CUNTINS - Campus Universitário do Tocantins/Cametá
URI Permanente desta comunidade
O CUNTINS/Cametá foi inicialmente instalado, em 1987, nas dependências da Escola Municipal de 1º Grau “Maria Cordeiro de Castro”, que foi posteriormente doada à UFPA, por meio da Lei Municipal Nº 1.207, de 27 de março de 1991. É uma unidade regional da Universidade Federal do Pará (UFPA), instalada na mesorregião Nordeste do estado do Pará com autonomia administrativa e acadêmica, tendo como objetivo desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão por meio de cursos de graduação e de pós-graduação, regulares e intervalares, na forma do Estatuto e do Regimento Geral da UFPA.
Navegar
Navegando CUNTINS - Campus Universitário do Tocantins/Cametá por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 37
Resultados por página
Opções de Ordenação
Livro Acesso aberto (Open Access) Anais [da] III Jornada do Curso de Letras do Campus Universitário do Tocantins/Cametá: língua, literatura e outras linguagens: sujeitos, objetos e ensino na Amazônia(Campus Universitário do Tocantins - Cametá/UFPA, 2011) RODRIGUES, Doriedson do Socorro; LOPES, Jorge DominguesEsta Jornada pretende atuar ainda como um amálgama entre o que se produz em termos de conhecimento e o que a sociedade vem produzindo em termos de saberes experienciais no ensino-aprendizagem de língua, bem como para processos de leitura em que estão envolvidos os sujeitos escolares ou não, atentando-se para questões de letramento no Brasil, mas também, e sobretudo, nos municípios onde há campi da UFPA.Livro Acesso aberto (Open Access) Anais do 10º Encontro Norte e Nordeste dos Estudantes de Pedagogia(Campus Universitário do Tocantins - Cametá/UFPA, 2012) SILVA, Gilmar Pereira da; RODRIGUES, Doriedson do Socorro; MORAES, Roble Carlos; SANTOS, Fabiany Marcela Sousa dos; GAIA, Nágila Nayara Barbosa; BATISTA, Ilda Gonçalves; BOTELHO, Marta Wanzeler; PEREIRA, Edir Augusto Dias; http://lattes.cnpq.br/7624395840820523; http://lattes.cnpq.br/1127076028303549; http://lattes.cnpq.br/8980655342817453; http://lattes.cnpq.br/0195607371001703; http://lattes.cnpq.br/0408100441193113; http://lattes.cnpq.br/5408547583754911; http://lattes.cnpq.br/7877051928238474; http://lattes.cnpq.br/8073664444803317Este livro é resultado do 10º Encontro Norte e Nordeste dos Estudantes de Pedagogia. Esse evento reflete a necessidade de se debater a educação, a partir dos paradigmas: rural, urbano, identidade, pedagogo e formação. A formação da identidade do pedagogo pressupõe amplo debate sobre seu papel político na transformação social, numa opção de classe voltada para os menos favorecidos, buscando mediar conflitos, no sentido de proporcionar a elevação político-social e econômica dos trabalhadores.Livro Acesso aberto (Open Access) Anais do I Seminário Nacional do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura do Campus Universitário do Tocantins/Cametá-UFPA - “Pesquisa e Produção de Conhecimento” - e do V Diálogos Científicos do Campus Universitário do Tocantins/Cametá(Campus Universitário do Tocantins - Cametá/UFPA, 2015) PINTO, Benedita Celeste de Moraes; RODRIGUES, Doriedson do Socorro; COSTA, Gilcilene Dias da; OLIVEIRA, José Pedro Garcia; OLIVEIRA, Mara Rita Duarte; MENDES, Odete da Cruz; http://lattes.cnpq.br/7489392738166786; http://lattes.cnpq.br/1127076028303549; http://lattes.cnpq.br/2934771644021042; http://lattes.cnpq.br/7926845890613507; http://lattes.cnpq.br/8038322403743384; http://lattes.cnpq.br/3058470629162300Este livro trata dos anais do I Seminário Nacional de Pós-Graduação em Educação e Cultura no Campus Universitário do Tocantins/Cametá-UFPA – “Pesquisa e Produção de Conhecimento” e do V Diálogos Científicos do Campus Universitário do Tocantins que são eventos destinados à apresentação de resultados de pesquisas por parte de alunos de Programas de Pós-Graduação e Graduação deste Campus Universitário, quer como participantes de programas de pós-graduação, quer como grupos de estudos e pesquisas fomentando o debate científico na condução do campo teórico e metodológico das investigações nas diversas áreas do conhecimento, bem como no fortalecimento deste Campus na Região