Livros - EMUFPA
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Livro Acesso aberto (Open Access) A não conclusão no curso técnico de piano: um estudo realizado na Escola de Música da Universidade Federal do Pará(Universidade Federal do Pará, 2024) QUEIROZ, Rômulo Mota deEste livro consiste em um estudo no âmbito de uma escola técnico-profissional em música, especificamente, o Curso Técnico de Piano da Escola de Música da Universidade Federal do Pará, sediada na cidade de Belém. O estudo tem por intuito investigar por que uma parcela significativa de alunos não concluiu o Curso Técnico de piano no período previsto. Ou seja, quais fatores incidiam na não conclusão de curso dos alunos escolhidos. Para tanto, optou-se pela construção de um campo teórico-metodológico que congregasse a análise dos documentos educacionais e dos discursos dos principais sujeitos envolvidos no fenômeno pesquisado: alunos e professores. Cinco alunos e seus respectivos professores foram entrevistados. A análise documental foi importante para se conhecerem as estruturas do curso e aspectos de sua cultura escolar, influentes sobre as decisões de alunos quanto à permanência no curso. Os discursos de alunos e professores foram analisados e apresentados segundo as ferramentas metodológicas da história oral, especificamente da história oral temática, em diálogo com as informações obtidas na análise documental. No processo de análise das informações coletadas, as contribuições de autores das áreas de Educação, Educação musical, Sociologia, Sociopsicologia da Música e Etnomusicologia foram fundamentais. Os resultados obtidos a partir dos relatos da trajetória de vida dos alunos e professores revelam que a não conclusão de curso está imbricada com o modelo de ensino escolar, suas valorações e resistência às leis da educação profissional e às perspectivas de seus alunos, além de outros fatores diretamente relacionados às particularidades da trajetória de cada aluno.Livro Acesso aberto (Open Access) Caderno de resumos e anais do 49º ENARTE: Encontro de Artes de Belém(Editora da Escola de Música da UFPA, 2023) QUEIROZ, Rômulo Mota de; http://lattes.cnpq.br/5347276155545809Livro Acesso aberto (Open Access) 24 prelúdios op. 28 de Frédéric Chopin: estudo sobre a interpretação da obra(Editora da Escola de Música da UFPA, 2023) AFFONSO, Gabriella de MattosLivro Acesso aberto (Open Access) Atas do II Encontro Brasileiro de Documentação Musical e Musicologias(Editora da Escola de Música da UFPA, 2022) DUARTE, Fernando Lacerda Simões; http://lattes.cnpq.br/4412726528039535; https://orcid.org/0000-0001-7506-5413Livro Acesso aberto (Open Access) [Caderno de resumo e anais do] 48º ENARTE: Encontro de Artes de Belém(Editora da Escola de Música da UFPA, 2022) DONZA, Cibelle Jemima Almeida; http://lattes.cnpq.br/3767757955617874Livro Acesso aberto (Open Access) Atas do 1º Encontro Brasileiro de Documentação Musical e Musicologias(Editora da Escola de Música da UFPA, 2021) DUARTE, Fernando Lacerda Simões; http://lattes.cnpq.br/4412726528039535; https://orcid.org/0000-0001-7506-5413As Atas do evento trazem trabalhos completos, resumos simples e expandidos referentes aos trabalhos apresentados no 1° Encontro Brasileiro de Documentação Musical e Musicologias. As palestras foram registradas também no canal do DoMus – Laboratório de Documentação Musical da UFPA no Youtube, cujo endereço se encontra no expediente desta publicação.Livro Acesso aberto (Open Access) Caderno de resumos e anais do 47° Encontro de Artes de Belém(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2020) DUARTE, Fernando Lacerda Simões; BRANDÃO, Cristian de Paula; http://lattes.cnpq.br/4412726528039535; http://lattes.cnpq.br/7781533749245793; https://orcid.org/0000-0001-7506-5413; https://orcid.org/0000-0001-9480-5974Este livro apresenta os resultados oriundos de projetos baseados em edição e transcrição musical voltados, mormente, à Amazônia, seus ritmos e seus músicos, de maneira ainda mais particular, à música produzida e praticada no estado do Pará. Pesquisas e atividades de extensão voltadas às práticas musicais coletivas e grupos instrumentais também integram os anais e caderno de resumos – o Sarauparauara, voltado à música do Pará, grupos de instrumentos de cordas friccionadas e de flautas –, assim como estudos voltados aos instrumentos musicais, seus usos e histórias, sejam eles de teclados ou de sopros, das famílias das madeiras e metais: pianos históricos e seu impacto na construção da performance, a história da clarineta no Pará, o uso do trompete em um repertório musical contemporâneo e projetos voltados aos instrumentos graves de sopro de metal exemplificam a diversidade timbrística e de abordagens do universo explorado. A relação entre música e religião também é revelada nos âmbitos do catolicismo romano e da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, além de um projeto abrangente que tem por objetivo o mapeamento de acervos e estudo de fontes referentes à atividade musical em diferentes segmentos religiosos. Finalmente, distintos fazeres musicais relacionados à inserção profissional de discentes dos cursos técnicos, mas também à difusão cultural por meio de recitais.