Folhetos - PPGCIMES/NITAE
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Folhetos - PPGCIMES/NITAE por Título
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Folheto Acesso aberto (Open Access) Almada Negreiros(Editora Universitária da Assessoria de Educação a Distância - EditAedi, 2020) NERI JÚNIOR, Edilson dos Passos; VAZ, Cristina Lúcia DiasEsta obra é um produto oriundo da dissertação de Mestrado “Atos e Lugares de Aprendizagem Criativa em Matemática”, que investigou experiências e vivências interdisciplinares em lugares de aprendizagem que potencializam o aprender criativo a autônomo. Apresentaremos a seguir um breve diálogo entre a relação da Matemática com a Arte. Nosso objetivo é conduzir o(a) leitor(a) pelo caminho que nos levou a investigar com mais detalhes o grande artista português Almada Negreiros e como ele utilizou a Matemática como linguagem para expressar sua Arte. No final desta publicação apresentamos uma breve curadoria de vídeos, sites e artigos sobre Almada Negreiros. Este material complementar permitirá que o(a) leitor(a) perceba as nuances do fazer criativo do artista, em um mergulho pelo imenso oceano da Matemática e Arte.Folheto Acesso aberto (Open Access) Autocuidado: ações de promoção à saúde(2022) SOUZA, Ana Carolina Aleixo deFolheto Acesso aberto (Open Access) Guia de impressão 3D(Editora Universitária da Assessoria de Educação a Distância - EditAedi, 2020) NERI JÚNIOR, Edilson dos Passos; VAZ, Cristina Lúcia DiasEste Guia é um produto oriundo da dissertação de mestrado “Atos e Lugares de Aprendizagem Criativa em Matemática”, que investigou experiências e vivências interdisciplinares em lugares de aprendizagem que potencializam o aprender criativo a autônomo. Apresentaremos neste guia um breve percurso que conduzirá ao mundo da Impressão 3D e suas possibilidades, em especial na educação. Em cada seção, indicamos alguns conteúdos extras, através de sites, vídeos e aplicativos, que serão importantes para que você conheça mais detalhes sobre cada etapa da impressão 3D. No final do guia, indicamos a você alguns outros materiais que nos ajudaram a compreender melhor e vivenciar o mundo maker dentro da sala de aula.Folheto Acesso aberto (Open Access) Ousadas: uma experiência com a ABPj(Editora Universitária da Assessoria de Educação a Distância - EditAedi, 2020) VASCONCELOS, Andreza Jackson de; ROCHA, Helena do Socorro Campos da; ALBUQUERQUE, Luciana Pereira; RODRIGUES, Rosa Maria Siqueira de CarvalhoAs OuSADAs – uma experiência com a ABPj é um Diário de Bordo no formato de História em Quadrinhos Digital (HQD), que narra de maneira criativa os principais acontecimentos no decorrer do desenvolvimento do subprojeto “OuSADAs em: a busca por inovação no Projeto Metodologias de Aprendizagem Ativa do PCNA para o Curso de Engenharia Civil da UFPA”. A HQD é um produto da experiência com a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj) vivenciada por quatro discentes durante a disciplina “Métodos e Técnicas Inovadoras de Ensino e Aprendizagem” do Mestrado Profissional em Ensino do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da Universidade Federal do Pará (UFPA). A HQD é dividida em três episódios, cada um contempla uma etapa do subprojeto. O 1° episódio nomeado de “A Descoberta” narra o percurso inicial das mestrandas em busca de projetos inovadores na UFPA, e como foram levadas até o Projeto PET Medicina e Enfermagem do Instituto de Ciências Biológicas (ICB-UFPA). O 2° episódio intitulado “A Reviralvolta” apresenta a continuidade da aventura vivenciada pelas OuSADAs, bem como as dificuldades que estas encontraram ao se verem impossibilitadas de continuar a sua pesquisa junto ao PET Medicina e Enfermagem, devido alguns contratempos. Diante deste desafio, elas precisaram recomeçar a caminhada do zero, o que ocasionou uma verdadeira reviravolta em todo o percurso até ali traçado. Tal esforço teve recompensa quando as mestrandas localizaram o Programa de Cursos de Nivelamento da Aprendizagem (PCNA). O 3° episódio “O encontro com a inovação?” narra a conclusão da aventura vivenciada pelas OuSADAs e tudo que elas experimentaram no ITEC ao analisarem o Projeto Metodologias de Aprendizagem Ativa do PCNA para o Curso de Engenharia Civil da UFPA e os significativos benefícios deste para os discentes, monitores e docentes envolvidos.