Amazônica, visto que este busca se consolidar como instituição formadora com qualidade de ensino, pesquisa e produção acadêmica e científica.Livro Acesso aberto (Open Access) Anais do I Seminário sobre Educação e Desenvolvimento Regional(Campus Universitário do Tocantins - Cametá/UFPA, 2012) SEIBT, Cezar Luís; OLIVEIRA, José Pedro Garcia; RODRIGUES, Doriedson do Socorro; http://lattes.cnpq.br/7464213317216078; http://lattes.cnpq.br/7926845890613507; http://lattes.cnpq.br/1127076028303549Este livro apresenta os textos que compõem os Anais do I Seminário de Educação e Desenvolvimento Regional, realizado de 08 a 10 de setembro de 2011, contou com a apresentação de trabalhos de outras pessoas interessadas na temática, oriundas de diversas regiões do Pará. Para enriquecer a reflexão, alguns pesquisadores e professores externos, inclusive de outros estados, foram convidados. Com o curso e o Seminário esperamos ter ajudado a formar agentes sociais mais capazes de intervir eficazmente na realidade, de propor projetos e alternativas de desenvolvimento que possam levar em consideração as diversas variáveis envolvidas, de produzir práticas de ensino emancipatórias, comprometidas com o desenvolvimento regional, responsáveis, éticas, conscientes dos impactos da ação do homem sobre a natureza e desta em relação à vida humana.Livro Acesso aberto (Open Access) Anais do II Encontro de História Antiga e Medieval do Pará: historiografia e ensino de história(Abaeté, 2019) BERLESI, Josué; http://lattes.cnpq.br/0468572924132582Este livro apresenta os anais do II Encontro de História Antiga e Medieval do Pará que é fruto do esforço coletivo de discentes e docentes que elegeram a antiguidade e o medievo como seus objetos de análise. A pesquisa das referidas temáticas é recente no estado do Pará de modo que a reunião dos pesquisadores a elas devotados visa dar subsídios para a análise crítica desses conteúdos enfatizando tanto a historiografia pertinente a esses temas bem como questões relacionadas ao ensino de tais temáticas em diferentes níveis de formação. Para além disso, o referido encontro é uma afirmação da possibilidade de se trabalhar com Antiguidade e Medievo a partir do contexto amazônico.Livro Acesso aberto (Open Access) Culturas, educação e memórias(Labour, 2021) DOMINGUES, Andrea Silva; PINTO, Benedita Celeste de Moraes; TEIXEIRA, Tatiane do Socorro Correa; GATICA, Mónica Graciela; http://lattes.cnpq.br/2400924000241808; http://lattes.cnpq.br/7489392738166786; http://lattes.cnpq.br/3961241114192066Livro Acesso aberto (Open Access) Diversidade em perspectiva(Campus Universitário do Tocantins - Cametá/UFPA, 2020) TRINDADE, Ronaldo; CALDAS, Carlos Amorim; http://lattes.cnpq.br/1843208853678207; http://lattes.cnpq.br/0956669284997521Este livro, dividido em dois volumes, apresenta no volume 1 questões diversas que extrapolam as movimentações políticas mais institucionais e escapam às abordagens mais tradicionais, fazendo emergir questões ainda pouco exploradas nos estudos de gênero e sexualidade. Diversidade em Perspectiva é uma tentativa deliberada de elaboração de um livro múltiplo, cuja tônica e a diferença. Nesse sentido, variam os temas abordados, variam os autores dos capítulos, variam suas cidades e instituições de origem, variam suas identidades raciais e de gênero, variam suas orientações sexuais. Nosso objetivo foi apresentar um panorama amplo dos assuntos que vem sendo investigados. Neste segundo volume, a exemplo do primeiro, pululam formulações teóricas queers, as perspectivas intersecionais e as análises políticas.Livro Acesso aberto (Open Access) Educação do campo na Amazônia: uma experiência(Universidade Federal do Pará, 2007) SILVA, Gilmar Pereira da; CANALI, Heloisa Helena Barbosa; RODRIGUES, Doriedson do Socorro; ARAÚJO, Maria de Nazaré Cunha deEste livro vem compartilhar com os leitores a práxis de implementar um projeto voltado para a educação do campo, apresentando seus objetivos, metas e propostas pedagógicas e metodológicas, relatos de experiências e depoimentos discentes.Livro Acesso aberto (Open Access) Educação e desenvolvimento regional: desafios e perspectivas(Campus Universitário do Tocantins - Cametá/UFPA, 