattes.cnpq.br/7489392738166786; http://lattes.cnpq.br/1127076028303549; http://lattes.cnpq.br/2934771644021042; http://lattes.cnpq.br/7926845890613507; http://lattes.cnpq.br/8038322403743384; http://lattes.cnpq.br/3058470629162300Este livro trata dos anais do I Seminário Nacional de Pós-Graduação em Educação e Cultura no Campus Universitário do Tocantins/Cametá-UFPA – “Pesquisa e Produção de Conhecimento” e do V Diálogos Científicos do Campus Universitário do Tocantins que são eventos destinados à apresentação de resultados de pesquisas por parte de alunos de Programas de Pós-Graduação e Graduação deste Campus Universitário, quer como participantes de programas de pós-graduação, quer como grupos de estudos e pesquisas fomentando o debate científico na condução do campo teórico e metodológico das investigações nas diversas áreas do conhecimento, bem como no fortalecimento deste Campus na Região Amazônica, visto que este busca se consolidar como instituição formadora com qualidade de ensino, pesquisa e produção acadêmica e científica.Livro Acesso aberto (Open Access) Anais do I Seminário sobre Educação e Desenvolvimento Regional(Campus Universitário do Tocantins - Cametá/UFPA, 2012) SEIBT, Cezar Luís; OLIVEIRA, José Pedro Garcia; RODRIGUES, Doriedson do Socorro; http://lattes.cnpq.br/7464213317216078; http://lattes.cnpq.br/7926845890613507; http://lattes.cnpq.br/1127076028303549Este livro apresenta os textos que compõem os Anais do I Seminário de Educação e Desenvolvimento Regional, realizado de 08 a 10 de setembro de 2011, contou com a apresentação de trabalhos de outras pessoas interessadas na temática, oriundas de diversas regiões do Pará. Para enriquecer a reflexão, alguns pesquisadores e professores externos, inclusive de outros estados, foram convidados. Com o curso e o Seminário esperamos ter ajudado a formar agentes sociais mais capazes de intervir eficazmente na realidade, de propor projetos e alternativas de desenvolvimento que possam levar em consideração as diversas variáveis envolvidas, de produzir práticas de ensino emancipatórias, comprometidas com o desenvolvimento regional, responsáveis, éticas, conscientes dos impactos da ação do homem sobre a natureza e desta em relação à vida humana.Livro Acesso aberto (Open Access) Educação do campo na Amazônia: uma experiência(Universidade Federal do Pará, 2007) SILVA, Gilmar Pereira da; CANALI, Heloisa Helena Barbosa; RODRIGUES, Doriedson do Socorro; ARAÚJO, Maria de Nazaré Cunha deEste livro vem compartilhar com os leitores a práxis de implementar um projeto voltado para a educação do campo, apresentando seus objetivos, metas e propostas pedagógicas e metodológicas, relatos de experiências e depoimentos discentes.Livro Acesso aberto (Open Access) Educação e desenvolvimento regional: desafios e perspectivas(Campus Universitário do Tocantins - Cametá/UFPA, 2012) SEIBT, Cezar Luís; OLIVEIRA, José Pedro Garcia; RODRIGUES, Doriedson do SocorroO Livro Educação e desenvolvimento regional reúne uma coletânea textos que refletem as preocupações de especialistas que têm se dedicado a examinar as políticas e a gestão nos sistemas de ensino e as relações que se estabelecem nos espaços educacionais decorrentes de processos interativos e/ou formativos, visualizando-os como locus no qual se constroem possibilidades e limites para (re)construção de relações mais democráticas e coerentes às necessidades do alunado.Livro Acesso aberto (Open Access) Educação, ciência e desenvolvimento da Amazônia tocantina: diálogos científicos(Campus Universitário do Tocantins - Cametá/UFPA, 2012) OLIVEIRA, José Pedro Garcia; RODRIGUES, Doriedson do Socorro; SILVA, João Batista do Carmo; MENDES, Odete da CruzO presente livro objetiva prover a socialização das pesquisas e produções de professores- pesquisadores e estudantes das diversas áreas do conhecimento, no CUNTINS; e promover a indução de novas pesquisas acerca dos desafios e problemas da Amazônia Tocantina. Nesse sentido, os textos estão estruturados em três eixos que discorrem sobre o tema Educação, Ciência e Desenvolvimento da Amazônia Tocantina.Livro Acesso aberto (Open Access) Educação, identidade e conhecimento na Amazônia Tocantina: diálogos científicos(Campus Universitário do Tocantins - Cametá/UFPA, 2015) OLIVEIRA, José Pedro Garcia; RODRIGUES, Doriedson do Socorro; PRAZERES, Maria Sueli Corrêa dos; MENDES, Odete da CruzEsta publicação reúne, essencialmente, temas relacionados a educação, identidade e produção do conhecimento na Amazônia, com a permanente busca pela reflexão crítica de temas importantes para toda a Amazônia Tocantina.Livro Acesso aberto (Open Access) Linguagem e educação na Amazônia: faces e interfaces de pesquisas(Campus Universitário do Tocantins - Cametá/UFPA, 2010) SILVA, Gilmar Pereira da; RODRIGUES, Doriedson do SocorroA presente publicação permite aos estudiosos de diferentes áreas uma compreensão do funcionamento do sistema de ensino formal e informal, da formação docente, do uso e desuso da linguagem na escola, nos meios de comunicação de massa, nas manifestações culturais, religiosas e políticas.Livro Acesso aberto (Open Access) Livro de resumos do I Encontro de Pesquisa em Educação, Cultura, Linguagem e Sociedade(Univás, 2016) DOMINGUES, Andrea Silva; PINTO, Benedita Celeste de Moraes; RODRIGUES, Doriedson do Socorro; http://lattes.cnpq.br/2400924000241808; http://lattes.cnpq.br/7489392738166786; http://lattes.cnpq.br/1127076028303549; https://orcid.org/0000-0002-9264-7754; https://orcid.org/0000-0001-9450-5461; https://orcid.org/0000-0002-5120-2484Este livro apresenta os resumos do I Encontro de Pesquisa em Educação, Cultura, Linguagem e Sociedade, que teve como objetivo discutir pesquisas que historicizam os modos de significar as minorias em suas diferentes acepções e de compreender preconceitos e discriminações que afetam uma parcela significativa da sociedade, compreendendo diferentes discursos que circularam na história de nossa sociedade. Trata-se, pois, de analisar, através do funcionamento da linguagem, processos de identificação, estigmatização e discriminação que instalam e afetam as minorias sociais bem como as políticas públicas implantadas na direção desses processos, seja para homologá-los, seja para inibi-los.Livro Acesso aberto (Open Access) Práticas discursivas: educação, linguagem e(m) discurso(Labour, 2020) DOMINGUES, Andrea Silva; PINTO, Benedita Celeste de Moraes; RODRIGUES, Doriedson do Socorro; http://lattes.cnpq.br/2400924000241808; http://lattes.cnpq.br/7489392738166786; http://lattes.cnpq.br/1127076028303549; https://orcid.org/0000-0002-9264-7754; https://orcid.org/0000-0001-9450-5461; https://orcid.org/0000-0002-5120-2484Este livro tem como propósito fazer circular um conjunto de trabalhos desenvolvidos nacionais e internacionais que têm seu lugar de observação e de análise em temas relacionados à educação, memória, cidade, trabalho, linguagem e história. Nesse sentido, a temática do livro em questão traz diferentes abordagens de estudos realizados em regiões diversas do Brasil e da Patagônia argentina, versando em torno de relações sociais, resistência, diversidade, educação, questões étnico-raciais, patrimônio e o direito à memória.