Livros - PPGSA/IFCH
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Livro Acesso aberto (Open Access) Imagem, arte, ética e sociedade(Editora Universitária da Assessoria de Educação a Distância - EditAedi, 2018) MENDONÇA, Kátia Marly Leite; http://lattes.cnpq.br/5325063796266136Este livro é produto principalmente das discussões ocorridas durante o Seminário Ética e Sociedade: reflexões sobre a Arte e sobre a Paz, realizado no período de 05 a 07 de dezembro de 2016, no Auditório da CNBB em Belém do Pará, com apoio da CAPES- Coordenação de Pessoal de Nível Superior e do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.Livro Acesso aberto (Open Access) Imagem, arte, ética e sociedade: percursos da pesquisa(Marques, 2020) MENDONÇA, Katia; SERRA NETTO, Helio Figueiredo da; SILVA, Irene de Jesus; http://lattes.cnpq.br/5325063796266136; http://lattes.cnpq.br/4224391015335802; http://lattes.cnpq.br/4728699694789352Este livro foi pensado como um desdobramento das pesquisas realizadas por um grupo de pesquisa homônimo e se propõe pesquisar temas que transitam por imagens, arte, tecnologias, religião e literatura, mas que são atravessados por um eixo comum, a ética, relação primordial de alteridade. O livro nos leva a retomar temas contemporâneos, tendo como foco a compreensão da relação de alteridade em diferentes esferas. Ele foi idealizado e organizado durante o ano de 2019 e finalizado em 2020, no momento em que o mundo é assolado pela pandemia do COVID-19. Embora trágico, o momento acaba sendo oportuno, já que diante deste cenário muitas pessoas começam a refletir sobre quem somos, qual o sentido da vida e quem são esses que nos cercam. O outro, mesmo que de forma trágica, emerge como algo que não posso mais ignorar, e que está diante de nós, a vida, fragilizada diante de tantas mortes, se torna um apelo para repensarmos nossas relações e o sentido da finitude e, inevitavelmente, a importância de Deus em nossas vidas. Sendo assim, este livro nos ajuda a ampliar de forma teórica estas questões, e tem como eixo central refletir sobre o eu e o outro, ou melhor, sobre o Eu e Tu, para expressar o termo buberiano que é tão caro as nossas pesquisas.Livro Acesso aberto (Open Access) 60 Dias de isolamento: uma interpretação sobre o viver e sentir durante a pandemia(Gato Ed, 2021) CARDOSO, Denise Machado; BANDEIRA NETTO, Felipe; http://lattes.cnpq.br/2685857306168366; http://lattes.cnpq.br/9262054664287179Este livro é a resultante de desejos mútuos, seja a vontade de possibilitar a graduandos e graduandas produzirem academicamente nas mais amplas esferas da escrita e outras formas de linguagem, seja na experiência da educação voltada para a autonomia, conforme proposto pelo mestre Paulo Freire. Imprimir, portanto, a percepção de múltiplas pessoas sobre o isolamento social e como estas estavam e/ou lidaram com este momento, tornou-se o objetivo central desta proposta de coletânea. Desejamos, caro leitor, cara leitora, que estas narrativas de vida traduzidas em poesia, fotografias, cartas, contos, ensaios e artigos inspirem a, também escrever, narrar, fotografar, dizer e refletir sobre o viver e sentir de modo introspectivo e intimista os nossos tempos.Livro Acesso aberto (Open Access) Amazônia negra: imagens, narrativas e saberes em diálogo(Monteiro, 2022) CONRADO, Mônica Prates; BARROS, Thiane Neves; ESTEVES, Lorena; http://lattes.cnpq.br/6141735247260273; http://lattes.cnpq.br/2685700768655045; http://lattes.cnpq.br/6917631244983786Livro Acesso aberto (Open Access) Ecopolítica, necropolítica e resistências em tempo de pandemia(Cabana, 2022) SILVA, Marly Gonçalves da; MOURA, Edila Arnaud Ferreira; PARDINI, PatrickLivro Acesso aberto (Open Access) Caderno cartográfico quilombola: valores para uma educação escolar afro-amazônica(Universidade Federal do Pará, 2024) PEIXOTO, Rodrigo Corrêa Diniz; http://lattes.cnpq.br/9872938064820413Este livro é uma produção coletiva que busca dar forma a um material didático para uma educação escolar quilombola voltada a valores afro-amazônicos. Seu uso nas comunidades e em sala de aula passa pela sua apropriação por parte das/os docentes, para que possa ser utilizado de forma flexível e criativa, servindo tanto ao ensino fundamental como ao ensino médio, a depender do aprofundamento que se dê aos temas abordados. O Caderno propõe essa interação entre escola e comunidade como um valor pedagógico, posto que seu objetivo é contribuir para integrar educandos e moradores na cultura do território. Para tanto, este material didático prevê no seu uso metodológico a transmissão intergeracional de costumes, estéticas, conhecimentos, crenças e valores.