PARFOR - Plano Nacional de Formação de Professores/UFPA
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando PARFOR - Plano Nacional de Formação de Professores/UFPA por Assunto "Docentes nos anos inciais"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Livro Acesso aberto (Open Access) Educação em ciências, matemática e linguagens: ensino, letratamento e formação docente nos anos iniciais(Paka-Tatu, 2018) PESSOA, Wilton Rabelo; VIEIRA, Eduardo Paiva de PontesEsse estudo narrativo aborda aulas de ciências para discutir as atividades investigativas e a formação inicial de professores nos anos iniciais. Visa responder à pergunta: Que aspectos formativos contribuem para o encaminhamento de atividades investigativas no ensino de ciências nos anos iniciais? Os sujeitos, autores da prática foco de estudo, pertenciam ao quadro de professores temporários da Semed-Bujaru e eram discentes do curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens - LIECML do Parfor, polo Bujaru. Em conjunto com uma turma multisseriada dos anos iniciais, investigaram a origem do carapanã. A realização da investigação foi registrada com o uso de vídeo, fotos e produção escrita. O material foi analisado sob o enfoque da formação de professores e do ensino de ciências para os anos iniciais. O contexto formativo e a capacidade criativa do professor são aspectos formativos relevantes desse processo.