2012) SEIBT, Cezar Luís; OLIVEIRA, José Pedro Garcia; RODRIGUES, Doriedson do SocorroO Livro Educação e desenvolvimento regional reúne uma coletânea textos que refletem as preocupações de especialistas que têm se dedicado a examinar as políticas e a gestão nos sistemas de ensino e as relações que se estabelecem nos espaços educacionais decorrentes de processos interativos e/ou formativos, visualizando-os como locus no qual se constroem possibilidades e limites para (re)construção de relações mais democráticas e coerentes às necessidades do alunado.Livro Acesso aberto (Open Access) Educação especial no campo: interculturalidade, inclusão e estudos surdos na Amazônia tocantina(Pedro & João, 2018) OLIVEIRA, Waldma Maíra Menezes de; SABOIA, Tiago Corrêa; SILVA, Cyntia França Cavalcante de Andrade; http://lattes.cnpq.br/9969566482712444; http://lattes.cnpq.br/4412152154460724; http://lattes.cnpq.br/2456671303673865Este livro apresenta trabalhos do IV Seminário de Educação dos Surdos na Amazônia Tocantina (SESAT), os artigos estão distribuídos em cinco grupos de trabalhos (GTs), sendo eles: 1) Estudos em educação, surdez e libras; 2) Educação inclusiva no campo; 3) Interculturalidade e surdez; 4) Mulheres, diversidade e inclusão no objeto da surdez e 5) Políticas públicas e inclusão socioeducacional em diversos níveis de ensino. A obra convida os leitores a refletir junto com os autores das problemáticas sobre a resistência surda, ribeirinha, do Norte e da Amazônia, contra as práticas excludentes, ouvintistas, normalizadoras e coloniais.Livro Acesso aberto (Open Access) Educação inclusiva no campo: movimentos sociais, práticas educativas e processos formativos(Pedro & João, 2019) OLIVEIRA, Waldma Maira Menezes de; SABOIA, Tiago Corrêa; http://lattes.cnpq.br/9969566482712444; http://lattes.cnpq.br/4412152154460724Este e-book apresenta uma coletânea de artigos produzidos pelos alunos da especialização em Educação Inclusiva no Campo do Tocantins/Cametá. A especialização foi ofertada no ano de 2018 e apresentava como objetivo discutir informações teórico-metodológicos que permitiram a reflexão e o aprofundamento sobre práticas inclusivas aos alunos com deficiência nas escolas do Campo da Região Tocantina.Livro Acesso aberto (Open Access) Educação pública em luta: resistência e contracondutas às políticas educacionais em tempo de exceção(Campus Universitário do Tocantins - Cametá/UFPA, 2021) SILVA, João Batista do Carmo; MENDES, Odete da Cruz; http://lattes.cnpq.br/5437954641195296; http://lattes.cnpq.br/3058470629162300; https://orcid.org/0000-0002-3170-4735; https://orcid.org/0000-0002-1475-3922Livro Acesso aberto (Open Access) Educação, ciência e desenvolvimento da Amazônia tocantina: diálogos científicos(Campus Universitário do Tocantins - Cametá/UFPA, 2012) OLIVEIRA, José Pedro Garcia; RODRIGUES, Doriedson do Socorro; SILVA, João Batista do Carmo; MENDES, Odete da CruzO presente livro objetiva prover a socialização das pesquisas e produções de professores- pesquisadores e estudantes das diversas áreas do conhecimento, no CUNTINS; e promover a indução de novas pesquisas acerca dos desafios e problemas da Amazônia Tocantina. Nesse sentido, os textos estão estruturados em três eixos que discorrem sobre o tema Educação, Ciência e Desenvolvimento da Amazônia Tocantina.Livro Acesso aberto (Open Access) Educação, identidade e conhecimento na Amazônia Tocantina: diálogos científicos(Campus Universitário do Tocantins - Cametá/UFPA, 2015) OLIVEIRA, José Pedro Garcia; RODRIGUES, Doriedson do Socorro; PRAZERES, Maria Sueli Corrêa dos; MENDES, Odete da CruzEsta publicação reúne, essencialmente, temas relacionados a educação, identidade e produção do conhecimento na Amazônia, com a permanente busca pela reflexão crítica de temas importantes para toda a Amazônia Tocantina.Livro Acesso aberto (Open Access) Egueam: Cametá, Amazônia, Brasil(Campus Universitário do Tocantins - Cametá/UFPA, 2017) PADINHA, Marcel RibeiroO EGUEAM em sua terceira edição, intitulado de Egueam-Cametá-Amazônia-Brasil buscou discutir questões pertinentes ao ensino de geografia (inclusive o ensino inclusivo de Geografia) e à formação de cidadãos conscientes