Faculdade de Artes Visuais - FAV/ICA
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Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Por uma futura cartografia das sombras na história da arte(2015) FREITAS, Rosana Pereira de; SOUZA, José Afonso MedeirosCapítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Afroindígena(2016) PACHECO, Agenor SarrafCapítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Arte da voz e do corpo: poéticas de narradores urbanos de Melgaço(2018) VIEGAS, Jurema do Socorro Pacheco; PACHECO, Agenor SarrafLivro Acesso aberto (Open Access) Literatura e artes da Amazônia paraense: registros e investigações(Fi, 2019) SILVA, Suellen Cordovil da; SILVA, Alan Victor Flor da; VIDAL, Claudia Valeria França; http://lattes.cnpq.br/2051633811216841; http://lattes.cnpq.br/8719538106499765; http://lattes.cnpq.br/1297160868350769Este livro traz uma pequena mostra de estudos que vêm sendo realizados no campo cultural paraense, com especial destaque para a produção literária de escritores dos séculos XIX e XX que se aventuraram pelos variados gêneros, a exemplo da poesia, do conto e do romance. Convidamos os leitores tanto da região amazônica quanto de outras partes do Brasil e do mundo a conhecerem um pouco de nossa realidade por meio do trabalho de recriação de nossos artistas e escritores, bem como a compreenderem melhor seu fazer artístico por meio das propostas de análises dos pesquisadores que sobre eles se debruçam. Esperamos que esta pequena coletânea contribua para dar uma maior visibilidade às pesquisas realizadas na e sobre a região.Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) “Coleção Armando Queiroz” e os desafios ao Museu da Universidade Federal do Pará: teoria e prática museológica(2019) BRITTO, Rosangela Marques deO ponto de partida desta comunicação reporta-se à pesquisa referente a três coleções artísticas do Museu da Universidade Federal do Pará. Entre estas, ressalto a Coleção Armando Queiroz, com ênfase ao estudo da obra conceitual Mirante (2006) e Desapego (2012) e os desafios lançados acerca dos processos de Documentação Museológica da Arte Contemporânea em um museu universitário criado em 1982, que vem se projetando desde 2013 como um Museu Universitário de Arte Contemporânea. O texto apresenta as bases teóricas, as práticas de salvaguarda voltadas às coleções de Arte Contemporânea, a coleção e as obras do artista visual paraense e , ao final, indica possíveis estratégias no âmbito da Museologia e da Arte a serem adotadas no Museu.Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Amazoniana, uma coleção em processo na Amazônia(2019) MANESCHY, Orlando FrancoEste artigo pretende traçar um panorama dos processos curatoriais e documentais empreendidos ao longo da instauração da Coleção Amazoniana de Arte da Universidade Federal do Pará e seus desdobramentos em sistemas internos de pesquisa e externos na extravasão para o público, compreendendo que as ações curatoriais em uma coleção atravessam para o público, compreendendo que as ações curatoriais em uma coleção atravessam distintos aspectos que ultrapassam o evento exposição, amplificando-se em procedimentos variados de trabalho. Filosofia, teoria da arte, teoria museológica e antropologia são ativadas no processo de trabalho e servem como chaves para a compreensão das múltiplas situações que envolvem esse processo curatorial no período de 2010 a 2017.Livro Acesso aberto (Open Access) Arte pública no Brasil: convergências e dissensos(Instituto de Artes/UNICAMP, 2022) FUREGATTI, Sylvia Helena; BASSANI, Thiago Samuel; SEQUEIRA, Alexandre Romariz; http://lattes.cnpq.br/2868485191032212; http://lattes.cnpq.br/4621887398114794; http://lattes.cnpq.br/0763555042066498O seminário propôs-se a discutir recortes temáticos voltados a analisar “convergências e dissensos” no estudo da arte pública no Brasil, considerando a problemática da permanência física e simbólica do patrimônio cultural do passado, tanto quanto a mobilidade dos eventos artísticos e sociais que configuram o espaço público dos centros urbanos da atualidade.