CALTA - Campus Universitário de Altamira
URI Permanente desta comunidade
O Campus Universitário de Altamira - UFPA foi criado em 1987. O Campus iniciou suas atividades com os cursos intervalares de: Letras, Pedagogia, Ciências, História, e Geografia, ofertados nos períodos de recesso escolar. Em outubro de 1992, iniciaram-se os cursos regulares de Licenciaturas em Letras e Matemática, seguidos por Pedagogia em 1994, que pretendiam atender parte da sociedade não contemplada pelos cursos intervalares. Em 1996 se instala em Altamira, por intermédio do Centro Agropecuário, o Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias. A comunidade universitária é constituída por, 91 docentes efetivos, 16 técnico-administrativos aproximadamente, 1.500 alunos, distribuídos nos cursos de Engenharia Florestal, Engenharia Agronômica, Pedagogia, Geografia, Ciências Biológicas, Letras-Língua Portuguesa, Letras-Língua Inglesa e Etnodesenvolvimento, cursos presenciais e Química, modalidade à distância.
Navegar
Navegando CALTA - Campus Universitário de Altamira por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 13 de 13
Resultados por página
Opções de Ordenação
Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento do extrativismo do açaí e mudanças na socioeconomia de ribeirinhos marajoaras(2009) MARINHO, José Antônio MagalhãesCapítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Diversidade & educação: o desafio à docência intercultural(2015) DOMINGUES, William César Lopes; BELTRÃO, Jane FelipeCapítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) A produção de um sistema moderno de manejo de recursos pesqueiros no Rio Grande do Sul (RS): uma história da governamentalidade(2016) MOURA, Gustavo Goulart Moreira; DIEGUES, Antonio Carlos Sant'AnaCapítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Recomendações para a educação escolar dos ribeirinhos: entre o rio e a rua(2017) PARENTE, Francilene de Aguiar; LOPES, Raquel da SilvaCapítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Línguas e literatura: relações entre teoria e ensino(2018) CHAVES, Sérgio Wellington Freire; ARAÚJO, Gilberto AlvesFolheto Acesso aberto (Open Access) Coronavírus: orientações para povos indígenas(Universidade Federal do Pará, 2020) MARTINS, Tayane Moura; BARBOSA, Patrícia Resende; SILVA JÚNIOR, Ademir Ferreira da; PEREIRA, Ana Lúcia de SousaCapítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) A Contribuição do projeto residência pedagógica na formação docente: relatos vivenciais em uma escola pública no município de Altamira - PA(2020) SILVA, Esmeralda dos Santos Araújo da; SANTOS, Charleane Maria dos; MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira; FREITAS, Léia Gonçalves de; SOUSA, Cleide Santos deThe Pedagogical Residency Program (PRP) 1 is one of the actions that integrate the Federal Government’s National Teacher Training Policy and seeks to induce the improvement of practice in graduation courses, promoting the immersion of the graduate in Basic Education schools (BRAZIL, 2008). In this sense, the objective of this study is to report the experiences in the scope of (PRP), as well as the contributions in the formative process of the students of the Graduation Course of Pedagogy, of the Federal University of Pará, Campus of Altamira. The methodology adopted was (auto) biographical research, with a qualitative approach in the theoretical perspective Passeggi (2008). To collect the data, we used observation and records in field diaries, generating, therefore, an experience report, which problematized the research question: what are the contributions of the PRP to the training of the resident?The analyzes of this problematic pointed out the advances: 1) ability to articulate theory and practice; 2) substantiation of the arguments; 3) resourcefulness in residency actions; 4) production of knowledge about rural education.Folheto Acesso aberto (Open Access) Protocolo de condutas terapêuticas para coronavirus (COVID 19)(Secretaria Municipal de Saúde de Altamira, 2020) GRANATO, Renan Rocha; SILVA, Leonardo de Oliveira Rodrigues da; SATO, Diana Albuquerque; DAMASCENO, Helane Conceição; FREITAS, Lagerson Mauad; SILVA JÚNIOR, Ademir Ferreira daFolheto Acesso aberto (Open Access) Higienize suas mãos: profissional empoderado, paciente seguro(Universidade Federal do Pará, 2020) SILVA JÚNIOR, Ademir Ferreira da; SOUSA, Aline Andrade de; MONTEIRO, José Rogério Souza; http://lattes.cnpq.br/2096552818464556; http://lattes.cnpq.br/5581585210022226Esta cartilha foi desenvolvida para orientá-lo sobre a importância da higienização das mãos, visando à redução das infecções relacionadas á assistência á saúde (IRAS) e a segurança do paciente. Nesta cartilha, você encontrará informações e procedimentos básicos que devem ser seguidos por você durante a sua rotina nos serviços de saúde. Além disso, a cartilha vai ajudá-lo a compreender a importância da higienização das mãos e o seu papel como agente multiplicador em atividades assistenciais nos serviços de saúde.Folheto Acesso aberto (Open Access) Conhecendo o COVID-19: cidadão esclarecido, cidade segura!(Universidade Federal do Pará, 2020) SILVA JÚNIOR, Ademir Ferreira da; SOUSA, Aline Andrade de; SILVA, Márcia Cristina Freitas da; MONTEIRO, José Rogério SouzaEsta cartilha foi desenvolvida para orientá-lo sobre coronavírus, bem como, seu modo de transmissão, diagnóstico, tratamento e medidas preventivas para combater o vírus. Nesta cartilha, você encontrará informações e recomendações sobre o novo coronavírus (COVID-19). Além disso, a cartilha vai ajudá-lo a compreender esta nova infecção respiratória e a importância de ficar em casa e o que fazer em casos de contato com o vírus.Folheto Acesso aberto (Open Access) Zoonoses: o que são? como são transmitidas?(Universidade Federal do Pará, 2020) FERREIRA, Denis Vieira Gomes; FERREIRA, Amanda Caroline Duarte; http://lattes.cnpq.br/2392198150359061; http://lattes.cnpq.br/7379860594013666Nessa cartilha serão abordados assuntos relacionados a algumas das doenças que circulam entre seres humanos e animais, denominadas de zoonoses. Abordaremos aspectos como: O que são zoonoses? O que pode causar as zoonoses? Como são transmitidas? Como surge uma zoonose? Além de medidas de cuidados, bem-estar animal e prevenção. Este trabalho foi elaborado para fornecer informação e orientação básica a população jovem sobre a interação entre animais e pessoas, para assegurar a saúde humana e animal, uma vez que, em determinadas situações pode ocorrer o aparecimento de zoonose.Folheto Acesso aberto (Open Access) SOS Beiradão: orientações sobre primeiros socorros para populações ribeirinhas(Universidade Federal do Pará, 2021) SANTOS, Ozélia Sousa; GOMES, Samara Azevedo; COUTINHO, Larissa SodréEste material foi produzido para a população ribeirinha do Xingu com o objetivo de divulgar orientações sobre como agir em casos de acidentes.