de sua participação/ contribuição para os problemas de ensino e pesquisa na Amazônia brasileira, a partir do debate com importantes interlocutores das áreas da Geografia Urbana e do Ensino de Geografia, da Amazônia e do Brasil, tendo como referência, questões relacionadas às problemáticas do urbano e do ensino de geografia na região.Livro Acesso aberto (Open Access) Ensino médio integrado na Amazônia: entre o investido e o desinvestido(Campus Universitário do Tocantins - Cametá/UFPA, 2020) RODRIGUES, Doriedson S.; SILVA, João Batista do Carmo; SILVA, Kariny de Cássia Ramos da; ARAUJO, Ronaldo Marcos de LimaEste livro resulta da unidade teórico-metodológico e temática de pesquisas sobre o Ensino Médio Integrado no contexto amazônico brasileiro, buscando-se expor avanços e dificuldades de implementação dessa perspectiva formativa, em contraposição ao debate atual sobre as reformas no Ensino Médio que negam a possibilidade integrada, intensificando a fragmentação da formação humana para a classe trabalhadora, constituindo-se os textos aqui presentes em socialização de práticas de ensino, avaliação e organização curricular no contexto do Ensino Médio, com foco, pois, na perspectiva integrada.Livro Acesso aberto (Open Access) Experiências interdisciplinares na formação de professores em contexto pandêmico(Campus Universitário do Tocantins - Cametá/UFPA, 2022) SILVA, João Batista do Carmo; LOPES, Jorge Domingues; http://lattes.cnpq.br/5437954641195296; http://lattes.cnpq.br/5788146269243089; https://orcid.org/0000-0002-3170-4735; https://orcid.org/0000-0003-2211-8029Este livro socializa os trabalhos desenvolvidos por meio dos Projetos de Ensino realizados pelo Campus de Cametá em diversas escolas de Educação Básica do município de Cametá e também no próprio Campus Universitário. Esses projetos são desenvolvidos por professores e professoras, alunos e alunas de faculdades que fazem parte do Campus da UFPA, sediado na cidade de Cametá (PA), interior da região amazônica, e que se dedica à formação docente, por meio de diversos cursos de licenciatura.Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Inovação educacional: o fenômeno da transmídia na vida escolar dos jovens de Breves-PA, Ilha do Marajó(2020) BORGES, Valéria de Oliveira Pena; PEREIRA, Bruno Diego FernandesThis paper intends to expose the concept and occurrence of a communicational and technological phenomenon that is increasingly applied in society, especially in the educational area. Such a phenomenon is called transmedia. Through the exploratory research method with students from Breves, Marajó Island (Pará countryside), we noticed the presence and importance of transmedia in school daily life, especially during the moments of research and exposure of the contents.Livro Acesso aberto (Open Access) Letras de primeira viagem: crônicas(Campus Universitário do Tocantins - Cametá/UFPA, 2016) FREITAS, Amanda Ingrid NogueiraEste livro reúne textos escritos por estudantes do Curso de Graduação em Letras do Campus Universitário do Tocantins/ Cametá (Turma de 2014), durante o período em que ministrei para eles a disciplina Compreensão e Produção Escrita em Português. Esses alunos aceitaram o desafio de transcender os limites da disciplina e fixar no papel textos que eles escreveram como ensaios do gênero literário crônica. Caminho de incertezas, de avanços e recuos por trilhas novas, desvelando direções do ser, humano ou não. Aliás, esses jovens escritores, escrevendo sob diferentes perspectivas, iniciaram diferentes jornadas que os levaram a lugares tão diversos, mas todos interessantes, convidando-nos a continuar com eles o caminho das letras de suas primeiras viagens.Livro Acesso aberto (Open Access) Linguagem e educação na Amazônia: faces e interfaces de pesquisas(Campus Universitário do Tocantins - Cametá/UFPA, 2010) SILVA, Gilmar Pereira da; RODRIGUES, Doriedson do SocorroA presente publicação permite aos estudiosos de diferentes áreas uma compreensão do funcionamento do sistema de ensino formal e informal, da formação docente, do uso e desuso da linguagem na escola, nos meios de comunicação de massa, nas manifestações culturais, religiosas e políticas.