Faculdade de Química - FAQUI/ICEN
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Faculdade de Química - FAQUI/ICEN por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Modelo de fluxo de fósforo total para o sistema hidrogeológico da bacia do lago Tupé, Amazônia Central(2009) SIQUEIRA, Gilmar Wanzeller; APRILE, Fabio MarquesLivro Acesso aberto (Open Access) Instrumentação para o ensino de química: pressupostos e orientações teóricas e experimentais(Universidade Federal do Pará, 2011) SOUZA, Jorge Raimundo da TrindadeA intencionalidade deste livro é oferecer aos alunos, textos de referências para a sua formação que contenham subsídios formativos relacionados ao campo dos saberes pedagógicos e científicos. Em seus capítulos são discutidas as dimensões conceitual, procedimental e atitudinal de conteúdos de Química, principalmente os princípios pedagógicos dos vários tipos de atividades que são utilizados como instrumentos para o ensino de Química, essenciais na ação educativa e basilares na prática de ensino do professor.Livro Acesso aberto (Open Access) Físico-química(Universidade Federal do Pará, 2011) BASTOS, Antonio Claudio Lima Moreira; RODRIGUES, Elizabeth Maria Soares; SOUZA, José Pio Iúdice deO livro Físico-Química aborda a termodinâmica, as propriedades das soluções, a cinética química e varias nuanças da físico-química. Um livro para graduandos e graduados.Livro Acesso aberto (Open Access) Prática pedagógica em química: oficinas pedagógicas para o ensino de química(Editora Universitária da Assessoria de Educação a Distância - EditAedi, 2015) SOUZA, Jorge Raimundo da TrindadeA intencionalidade deste livro é oferecer aos alunos textos de referências para a sua formação, que contenham subsídios formativos relacionados ao campo dos saberes pedagógicos e científicos. O objetivo geral é o de construir competências e habilidades relacionadas aos saberes práticos do professor de Química, considerando os parâmetros teóricos disciplinares de química e da ciência da educação, realizando ações educativas no cotidiano da escola, comprometendo-se com a criatividade e inovações do ensino de químicaCapítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) As relações e inter-relações das práticas mediativas e educativas no Museu de Arte de Belém (MABE) – Estado do Pará(2019) WANZELLER, Milena de Lima; SOBRAL, Armando Sampaio; SIQUEIRA, Gilmar Wanzeller; SIQUEIRA, Maria Alice do Socorro Lima; TEIXEIRA, Diego FigueiredoEssa pesquisa faz uma abordagem de forma sucinta, uma contextualização epistemológica do MABE nos seus aspectos históricos de origem, fornecendo reflexões acerca do papel social, cultural e educacional nos tempos atuais. Como procedimento metodológico foi realizado um levantamento bibliográfico sobre os aspectos artísticos e culturais que envolvem a infraestrutura e a conservação patrimonial deste museu, e posteriormente, realizou-se uma explanação a cerca da importância do curador no que tange as relações e inter-relações da mediação educativa e cultural. Os resultados obtidos revelaram que a aplicabilidade de uma abordagem educativa para o MABE, em diálogo a uma boa realização de atividades mediativas pode deixa marcas positivas, aumentando o interesse pela cultura, história e arte contemporânea no Estado do Pará